
O ataque do Santa Cruz começou a Série A da melhor forma possível: goleando e se mantendo no topo de um dos melhores da competição por cinco rodadas. Mas, nos últimos seis jogos, o time acumulou cinco derrotas e apenas uma vitória. O poder ofensivo caiu e as chances de gol desperdiçadas vêm tirando o sono de vários torcedores. Contra o Flamengo, na derrota de 1 a 0, na última quarta-feira, não foi diferente. Mas a cobrança aumentou. É necessário “matar” o jogo quando a chance aparece. Afinal, o Tricolor é a equipe que menos finaliza certo na competição.
O Santa Cruz finalizou certo apenas 36 vezes e marcou 13 gols na competição. O interessante é que até mesmo as conclusões erradas são poucas: a equipe chutou errado 59 vezes. Só Coritiba (57), Atlético-PR (54) e Sport (48) erraram menos.
– Temos consciência que criamos bastante. Pressionamos o Flamengo, mas faltou o detalhe do gol. Muralha estava em uma noite iluminada assim como Fernando Prass (do Palmeiras) também estava. É o momento do time. Como tivemos alguns momentos de sorte, agora está sendo o contrário. O importante foi que criamos – disse o atacante Grafite, que ainda é o artilheiro da Série A com sete gols, ao lado de Bruno Rangel, da Chapecoense.
É possível citar pelo menos três chances claras contra o Flamengo: duas nos pés de Grafite (uma no primeiro e uma no segundo tempo), além de uma de Keno, na etapa inicial. O Santa também acertou a trave de Fernando Prass na derrota de 3 a 1 para o Palmeiras e Grafite também perdeu uma ótima oportunidade, dentro da pequena área, na derrota de 1 a 0 para o Atlético-PR, na Arena da Baixada.
O técnico Milton Mendes também procurou exaltar as chances de gol que vêm sendo criadas pelo Santa Cruz, pelo menos na sua visão.
– Os gols que saíram no início da temporada não estão saindo agora. Mas eu digo a vocês que a equipe que cria como nós criamos, a que joga como nós jogamos… Fizemos um bom segundo tempo contra o Palmeiras, também contra o Atlético, contra o Flamengo, lutamos muito e criamos muito. Infelizmente, a vitória não nos sorriu.