Destaque

Terceira etapa do concurso da Seduc para cargo de professor começa sábado

Published

on

Começa neste sábado (02) a avaliação didática dos candidatos que concorrem ao cargo de professor de Educação Básica. Esta é a terceira etapa eliminatória do concurso público da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

As avaliações ocorrem dias 02, 03, 09 e 10 de dezembro. Local e o horário da prova de cada candidato estão disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) – realizador do certame.

Conforme o edital, a avaliação didática consiste na apresentação de uma aula com duração máxima de 20 minutos. Ela deverá ser elaborada pelo candidato e apresentada para uma banca examinadora, formada por três profissionais da Educação.

A apresentação deverá ser feita com base no plano de aula, desenvolvimento de aula e metodologia. Também está disponível no site do IBFC, o modelo de plano de aula, que deverá ser entregue no dia da avaliação.

Serão avaliados, dentro do desenvolvimento da aula, itens como a visão introdutória do assunto como fator motivacional, clareza na apresentação, domínio de conteúdo, sequência didática, síntese e conclusão no tempo previsto.

Leia mais:   Ação integrada das forças de segurança estaduais e federais desmonta garimpo ilegal em terras indígenas

Uso adequado da língua portuguesa, capacidade de comunicação e ação docentes adequadas aos objetivos e conteúdo do plano. Consta no item 10.15 do edital que, sem a apresentação do Plano de Aula, o candidato será eliminado do concurso.

Portanto, a Seduc orienta que os candidatos revisem o edital, os locais de prova e que se preparem para as avaliações.

Yuri Ramires, repórter Seduc MT

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Vídeo – Vereador de Pontes e Lacerda diz que promotora ‘falou merda’ e associação emite nota de repúdio

Published

on

Reprodução

Por meio de nota, a Associação Mato-Grossense do Ministério Público (AMMP) repudiou as falas do vereador Carlos Henrique Ferreira Alencar, de Pontes e Lacerda, que disse que a promotora de Justiça Mariana Batizoco Silva Alcântara “falou merda” em uma reunião para discutir sobre os problemas referentes ao Hospital Vale do Guaporé (Santa Casa). A AMMP avaliou que a atitude é “incompatível com o decoro parlamentar”.

Nesta semana, os trabalhadores do Hospital Vale do Guaporé (Santa Casa) entraram em greve por falta de pagamento de salário. Os repasses estão com dois meses de atraso. Eles também se queixaram das condições insalubres do local.

Em uma reunião para tratar sobre o tema, a promotora, ao ver vários vereadores e pré-candidatos, entendeu que a reunião tinha se transformado em um ato político. Na sessão de terça-feira (16), na Câmara Municipal, o vereador Carlos Henrique Ferreira Alencar criticou a representante do Ministério Público.

“Hoje eu vim com a vontade de falar um monte de coisa e vou pensar, porque depois que eu ouvi a promotora de Justiça falar um monte de merda na sala de reunião do hospital… isso aqui eu falo abertamente, ela falou um monte de merda… eu não devo nada pra ninguém, não devo favor para ninguém então eu posso falar o que eu quiser”.

Na nota de repúdio, a AMMP diz que a fala é “mais reprovável por ter sido manifestada no púlpito de uma casa legislativa,” e que “é incompatível com o decoro parlamentar exigido pela Constituição Federal”. A associação disse que a promotora apenas se posicionou “sobre a necessidade de um diálogo colaborativo entre os atores políticos para que fossem equacionados os problemas referentes ao Hospital”.

Leia mais:   Conselho sugere tornozeleira eletrônica como medida protetiva

 

 

Leia a nota na íntegra:

 

A Associação Mato-Grossense do Ministério Público vem a público repudiar as ofensas verbais propaladas por Carlos Henrique Ferreira Alencar, na tribuna da Câmara Municipal de Pontes e Lacerda, contra a Dra. Mariana Batizoco Silva Alcântara, Promotora de Justiça, que, em atitude ética e prudente, na tutela coletiva da prestação eficiente do serviço público de saúde, posicionou-se, em reunião, sobre a necessidade de um diálogo colaborativo entre os atores políticos para que fossem equacionados os problemas referentes ao Hospital Vale do Guaporé (Santa Casa).

É preciso destacar que a defesa da saúde pública, assim como a de qualquer outro interesse público, sobretudo no contexto do possível arrefecimento dos debates que se avizinham ao pleito eleitoral, requer sensatez, serenidade e equilíbrio, a fim de que as reuniões públicas possam de fato contribuir para a solução dos problemas e também para prevenir o risco de que esses espaços possam se transformar em exercício de propaganda eleitoral antecipada e da demagogia.

De outro lado, é oportuno assinalar que a verbalização de expressões grosseiras, desrespeitosas e vulgares é incompatível com o decoro parlamentar exigido pela Constituição Federal e pela legislação pátria.

A narrada atitude se revela ainda mais reprovável por ter sido manifestada no púlpito de uma casa legislativa, cuja utilização deve ser pautada pela ética, urbanidade e decoro.

Vale frisar que a Constituição Federal e a legislação nacional, na tutela da honra e da imagem das pessoas, entre outras medidas de responsabilização, possibilitam a indenização de danos morais em processo cível e a responsabilização na esfera penal, a exemplo das sanções tipificadas para a prática dos delitos de difamação, injúria, calúnia e desacato. A esse respeito, cabe frisar que a estrutura associativa propicia a adoção de medidas destinadas a essa responsabilização, caso tais providências se revelem necessárias no curso dos acontecimentos.

Ao longo de seus quase 9 anos de atuação como Promotora de Justiça, a Dra. Mariana sempre atuou no lídimo exercício de suas atribuições constitucionais e legais de forma técnica, responsável, equilibrada, apartidária e impessoal. Possui histórico funcional de valorosos trabalhos desempenhados em favor da sociedade mato-grossense.

Por essas razões, a Associação Mato-Grossense do Ministério Público repudia as ofensas verbais injustas e desrespeitosas dirigidas por quem deveria preservar o decoro necessário ao exercício do mandato parlamentar e expressa a sua confiança e apoio à associada Mariana Batizoco Silva Alcântara, detentora de nossa admiração e respeito.

 

Leia mais:   Prefeitura de Cáceres está entre as 25 mais bem avaliadas pelo ID SUAS em Mato Grosso

Por: Vinicius Mendes / Gazeta Digital

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Jardim Universitário recebe Mutirão de Cidadania da Prefeitura neste final de semana

Published

on

 

A comunidade do residencial Jardim Universitário está ansiosa para receber o Mutirão de Cidadania, promovido pela Prefeitura de Cáceres nos dias 19 e 20 de abril, sexta-feira e sábado, respectivamente.

O evento tem proporcionado às comunidades atendimento médico, odontológico, social, prestação de serviços, lazer e cultura, com o objetivo de promover o bem-estar e a integração da comunidade.

Conforme programado pela organização, o mutirão terá início com a exibição de um filme em uma sala equipada com todos os recursos de um cinema, na sexta-feira (19), às 18 horas. Brinquedos como pula-pula e tobogã, além da distribuição de pipoca, algodão doce e picolé, também estarão disponíveis para os moradores, atraindo muitas famílias.

Para o sábado (20), a partir das 08 horas, uma variedade de serviços será oferecida à população, todos gratuitos.

Segundo a prefeita Eliene Liberato Dias, a iniciativa visa facilitar o acesso da comunidade a diversos serviços essenciais.

Eliene destaca que todas as atividades oferecidas são gratuitas.

Os principais serviços disponibilizados incluem consultas de pediatria, cardiologia, ortopedia e ginecologia; exames de ultrassom, eletrocardiograma (ECG) e coleta de CCO; vacinação; odontologia para adultos e crianças; atendimento de regulação e clínico geral; pesagem do Bolsa Família; teste rápido de HIV, sífilis e hepatite; Conselho Tutelar; massagem; bazar solidário gratuito; corte de cabelo, manicure e pedicure; e serviços da Autarquia Águas do Pantanal, como parcelamento, religação de água, alteração de cadastro para categoria social e viabilidade e ligação.

Leia mais:   Delegado e investigador de MT são alvos de operação contra corrupção passiva

Este evento conta com a parceria do Senai, Senac, Drogasil, Unopar e Drogaria Pague Menos.

Esdras Crepaldi

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana