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Veja 5 compactos seminovos, que valem a pena ter na garagem, por até R$ 30 mil

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O balanço de 2018 publicado pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos) mostra que vendas de carros usados e seminovos pararam de crescer no Brasil. Em contraponto, carros novos tiveram alta de 13,7% no ano passado, mostrando que os brasileiros estão investindo pesado em modelos zero quilômetro. Mas isso não significa que os seminovos tenham que ficar de fora do radar. Como uma ajuda na sua próxima compra, a reportagem do IG enumera 5 carros seminovos até R$ 30 mil.

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1 – Volkswagen Gol 1.0 Trendline 2015/16 – entre R$ 28 mil e R$ 30 mil


O Gol pode ter perdido a majestade entre modelos novos, mas continua se destacando entre os carros seminovos
Divulgação

O Gol pode ter perdido a majestade entre modelos novos, mas continua se destacando entre os carros seminovos

Claro que o modelo mais vendido da história apareceria na lista dos carros seminovos até R$ 30 mil. O Gol ostenta uma confiança passada por gerações entre as famílias brasileiras. Este modelo Trendline 2015/16, por sua vez, pode ser encontrado por valores na casa dos R$ 29 mil. Claro, algumas unidades podem ser mais caras, dependendo da quilometragem e estado de conservação. Equipado com motor 1.0, desenvolve 76 cv de potência e 10,6 kgfm de torque. De acordo com o Inmetro, faz 7,7 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números vão para 11,6 km/l e 13,9 km/l, respectivamente.

2 – Renault Clio 1.0 Expression 2015/16 – entre R$ 23 mil e R$ 25 mil


Renault Clio oferece bom custo-benefício para quem não se importar com  espaço interno entre os carros seminovos
Divulgação

Renault Clio oferece bom custo-benefício para quem não se importar com espaço interno entre os carros seminovos

O pequeno Clio é uma boa opção, por exemplo, para um jovem universitário que precisa de um carro econômico para ir à faculdade. Um casal sem filhos que não faz muita questão de espaço também pode se interessar pelo modelo seminovo que pode ser encontrado nos classificados online por valores entre R$ 23 mil e R$ 25 mil. Com motor 1.0 de 80 cv e 10,5 kgfm de torque, faz 9,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol, bem como 13,1 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina.

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3 – Fiat Palio 1.0 Attractive 2015 – entre R$ 29 mil e R$ 30 mil


Fiat Palio pode ter saído de linha, mas continua sendo um modelo interessante entre os carros seminovos
Divulgação

Fiat Palio pode ter saído de linha, mas continua sendo um modelo interessante entre os carros seminovos

Outra opção confiável no mercado é o Palio na versão Attractive. Por R$ 29 mil, é possível comprar o compacto equipadinho com ar-condicionado e computador de bordo. Rádio ainda era um opcional na época, mas você dificilmente encontrará um modelo sem o sistema nativo da Fiat. Nessa época, o Palio vinha equipado com motor 1.0 de 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque. Apesar de não ser um dos mais potentes, marcava 7,9 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol, bem como 11,2 km/l e 13,2 km/l com gasolina.

4 – Chevrolet Onix 1.0 LT 2015 – a partir de R$ 30 mil


Claro que o modelo mais vendido do Brasil não poderia ficar de fora da lista dos carros seminovos até R$ 30 mil
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Claro que o modelo mais vendido do Brasil não poderia ficar de fora da lista dos carros seminovos até R$ 30 mil

O carro mais vendido do Brasil ainda é bem valorizado no mercado de seminovos. Foi difícil, mas achamos unidades do Chevrolet Onix 1.0 LT na faixa dos R$ 30 mil, ainda como modelo 2015. Neste caso, o modelo vinha equipado com motor de 80 cv de potência e 9,8 kgfm de torque. Apesar de não ser tão bem equipado, integrando apenas ar-condicionado, o modelo é capaz de marcar 7,8 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números sobem para 11,5 km/l e 12,5 km/l, respectivamente.

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5 – Ford Ka 1.0 SE 2015 – a partir de R$ 30 mil


O Ford Ka encerra a lista dos carros seminovos que valem a apena até R$ 30 mil
Divulgação

O Ford Ka encerra a lista dos carros seminovos que valem a apena até R$ 30 mil

Entre todos os carros seminovos da lista, o Ka é o projeto mais recente. O modelo foi lançado em 2014, já como modelo 2015, e pode ser encontrado a partir de R$ 30 mil nos classificados online. Seu motor 1.0 de três cilindros desenvolve 85 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, capaz de extrair bons números de consumo: 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol, bem como 13 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada. Boa opção entre os carros seminovos até R$ 30 mil

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Jeep Renegade x VW T-Cross:  novato chega ditando novos paradigmas

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VW T-Cross é bem mais baixo que o rival Jeep Renegade, o que lhe confere uma pegada de hatch ao dirigir
Caue Lira/iG

VW T-Cross é bem mais baixo que o rival Jeep Renegade, o que lhe confere uma pegada de hatch ao dirigir

O novo VW T-Cross ainda está em pré-venda, mas já enfrenta o primeiro rival que apareceu na redação de iG Carros, o Jeep Renegade. Nesse primeiro momento, não tivemos como escolher as versões do comparativo. Mas, por coincidência, nos deparamos com duas que têm quase o mesmo preço: a Highline, com todos os opcionais, do T-Cross (R$ 126.490) e a Longitude, a diesel ,do Renegade (R$ 125.4900).

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Mais uma vez, ficou claro que é importante saber bem qual versão escolher na hora de levar um carro para casa. O VW T-Cross demonstrou ter várias qualidades, mas a totalmente equipada não é a que mais vale a pena. Vem com som de alta-fidelidade da Beats, sistema que faz baliza sozinho na hora de estacionar, teto solar panorâmico, entre outros itens que encarecem o preço e não fazem parte do que realmente chama atenção no carro.

O que se destaca mesmo no VW é o bom acerto não apenas da parte estrutural, mas também do conjunto mecânico. Não é à toa que a marca alemã resolveu deixar de produzir as versões 1.0 e 1.4 turbo do Golf, que agora terá apenas o esportivo GTI. O T-Cross consegue manter a mesma pegada de um hatch médio tanto nas curvas quanto em retas, sempre transmitindo segurança.

 No Renegade Longitude a diesel o ajuste não favorece tanto quem gosta de dirigir, uma vez que tem centro de gravidade mais alto e maior área frontal corrigida (0,95 m2 ante 0,84 m2 do T-Cross). Em contrapartida, o motor turbodiesel garante um ganho de força mais linear, partindo das primeiras marcações do contagiros. São nada despresíveis 35,7 kgfm a 1.750 rpm, ante 25,5 a 1.500 rpm do T-Cross.

Boa tocada no VW T-Cross


VW T-Cross  tem boa  dinâmica em qualquer situação e sem prejudicar o conforto e a valentia ao passar por obstáculos
Divulgação

VW T-Cross tem boa dinâmica em qualquer situação e sem prejudicar o conforto e a valentia ao passar por obstáculos

 Entretanto, o Volkswagen consegue acelerar de 0 a 100 km/h mais rápido (8,7 segundos contra 9,9 s do Renegade) e ganhar mais velocidade (198 km/h ante 190 km/h do Jeep). Outra vantagem do T-Cross é que conseguiram aliar boa estabilidade com valentia em enfrentar obstáculos urbanos pelo caminho, como valetas e lombadas. Portanto, atingiram o melhor de dois mundos no VW, que pode vir com rodas de aro 17 montadas em pneus 205/55R 17 ante 225/55R 18 do Jeep.

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Claro que o nível de conforto no VW T-Cross também é maior por uma série de fatores. Já começa com o ruído menor do motor 1.4 turbo flex na comparação com o 2.0 turbodiesel. Depois, por causa da suspensão do VW, que consegue absorver as irregularidades do piso um pouco melhor que o Jeep, que sempre foi conhecido por ter um bom ajuste mas que agora é superado pelo T-Cross.

Com motor turbodiesel e tanque maior (60 l ante 52 l do VW), o Renegade poderia ter a vantagem de ter mais autonomia na estrada, mas ambos se equivalem. O Jeep pode chegar a 690 km, teoricamente, levando em conta os 11,5 km/l divulgados pelo Inmetro. No VW T-Cross, com gasolina, chega-se a 686 km, considerando os 13,2 km/l de consumo rodoviário. Na cidade, se for usar o derivado do petróleo, o T-Cross gasta menos (11 km/l, ante 9,4 km/l do Renegade).


Entre os opcionais do VW T-Cross 2019, destaque para a tela touchscreen de oito polegadas
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Entre os opcionais do VW T-Cross 2019, destaque para a tela touchscreen de oito polegadas

No quesito ergonomia, o VW T-Cross passa a dar outra prova de que veio para estabelecer novos padrões no segmento de SUVs compactos .  Na versão avaliada, o carro veio com cluster digital e configurável, central multimídia de última geração com tela de alta resolução e fácil de ser usada, alavanca de câmbio em que as marchas aparecem no topo, facilitando a visualização, mesmo à noite. O que destoa do conjunto é a alavanca do freio de estacionamento convencional no lugar do botão eletrônico, como no Renegade. 

No Jeep foi mantido o mesmo volante com 18 botões, inclusive atrás do aro, o que o torna um pouco confuso de ser usado. Além disso, a central multimídia não é tão intuitiva de ser usada quando a do T-Cross e o do Renegade interior continua quase o mesmo desde o lançamento, há quatro anos.  Contudo, há pontos interessantes, como o porta-objetos debaixo do assento dianteiro do passageiro e os easter eggs no cantos do para-brisa.

Quando o assunto é espaço interno, há algumas ressalvas em ambos os SUVs. No VW T-Cross, quem vai sentado no centro do banco traseiro fica incomodado pelo assento um pouco mais alto e pela parte do console central que pode esbarrar nos joelhos. No Renegade, há um pouco mais de conforto para quem vai atrás. E falta área de carga no porta-malas nos dois:  320 litros no Jeep e 373 no VW, ligeiramente maior, mas abaixo do ideal.

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Jeep Renegade mantém o mesmo padrão há 4 anos e passa a ter a central multimídia do Compass
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Jeep Renegade mantém o mesmo padrão há 4 anos e passa a ter a central multimídia do Compass

E no capítulo equipamentos dos dois utilitários esportivos vale destacar que os dois contam com ancoratem ISOFIX para cadeiras infantis, ar-condicionado digital, revestimento de couro no interior, conexão USB na frente e atrás, retrovisor fotocrômico, câmera de ré, sensores nos para-choques para ajudar nas manobras, entre outros itens. O VW T-Cross se diferencia pelos itens ligados à parte dinâmica, como a vetorização de torque, que ajuda na estabilidade nas curvas, além de equipamentos sofisticados oferecidos como opcional.




Conclusão

Eficiente, moderno e com dirigibilidade de hatch médio, o VW T-Cross ainda se destaca pelos itens sofisticados com os quais pode vir equipado.  Demorou para chegar ao segmento de SUVs compactos, mas é a referência a ser seguida daqui  em diante. E o Renegade se destaca por ser único a poder ter a combinação de motor a diesel com tração integral, indicado para quem vai mesmo pegar trechos de terra e precisar de bastante força no dia a dia.

Ficha Técnica – Jeep Renegade Longitude 4×4

Preço: a partir de R$ 125.490

Motor:  2.0, quatro cilindros, flex

Potência:  170 cv  a 3.750 rpm

Torque:  35,7 a 1.750 rpm

Transmissão:  Automático, nove marchas , tração integral

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / sólidos (traseiros)

Pneus:  225/55 R18

Dimensões: 4,23 m (comprimento) / 1,70 m (largura) / 1,72 m (altura), 2,57 m (entre-eixos)

Tanque: 60 litros

Porta-malas: 320 litros 

Consumo gasolina: 9,4 km/l (cidade) / 11,5 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 9,9 segundos 

Velocidade máxima: 190 km/h 

Ficha Técnica –  VW T-Cross Highline 1.4 turbo

Preço: a partir de R$ 109.990 (R$ 126.490 com todos os opcionais) 

Motor:  1.4, quatro cilindros, flex, turbo

Potência:  150 cv  a 4.500 rpm

Torque:  25,5 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão:  Automático, seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios:  Discos ventilados (dianteiros) / sólido (traseiros)

Pneus:  205/55 R17

Dimensões: 4,20 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,57 m (altura), 2,65 m (entre-eixos)

Tanque: 52 litros

Porta-malas: 373 litros 

Consumo gasolina: 7,7 km/l (cidade) / 9,3 km/l (estrada), com etanol e 11,2 cidade e 13,2 km/l na estrada, com gasolina

0 a 100 km/h: 8,7 segundos

Velocidade máxima:  198 km/h    

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Nova geração do Hyundai Sonata é revelada e estará no Salão de Nova York

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A oitava geração do Hyundai Sonata foi revelada em algumas imagens, antes do Salão de Nova York, onde será apresentado. O sedã abandona as formas mais conservadoras da geração apresentada há apenas dois anos, com o objetivo de se aproximar mais de um cupê. O sedã tem caimento de teto mais acentuado e visual mais esportivo. A carroceria incorpora o conceito de design que a empresa chama de Sensuous Sportiness. Apesar da revelação, a maioria dos detalhes técnicos ainda não foram divulgados

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O novo Hyundai Sonata busca inspiração no conceito Le Fil Rouge, da edição do ano passado do Salão de Genebra . Até agora, entre as informações que já temos, sabe-se que será 3 centímetros mais baixo, 2,5 cm mais largo e 4,5 centímetros mais comprido do que o atual. Só no entre-eixos, houve um aumento de 3,5 cm. O que se espera com essa mudança nas dimensões é um maior espaço interno e consequentemente mais conforto aos ocupantes.

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Novo design do Hyundai Sonata


Hyundai Sonata agora ares de cupê, conforme a tendência de design com linhas fluidas e que transmitem velocidade
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Hyundai Sonata agora ares de cupê, conforme a tendência de design com linhas fluidas e que transmitem velocidade

A dianteira traz formas repletas de ângulos e vincos, enquanto as tomadas de ar chegam com um contorno cromado. Assim como os novos pára-lamas, que trazem um aplique metálico por toda a lateral e envolve toda a área envidraçada, a grade do radiador também ganhou novo desenho. Além disso, estreia luzes de circulação diurna embutidas nos faróis, que são full led.

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Já o seu interior, recebeu um painel com acabamento bicolor, preto e bege, e detalhes cromados. A primeira foto revelada mostra que console central é equipado com entradas USB, porta-copos, comando que aciona o freio de estacionamento elétrico, e botões para manusear o câmbio. O objetivo da marca ao projetar o ambiente foi, como sempre, de proporcionar design e conforto.

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Outro detalhe ainda não revelado é a motorização da linha 2020. Como referência, o Hyundai Sonata 2019 é vendido com dois motores a combustão: 2.4 aspirado de 185 cv ou 2.0 turbo de 245 cv. Além disso, traz variantes híbridas e híbridas plug-in, com 193 cv e 202 cv. Caso a novidade venha ao Brasil, se encaixaria em um segmento acima de Corolla , Civic e Jetta, mas abaixo de Fusion, Camry, Accord, BMW Série 3 e outros. Antes de ter saído do nosso mercado, posicionava-se abaixo do ‘irmão” maior Hyundai Azera , com o qual a novidade agora veio para dividir espaço.

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