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Seciteci forma 66 alunos de cursos técnicos em Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Administração

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A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou, nesta quarta-feira (17.04), a formatura dos alunos dos cursos técnicos de capacitação e qualificação profissional. A cerimônia ocorreu às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. 

No total, se formaram 66 alunos, sendo 27 do curso de técnico em Administração, 19 em Recursos Humanos e 20 em Segurança do Trabalho. A formação é oferecida pela Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cuiabá, que tem por finalidade preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho.

“Durante o período de formação pude conhecer muitas pessoas que, assim como eu, estão em busca do mesmo: reconhecimento e novas oportunidades”, disse Benedito Anunciação, de 39 anos, um dos formandos do curso Técnico em Segurança do Trabalho.

O diretor da instituição, Maurício Dias,  celebrou o trabalho desenvolvido pela escola técnica, destacando a importância das formações para o mercado de trabalho no Estado de Mato Grosso.

“São turmas que iniciaram em 2022 e agora estão com uma grande perspectiva de crescimento profissional. E cabe a nós, responsáveis por oportunizar essas formações, continuar a colocar cada vez mais profissionais qualificados no mercado de trabalho”, pontuou.
 

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A solenidade de colação de grau contou com a presença de familiares, professores, além de autoridades como o Secretário Adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Alencar Brescancim, e o Superintendente de Educação Profissional e Tecnológica, Endrigo Antunes.

ETEc Cuiabá

A Escola Técnica Estadual de Cuiabá possui atualmente 11 cursos técnicos para atender os anseios e demandas da região. Os cursos técnicos estão em um nível entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, que tem por finalidade preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho. Para isso, os cursos são formatados visando à aplicação de conhecimentos teóricos e práticos. 

O mercado de trabalho é o foco e, portanto, é adequado para pessoas que estão buscando qualificação profissional ou requalificação. Não há uma idade mínima, contudo é necessário que o candidato tenha concluído o ensino fundamental.

Fonte: Governo MT – MT

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Concurso da Saúde: FGV divulga gabarito definitivo e resultado preliminar

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A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou, na tarde desta quinta-feira (16.05), o gabarito definitivo e o resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). As informações oficiais podem ser acessadas neste link.

Conforme o cronograma disponibilizado no site da FGV, a interposição de recursos contra o resultado preliminar da prova objetiva poderá ser feita nos dias 17 e 20 de maio.

Já no dia 03 de junho será publicado o resultado definitivo da prova objetiva e a resposta aos recursos interpostos contra o resultado preliminar. O cronograma atualizado pode ser acessado no site da FGV.

“Estamos nas etapas finais de um concurso que foi muito aguardado em Mato Grosso, afinal, a SES-MT não realizava um concurso há mais de 20 anos. Orientamos que todos os candidatos fiquem atentos ao cronograma oficial divulgado pela FGV, instituição que realiza o concurso. A nossa torcida é para que, muito em breve, tenhamos novos profissionais compondo as equipes da Secretaria”, disse o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

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O concurso da SES-MT registrou o total de 33 mil inscrições. A prova objetiva foi realizada em cinco polos de Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop e Rondonópolis.

Ao todo foram disponibilizadas 406 vagas para cadastro de reserva em cargos de profissional técnico de nível médio em Serviços de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e de profissional técnico de nível superior em Serviços de Saúde do SUS para atuarem nas unidades da SES.

Fonte: Governo MT – MT

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Plataforma lança programa em MT para financiar projetos inovadores de preservação ambiental

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A Plataforma Jornada Amazônia, iniciativa da Fundação CERTI e que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Seciteci), lançará nesta sexta-feira (17.05), às 16h, uma nova rodada do Programa Sinapse da Bioeconomia, no Parque Tecnológico Mato Grosso.

O programa irá financiar projetos inovadores que auxiliem na preservação da floresta em todos os estados da Amazônia Legal, com a liberação de até R$ 60 mil para cada iniciativa.

Nesta edição, serão investidos até R$ 4,2 milhões no ecossistema de inovação amazônico, que serão destinados para até 70 projetos. Serão admitidos projetos em diversos segmentos, como Alimentos e Bebidas, Cosméticos e cadeias de insumos, Fármacos e Fitofármacos, Química verde, Tecnologias transversais, Florestas e Sistemas agroflorestais, Energia Sustentável, entre outros.

  • Clique AQUI para fazer a inscrição e saber mais sobre o programa

A primeira edição do Sinapse Bio aconteceu em 2023 e selecionou 71 projetos de 14 estados do país, com destaque para os segmentos de Alimentos e Bebidas, Agronegócios, Florestal, Cosméticos, e Pesca e Aquicultura.

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Podem se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos, microempresas (ME) ou empresas de pequeno porte (EPP) estabelecidas e registradas até 24 meses antes do lançamento do edital. As soluções devem apresentar potencial para contribuir positivamente com a bioeconomia da região amazônica e para a competitividade da floresta em pé, utilizando de forma sustentável produtos da biodiversidade amazônica.

Também podem participar soluções que recuperem solos e/ou desenvolvam serviços e tecnologias para a nova economia regenerativa, além de ideias ou negócios inovadores e escaláveis com potencial de impacto positivo para a bioeconomia de base florestal.

O programa abrange todo o território nacional, destinando pelo menos 80% das vagas para empreendedores residentes nos municípios da Amazônia Legal.

Entenda

Na primeira fase, que segue até o dia 31 de maio, os empreendedores devem inscrever sua ideia inovadora, apresentando a solução, seu diferencial inovador e contexto socioambiental, com dados da equipe e envio de um pitch de até três minutos. Os aprovados para a segunda fase devem detalhar a proposta, apresentando a viabilidade financeira e desenvolvimento do negócio, cronograma financeiro e um novo pitch, além de um plano de aplicação dos recursos financeiros a serem recebidos.

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A terceira fase compreende uma entrevista, na qual o proponente detalha a proposta submetida na fase anterior para a equipe do programa. Durante as três fases de seleção, a Plataforma Jornada Amazônia oferece capacitações gratuitas online para os candidatos a fim de aprimorar suas ideias e projetos.

Por fim, no dia 13 de setembro, será divulgado o resultado da seleção e os projetos vencedores entram na etapa de pré-incubação, um período de seis meses no qual irão receber mais um conjunto de capacitações online, participarão de workshops presenciais e online, e terão suporte para desenvolver seu negócio com os recursos recebidos. Além disso, terão a oportunidade de apresentar suas soluções em uma Feira de Negócios para potenciais clientes, investidores e parceiros.

Fonte: Governo MT – MT

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