conecte-se conosco


Cáceres e Região

Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda recebem exposição Olhares Ocultos, paisagens perceptíveis

Publicado

Chegando na reta final, a exposição Olhares ocultos, paisagens perceptíveis, desembarca em Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade nesta semana. O Fotógrafo Henrique Santian,  já passou pelo Parque Indígena do Xingu, Santiago do Norte, Chapada dos Guimarães e Juína. A exposição que reúne imagens do acervo de Santian, apresenta ao público os biomas de Mato Grosso, e também as alterações que ocorrem nestes cenários.
 No dia 08 de novembro, o Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT), Campus Pontes e Lacerda, recebe a exposição. A parceria aconteceu a partir de uma conversa do fotógrafo com o professor Claudio Dias, que viu as informações sobre a exposição nas redes sociais. Em Vila Bela, a partir de  9 de novembro, o Palácio dos capitães generais de Mato Grosso, também abre as portas para que os moradores da região possam conhecer as 20 imagens selecionadas para a Mostra. A flexibilidade da montagem em diferentes locais ao mesmo tempo, se dá pela dinâmica proposta pelo projeto ao edital: Cada localidade visitada, receberá a doação das imagens expostas, constituindo assim, um acervo particular que poderá ser consultado e visitado nos próximos anos.  
Para cada localidade por onde passou, uma nova experiência. Em Chapada dos Guimarães, a exposição foi montada ao ar livre, tendo na sua abertura o grupo CAMERATA JAZZ, tocando um repertório dos clássicos americanos do jazz e uma seleção brasileira de bossa nova e samba jazz. Na localidade, os transeuntes puderam contemplar o som e as imagens que estavam disponíveis aos que circulavam pelo espaço.Em Juína, participou do Juruena Vivo, um evento que valoriza o meio ambiente, em especial a importância das águas para a humanidade, além da exposição, Santian ofereceu a oficina fotográfica, que reuniu um expressivo número de jovens indígenas, o que democratiza o acesso as artes e a produção fotográfica. 
 A Mostra fotográfica Olhares Ocultos, Paisagens Perceptíveis, do fotógrafo documentarista Henrique Santian foi contemplada pelo Edital Circula MT (2016) do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura. É composta por 20 imagens e traz as diferentes características dos biomas do estado de Mato Grosso, em especial o Cerrado, Amazônia, Araguaia e Pantanal. Ao fazer o registro fotográfico de ambientes naturais e em transformação, o fotógrafo traz como identidade em seu trabalho um olhar documental artístico, em questão propõe criar uma reflexão pelo antagonismo das imagens paralelamente apresentadas. O texto de apresentação da exposição é de Serafim Bertoloto e vale a pena ser lido no catálogo da exposição. O público, além de usufruir de momentos hedônicos, pela beleza das paisagens retratadas, poderá ultrapassar os momentos contemplativos em uma imersão de apelo ecológico pela preservação e conservação dos ecossistemas.

Informações:

Leia mais:   Cadela da PM encontra 23 quilos de droga dentro de veículo em Conquista D´Oeste

be.net/santian | 065 999282309 Henrique Santian

Agenda de circulação da mostra:

Pontes e Lacerda 8 de novembro 2018

Local: IFMT Campus Pontes e Lacerda funcionamento das 08h as 21:30, endereço: Entrada do matão s/n bairro morada da serra.

Vila Bela da Santissima Trindade 9 de novembro 2018

Local: Palácio dos capitães generais de Mato Grosso ( secretaria municipal de cultura de vila bela ) Funcionamento: das 7:30 as 11:30 e 13:30 as 17:30, endereço: travessa do Palacio s/n

Cuiabá 8 de dezembro de 2018 Local: Museu Casa Dom Aquino Funcionamento: das 08:00 às 11:00, e 14:00 às 17:00, endereço: Avenida Beira Rio, nº 200

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Comissão de Educação, desporto,Cultura e Turismo convoca para Audiência publica nesta sexta feira

Publicado

A Comissão de Educação, Desportos, Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Cáceres tem a honra de convidar a população para uma audiência pública, com o intuito de contextualizar sobre os seguintes processos dos Projetos de Lei:

– Projeto de Lei nº 04 de 11/02/2019 – “Institui o Conselho de Turismo alterando a Lei Municipal sob o nº 1.250”;

– Projeto de Lei nº 25 de 18/03/2018 – “Preservação e Manutenção Procedimental para a Realização de Intervenções e Bens Edificados e Tombados nas Áreas de Entornos no Município de Cáceres”;

– Projeto de Lei nº 03 de 11/02/2019 – “Criação do Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR, revogando Lei anterior de 1994”.

A audiência será realizada no dia 22/03/2019 (sexta-feira) a partir das 18h na Câmara Municipal de Cáceres, localizada na Rua Coronel José Dulce s/nº. A Comissão afirma que a audiência é o momento ideal para o aperfeiçoamento da legislação em gênese, com a participação do público, de modo a torná-la efetiva e aplicável.

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa
Comentários Facebook
Leia mais:   Grupo Juba é parceiro da educação no projeto de climatização das escolas municipais
Continue lendo

Cáceres e Região

Grupo Juba é parceiro da educação no projeto de climatização das escolas municipais

Publicado

O Grupo Juba, composto por empresas de responsabilidade social, de forma voluntária, adota posturas, comportamentos e ações que promovem  de alguma  forma o  bem-estar dos seus colaboradores, fornecedores, clientes e comunidades onde se instala.

Em Cáceres diversos projetos, programas e ações têm  aproximado cada vez mais o Juba da população da cidade. A  última foi o engajamento do Juba Supermercados e do Atacado Pantanal na campanha promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, e realização do Rotary Club, que visa  através de um Festival de Prêmios, climatizar as escolas da Rede Municipal.

O diretor financeiro do Grupo Juba, Marcelo Ribeiro, confidencia que quando foi procurado pelo prefeito Francis Maris e pela vice-prefeita e secretária municipal de educação, Eliene  Liberato Dias se sensibilizou com a causa e resolveu ser um parceiro desta ação.

Marcelo conta que patrocinou a confecção das cartelas que totalizaram  R$  6 mil  e ainda adquiriu 1500 cartelas ao valor de 10 reais cada uma, totalizando R$ 15 mil reais.

“Como empresa cidadã, estamos fazendo nossa  parte, são 21 mil reais investidos  na educação. Um município e as pessoas que vivem nele, só se desenvolvem se houver investimento na educação. Em um município tão quente climatizar as escolas é contribuir com um melhor aprendizado dos alunos”, avalia o Ribeiro.

Leia mais:   SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - IFMT Campus Cáceres divulga horários e locais de provas

Já o diretor administro do Grupo Juba, Mirko Ribeiro, observa que as cartelas adquiridas nesta parceria serão destinadas aos clientes que fizerem suas compras nas lojas do Juba Supermercados Centro, e da Padre Cassimiro (Jubão). Mirko informa que no Atacado Pantanal 500 cartelas já foram distribuídas.

Segundo ele foi estabelecido o critério de que em compras acima de cem reais o cliente tem direito a uma cartela para concorrer a duas motos Bis 125 CC, em sorteio que será realizado no dia 30 de março. “Foi uma forma que achamos de colaborar com a educação municipal e ainda brindar nossos clientes oportunizando a eles concorrerem a duas motos”, ressalta Mirko.

Para a secretária de Educação Eliene Liberato, a iniciativa do Grupo Juba é louvável e vai contribuir muito com o projeto de instalação de aparelhos de ar condicionado nas escolas municipais.

Ela destacou a participação do Juba Supermercados e do Atacado Pantanal e fez questão de agradecer  os diretores do Grupo. “Qualquer investimento na educação traz um retorno imensurável, muito obrigado Marcelo e Mirko por esta parceria e por apoiarem a educação municipal”, finalizou Eliene.

Leia mais:   Comissão de Educação, desporto,Cultura e Turismo convoca para Audiência publica nesta sexta feira

Assessoria – Esdras Crepaldi

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana