conecte-se conosco


Cáceres e Região

Vereadora apresenta proposta de construção de casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Publicado

Assessoria

Na primeira Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores/as de Cáceres que ocorreu no dia 1 de fevereiro de 2021, às 19 horas daquele dia, a Vereadora pelo Partido dos Trabalhadores – PT Prof. Mazéh Silva, apresentou projeto direcionado ao Executivo Municipal solicitando a disponibilização de uma Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência em Cáceres. A proposta fora aprovada pelos pares e deve seguir para o Gabinete da Prefeita Eliene Liberato Dias (PSB).

Segundo a vereadora, o projeto se justifica por conta das estatísticas que revelam que só em Cáceres foram registrados 488 casos de violência doméstica no primeiro semestre de 2019. No ano de 2018 foram registrados cerca de 2 mil boletins de ocorrência, 681 inquéritos policiais relatados e outros 640 instaurados por mulheres agredidas. Já a Secretaria Estadual de Segurança Pública de MT – SESP em relatório afirmou que no ano de 2020, foram feitas 12.707 registros de violência contra mulher no estado.

A legisladora reafirma a importância da Casa da Acolhida enquanto instrumento fundamental para o combate à violência contra a mulher, haja vista que, em sua grande maioria as mulheres vítimas de violência vivem a dura realidade de ser dependente dos seus cônjuges e após a violência e denúncia são obrigadas a retornarem para o mesmo espaço que o agressor, colocando suas vidas em risco.

Leia mais:   TCE-MT e Governo do Estado assinam termo de cooperação para disponibilização e intercâmbio de informações fiscais

Mazéh explica que “já existem no Brasil casos de casa de abrigo, ao todo são 70 casas, de acordo com o Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos. Espaços onde mulheres receberam proteção máxima e garantia de direitos. E é hora de o poder público municipal apresentar políticas efetivas no combate a violência contra mulheres em Cáceres”. O projeto agora será avaliado pelo Poder Executivo.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Justiça manda investigar maus-tratos na Cadeia de Cáceres

Publicado

Assessoria

As ocorrências foram relatadas à direção da unidade prisional e à chefia de disciplina.

A Justiça de Mato Grosso determinou uma inspeção na Cadeia Pública de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, após receber denúncias de tortura e maus tratos a 12 presos. Segundo relatos, estão ocorrendo dentro da unidade agressões físicas, verbais, ameaças, entre outros, sem que tenha havido qualquer ato de indisciplina dos presos.

A juíza responsável pela decisão, Helicia Vitti Lourenço, determinou o inquérito policial para investigar as denúncias. Além disso, determinou uma visita e inspeção feita pela comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública, o Ministério Público Estadual e os Direitos Humanos.

As autoridades têm conversado e colhido depoimentos dos presos.

A magistrada também pediu as imagens de segurança dos dias 8 e 14 de fevereiro, com imagens de todas as câmeras dos sistemas, inclusive da quadra esportiva, banho de sol, salas de aulas, Bloco 01, Ala D e Cela 7.

As imagens serão encaminhadas ao Ministério Público e polícia, para auxiliar nas investigações.

Leia mais:   Taxa de ocupação de UTIs para pacientes com Covid em hospitais particulares sobe para 86% em Cuiabá

Os doze presos devem passar por exames de corpo de delito.

A juíza também regulamentou, por meio de uma portaria, visita virtual aos detentos, durante 15 dias, enquanto ocorre a apuração dos fatos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

SURTO DE DENGUE: Laboratório São Matheus oferece teste preciso e com o menor preço

Publicado

Assessoria

O coronavírus, trouxe uma nova realidade as nossas vidas e provou que mesmo estando saudáveis estamos sujeitos a nos infectar com o vírus e até mesmo ter complicações sérias durante o tratamento, o que torna o momento ainda mais complicado.

Além dos fatos já citados, temos outros fatores que podem acabar prejudicando o tratamento, como os sintomas que se parecem muito com os de uma gripe ou até mesmo dengue, e os casos em que o paciente não sente os sintomas iniciais e só descobre a presença do vírus no organismo, quando a doença já se agravou.

Por esse motivo é crucial que estejamos atentos a qualquer mudança atípica em nosso corpo e que sigamos rigorosamente as medidas de prevenção, afim de evitar o contágio e proliferação do vírus.

E para ajudar a população de Cáceres e região a vencer essa batalha o Laboratório São Matheus está realizando todos os tipos de teste que diagnosticam a covid-19 com um super desconto. Dessa forma, será possível que mais pessoas façam o testes e descubram a presença ou não do vírus precocemente, o que refletirá no tratamento.

Comentários Facebook
Leia mais:   Prefeitura alerta população para o risco de dengue
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana