Cáceres e Região

Forças armadas vão realizar “operação de guerra” para combater mosquito transmissor da dengue em Cáceres

Published

on

 

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

Soldados do Exército, Marinha e Corpo de Bombeiros, estarão se unindo, em uma força tarefa, com agentes de saúde, ligados a Vigilância Sanitária, para combater o elevado índice de infestação predial do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e febre amarela, em Cáceres.

A verdadeira operação de guerra foi proposta, na tarde desta sexta-feira (19/04) pelo comandante da Agência Fluvial (Marinha do Brasil) em Cáceres, capitão- tenente Magno Luís de Moura, em reunião no gabinete da prefeita, Eliene Liberato Dias, para traçar metas de combate ao mosquito da dengue.

“A situação é muito séria. Temos que montar uma estratégia de guerra. Podemos contribuir como agentes de segurança, mapeando a cidade e visitando as casas” propôs o oficial.

A participação de representantes das forças de segurança – Exército, Marinha e Bombeiros – e outras entidades na reunião, partiu da prefeita, após os últimos levantamentos apresentados pela Vigilância Sanitária constatarem o aumento considerável no índice de infestação predial do mosquito nos bairros.

Leia mais:   Câmara de Cáceres aprova jornada de 30 horas para Assistentes Sociais

Embora não existe nenhum óbito, enquanto o índice de infestação predial, aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 1%, em Cáceres, existem bairros com até 28% de infestação. “Aumentou consideravelmente o índice de infestação nos bairros, A cenário é de alto risco” alertou a prefeita.

Por sugestão do representante do Comando de Fronteira Jauru/ 66º BIMtz, capitão Heitor Cordeiro Milagres, técnicos em saúde, integrantes do Comitê de Emergência de Combate à Dengue (Criado através de decreto pela prefeita), estarão, na próxima semana, treinando soldados do Exército para a tarefa.

Marinheiros também estarão sendo capacitados para a missão, enquanto que soldados do Corpo de Bombeiros, estarão utilizando drones para localizar quintais de casas fechadas que dificultam o trabalho durante mutirão de limpeza.

“A tecnologia estará do nosso lado, com drones vamos detectar quintas das casas fechadas, se existem criadouros de mosquitos, como piscinas, sujeiras, entre outros” afirmou o representante da 2ª Companhia de Corpo de Bombeiros, tenente Amaurício da Cunha Souza.

Leia mais:   Deputada Amália Barros morre aos 39 anos em São Paulo

Outras ações

Durante a reunião a prefeita Eliene Liberato anunciou a reabertura do Centro de Especialidade do Município (CEM), antiga UPA, para atender especificamente pacientes com sintomas de dengue. O trabalho terá início a partir da noite desta sexta-feira, com uma equipe médica especializada.

Para a próxima semana foi definida a realização de mutirões de limpeza nos bairros. A começar em locais onde há maior índice de infestação do mosquito, como o Vila Nova e Cidade Nova, onde o índice, conforme a Vigilância Sanitária é de 28% de infestação.

Outra proposta apresentada foi a realização de uma campanha, com a participação do comércio local, com a distribuições de prêmios para as casas que mantiveram os locais livres de criadouros do mosquito da dengue. Além de representantes da prefeitura, Câmara e força de segurança, participaram da reunião representantes de várias entidades.

 

 

 

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Alerta para seca severa no Pantanal

Published

on

Rio Paraguai – Foto por: Arquivo/Secom-MT

 

O nível do Rio Paraguai desce de maneira preocupante. Ontem, em Brasília (DF), a Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) publicou no Diário Oficial da União a Resolução que admite a escassez severa na Bacia do Rio Paraguai, principal formador da Planície Pantaneira.

De acordo com as previsões da ANA, toda a região abrangida pelo Pantanal mato-grossense, incluindo desde Cáceres, onde inicia a maior planície alagada do mundo, até o outro extremo em Porto Murtinho, no estado do Mato Grosso do Sul, banhando a cidade de Corumbá, Ladário, Bela Vista no mesmo estado, deverá registrar índices de seca só ocorridos em 1964, ou seja, semelhantes há seis décadas.

A resolução tem vigência até o final de outubro deste corrente ano. Conforme estudos de pesquisadores ambientais, as chuvas no último verão não foram suficientes para abastecer os principais rios que desaguam suas águas no Rio Paraguai, são eles Sepotuba, que nasce em Tangará da Serra; Cabaçal, que brota em Reserva do Cabaçal; e o Jauru, que flui desde o município com o mesmo nome. Em comum, os três rios decorrem da Serra dos Parecis, que divide as duas bacias hidrográficas Amazonas e do Prata em Mato Grosso.

Leia mais:   Cirurgias de alta complexidade - Estado promete instalar Centro de Hemodinâmica e Microscópico Cirúrgico em Cáceres

Entre os pecuaristas criadores de gado, que representam a base econômica dessa região, a preocupação é relacionada à alimentação do numeroso rebanho bovino, tanto Cáceres (MT) quanto Corumbá (MS) lideram o ranking de produção bovina entre os cinco municípios maiores do país. Com a estiagem prolongada, haverá escassez das pastagens.

 

Por João Arruda | Cáceres

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Cuiabá e Cáceres têm menor temperatura no ano

Published

on

Cuiabá teve acentuada queda da temperatura provocada pela chegada do ar frio de origem polar. Hoje a madrugada foi a mais fria do ano, até agora, com temperatura mínima de 18,4°C, informa o Instituto Clima Tempo. O recorde anterior era de 20,6°C, em 28 de janeiro. O ar frio de origem polar também derrubou a temperatura em várias capitais que registraram, hoje, as menores temperaturas.

Em Cuiabá, a máxima hoje não deve passar de 27º. Nesta quinta, a mínima prevista é de 22º e a máxima de 36º, domingo a mínima deve ir a 2º, máxima deve ser de 30º e, na segunda-feira, a mínima, de madrugada, ficará em 19º.

Cáceres (230 km de Cuiabá) na região Oeste, teve uma das menores temperaturas do Estado, esta madrugada, 15º. Amanhã a mínima deve ser 21º, no domingo 19º com máxima de 30º. Em Juína, na região Noroeste, Só Notícias apurou junto ao Clima Tempo que a mínima hoje de madrugada foi 16º. Na sexta-feira, a mínima prevista é 23º e máxima 33º. Na quinta-feira que vem deve fazer 19º.

Leia mais:   Com encerramento do cadastramento eleitoral no dia 8, Cáceres ganhou 1.613 novos eleitores

Em Barra do Garças, na região Araguaia, a temperatura também baixou, a mínima prevista para amanhã e sábado é de 20º, na segunda 19º e máxima 33º.

Em Sinop e Sorriso, a mínima hoje de madrugada foi 19º a máxima vai ser 30º e não chove. Neta quinta-feira, a mínima é de 20º, no sábado 20º e a máxima 34º. Na próxima terça-feira, o Clima Tempo está prevendo temperatura mínima de 18º e na quinta-feira (23º) mínima de 19º e máxima de 33º.

Nova Mutum teve mínima de 18º esta madrugada. No sábado é previsto 19º e máxima de 33º assim como na próxima terça-feira (21). Guarantã do Norte deve ter 21º de mínima amanhã e máxima de 35º. No sábado, 20º e máxima de 34º.

 

Por: Só Notícias

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana