conecte-se conosco


Cáceres e Região

VEREADORA PROF. MAZÉH SILVA APROVA REQUERIMENTO EM BENEFÍCIO A POPULAÇÃO LGBTQI+ DE CÁCERES.

Publicado

Assessoria

Na Sessão Ordinária que aconteceu no dia de ontem, 15 de fevereiro de 2021, a Vereadora Prof. Mazéh Silva (PT – MT) apresentou propositura em forma de indicação, que solicita ao Executivo de Cáceres, a implementação de um Centro de Referência e Atendimento à População LGBTQIA+ que teria como objetivo a construção de uma rede de atendimento, proteção, apoio e garantia de direitos da população LGBTQIA+ cacerense.

Mesmo após a decisão histórica do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2019 que equiparou a lgbtfobia ao crime de racismo e garantiu a qualificação do crime por motivos torpe, houve um aumento de 39% em relação aos anos anteriores. O Estado de Mato Grosso, ocupa o nono lugar no ranking de assassinatos e violência contra as pessoas transexuais no país. Segundo o Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia, ligado à Secretaria Estadual de Segurança Pública do Mato Grosso – (SESP), houve um aumento equivalente a 117% de crimes contra a comunidade LGBTQI+ em 2020.

Estima-se que no Brasil a cada 26 horas um LGBTQI+ morre de forma violenta o que coloca o Brasil como campeão no ranking mundial de crimes contra minorias sexuais. O cenário pode ser pior se levamos em consideração que de acordo com o Atlas da Violência de 2020, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), há uma escassez de indicadores que possam elucidar a real situação da comunidade LGBTQI+.

Leia mais:   HOSPITAL REGIONAL DE CÁCERES: Justiça mantém decisão que obriga Estado a substituir itens de cozinha

Mazéh afirma que “os dados são suficientes para chamar a atenção do poder público que deve se responsabilizar por construir políticas públicas que efetive um combate energético a violência sofrida pela comunidade LGBTQIA+. Com isso, teremos a oportunidade de tomarmos decisões importantes na garantia do direito à vida e dignidade do referido grupo e isso só é possível com formulação e políticas públicas e para tanto faz-se importante a implementação de um Centro de Referência e Atendimento à População LGBTQI+ no Município de Cáceres.” O documento agora segue para o Gabinete da Prefeita Eliene Liberato que deve apresentar resposta acerca da indicação aprovada pela Câmara de Vereadores e Vereadoras de Cáceres.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Justiça manda investigar maus-tratos na Cadeia de Cáceres

Publicado

Assessoria

As ocorrências foram relatadas à direção da unidade prisional e à chefia de disciplina.

A Justiça de Mato Grosso determinou uma inspeção na Cadeia Pública de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, após receber denúncias de tortura e maus tratos a 12 presos. Segundo relatos, estão ocorrendo dentro da unidade agressões físicas, verbais, ameaças, entre outros, sem que tenha havido qualquer ato de indisciplina dos presos.

A juíza responsável pela decisão, Helicia Vitti Lourenço, determinou o inquérito policial para investigar as denúncias. Além disso, determinou uma visita e inspeção feita pela comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública, o Ministério Público Estadual e os Direitos Humanos.

As autoridades têm conversado e colhido depoimentos dos presos.

A magistrada também pediu as imagens de segurança dos dias 8 e 14 de fevereiro, com imagens de todas as câmeras dos sistemas, inclusive da quadra esportiva, banho de sol, salas de aulas, Bloco 01, Ala D e Cela 7.

As imagens serão encaminhadas ao Ministério Público e polícia, para auxiliar nas investigações.

Leia mais:   MT deve receber nova remessa com 32 mil doses de vacina contra Covid-19, diz secretário

Os doze presos devem passar por exames de corpo de delito.

A juíza também regulamentou, por meio de uma portaria, visita virtual aos detentos, durante 15 dias, enquanto ocorre a apuração dos fatos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

SURTO DE DENGUE: Laboratório São Matheus oferece teste preciso e com o menor preço

Publicado

Assessoria

O coronavírus, trouxe uma nova realidade as nossas vidas e provou que mesmo estando saudáveis estamos sujeitos a nos infectar com o vírus e até mesmo ter complicações sérias durante o tratamento, o que torna o momento ainda mais complicado.

Além dos fatos já citados, temos outros fatores que podem acabar prejudicando o tratamento, como os sintomas que se parecem muito com os de uma gripe ou até mesmo dengue, e os casos em que o paciente não sente os sintomas iniciais e só descobre a presença do vírus no organismo, quando a doença já se agravou.

Por esse motivo é crucial que estejamos atentos a qualquer mudança atípica em nosso corpo e que sigamos rigorosamente as medidas de prevenção, afim de evitar o contágio e proliferação do vírus.

E para ajudar a população de Cáceres e região a vencer essa batalha o Laboratório São Matheus está realizando todos os tipos de teste que diagnosticam a covid-19 com um super desconto. Dessa forma, será possível que mais pessoas façam o testes e descubram a presença ou não do vírus precocemente, o que refletirá no tratamento.

Comentários Facebook
Leia mais:   Programa “Estácio Tá Pago” beneficiará 15 mil novos estudantes oferecendo condições especiais
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana