conecte-se conosco


Mato Grosso

Voluntários que visitarão hospitais de Cuiabá recebem capacitação

Publicado

A rede de voluntários de Doutores do Riso e Doadores da Alegria, projeto da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) que visa levar alegria aos pacientes que enfrentam algum tratamento ou procedimento médico nos hospitais de Cuiabá, participaram de uma capacitação para entender o funcionamento de um ambiente hospitalar. O curso foi realizado entre os dias 11 e 14 de novembro e reuniu 80 interessados. O projeto, a princípio, será realizado nos hospitais Estadual Santa Casa e Júlio Muller, em Cuiabá, mas a intenção é que seja ampliado para outras unidades do Estado. 

“A iniciativa pode contribuir para o desenvolvimento dos pacientes durante os tratamentos. Já está cientificamente comprovado que este trabalho de palhaços em hospitais traz benefícios aos pacientes”, explicou o responsável pelo projeto, André D´Lucca. “A primeira-dama me convidou para fazer o trabalho junto a secretária Rosamaria Carvalho, na Setasc.  A intenção é ajudar as pessoas a voltarem a sonhar. Eu já tinha esse projeto para palhaços em hospitais e hoje estou concluindo junto ao governo de Estado”, declarou.

Leia mais:   Polícia Civil registra aumento de 31% em cumprimento de mandados de prisões

O casal Carlos Frederico Alves de Souza e Danila de Souza já são voluntários em ações sociais parecidas há alguns anos. Em busca do aprimoramento, participaram do curso. “Nós já mensuramos dentro dos hospitais que visitamos como é o dia dessas pessoas quando os palhaços realizam as visitas. Percebemos que, com a presença deles, as reações aos remédios tinham mais efeitos. Então buscamos fazer esse curso para aprimorarmos o nosso conhecimento e levar a alegria para todos”, comentou Danilla.

Durante os quatros dias os voluntários que passaram pelo curso receberam orientações e dicas sobre atuações no formato de palhaços, além de aprenderem com profissionais da área de saúde cuidados sobre a abordagem nos hospitais e esclarecem dúvidas.

A capacitação contou com profissionais experientes que levaram informação pertinente a area médica. A enfermeira Poliana Anelize Weisheimer, que participou da capacitação, levou para os alunos conhecimentos e orientações sobre os cuidados durante as visitas hospitalares. “A intenção foi trazer informações sobre a higienização das mãos, dos objetos que podem levar para o hospital, tipo de material aconselhado, como higienizar depois. Além de aconselhar a não entregar os objetos como brinquedos para as crianças, para evitar contaminação”, explicou.

Leia mais:   Número de atendimentos representa confiança das vítimas em buscar auxílio

Outra profissional que fez parte do curso foi a fisioterapeuta, Francielle Fialkoski Molina, que atua na área há nove anos. “Enquanto fisioterapeuta vejo que o curso busca a preparação dos voluntários com intuito de levar esperança e resgatar a autoestima das pessoas que estão hospitalizadas e transformar vidas”, disse. Participaram também da ação o médico nuclear William Guarnieri, que é professor e atua no Hospital Julio Muller, e a professora da UFMT e farmaceutica, Ziliani da Silva Buss.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Economia agrícola de Mato Grosso cresce e volta a ser a maior do país

Publicado

Mato Grosso é destaque nacional e internacional na agropecuária e, em 2019, assume novamente o primeiro lugar no Valor Bruto da Produção (VBP) superando o Estado de São Paulo.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Estado arrecadou 30% a mais que São Paulo – o VBP mato-grossense foi de R$ 101,8 bilhões, enquanto o segundo arrecadou R$ 78,1 bilhões.

O VBP é a soma de tudo o que foi arrecadado com a produção no Estado. Em Mato Grosso, o destaque é para a soja, com 46,19% da composição do VPB, seguido do algodão (33%) e do milho (16,12%).

“Mato Grosso se destaca principalmente porque a agropecuária é a aptidão do Estado. Há anos, o setor vem se organizando e usando a tecnologia e modelos de gestão a seu favor. O Governo do Estado colabora buscando desburocratizar, modernizar e trabalhar as demandas do setor, como infraestrutura e conectividade”, afirma Walter Valverde, secretário adjunto de Investimentos e Agronegócio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O Estado havia perdido posições nos últimos dois anos. De acordo com Sérgio Leal, coordenador do Observatório do Desenvolvimento da Sedec, os preços externos foram responsáveis por esta oscilação. “Nossos produtos são quase todos vendidos em dólar. Então, se cai o dólar, o VBP também diminui”, explica.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Saúde realizou 1,5 mil contratações após processos seletivos
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Militar flagra suspeitos com 29 exemplares de pescado irregular

Publicado

Policiais militares de Poconé (a 104 km de Cuiabá) apreenderam na madrugada desta sexta-feira (17.01) 29 exemplares de peixes de espécies variadas. Três suspeitos serão investigados por pesca predatória.

Os policiais estavam em ronda no município e avistaram um Fiat Uno branco em alta velocidade. Durante a perseguição, o motorista perdeu o controle da direção em uma curva e bateu o veículo contra uma árvore.

Três homens estavam dentro do veículo e foram encaminhados a uma unidade de saúde. Posteriormente, os suspeitos foram encaminhados ao Pronto-Socorro de Várzea Grande, devido a gravidade dos ferimentos.

Dentro do carro os policiais encontraram 10 pintados, 11 jaús, três cacharas e cinco pacus, todos sem cabeça.

O motorista não tinha habilitação e nem documentos do veículo.

Serviço 

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Governo abre pregão eletrônico para serviços de georreferenciamento
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana