conecte-se conosco


Estadual

Terceira Corrida Maria da Penha é suspensa por recomendação da Saúde Municipal

Publicado

O evento busca sensibilizar e engajar a população contra práticas de violência doméstica contra a mulher e é organizado por mais de 30 órgãos, empresas e entidades e terá a data remarcada

A Comissão Organizadora da “3ª Corrida Maria da Penha pelo Fim da Violência Doméstica” informa que a prova foi suspensa, por tempo indeterminado, por orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SES), em decorrência da pandemia de coronavírus. O evento estava marcado para o dia 21 de março, em Barra do Garças, 530 km de Cuiabá.

A defensora pública que preside a comissão, Lindalva de Fátima Ramos, informa que uma nova data para o evento será definida em reunião, no dia 13 de abril, às 9h, na sede da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

“O que pedimos agora é a compreensão de todos que se inscreveram para que mantenham suas inscrições. A 3ª Corrida será realizada em data oportuna e foi cancelada para evitar aglomerações durante o período de maior risco de contágio. A nova data observará o calendário de Corridas de Rua da Federação Mato-Grossense de atletismo”, explica.

Leia mais:   Julho Amarelo alerta população sobre risco das hepatites virais

Porém, caso o atleta queira o valor da inscrição de volta, poderá solicitar pelo e-mail: rededefrentebarrapontal@gmail.com. Todos os que se inscreveram para a prova receberão a informação da suspensão por e-mail e também poderão tirar dúvidas ligando: (66) 3401-1388 ou indo diretamente na sede da Rede de Frente.

Márcia Oliveira | Assessoria de Imprensa/DPMT

Comentários Facebook

Destaque

Secretaria de Saúde pede que MPE notifique cidades classificadas como “risco muito alto”

Publicado

Assessoria – GCOM

Como forma de auxiliar a conter o avanço do coronavírus em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) encaminhou ao Ministério Público do Estado (MPE) um pedido para que o órgão notifique os prefeitos das cidades que apresentam risco “muito alto” de contaminação pela Covid-19.

A solicitação – encaminhada às Promotorias de Juína e Cáceres –  enfatiza a importância da execução efetiva das medidas restritivas de prevenção do coronavírus nas cidades, contidas no Decreto n° 222, de 12 de junho de 2020.

O pedido de apoio surgiu após o acompanhamento semanal dos indicadores de classificação de risco dos municípios, que são monitorados pela SES e divulgados sempre às segundas e quintas-feiras. Foram considerados os dados do Boletim Informativo n° 108, divulgado no dia 24 de junho de 2020.

De acordo com o documento, a SES detectou um “crescimento significativo” da taxa de contaminação, com “risco muito alto” de disseminação da Covid-19 em 12 municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sorriso, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tangará da Serra, Campo Verde, Cáceres, Matupá e Querência, Pedra Petra, Nossa Senhora do Livramento e Porto Esperidião.

Leia mais:   Mato Grosso tem 1.279 profissionais da saúde com covid

Para todas essas cidades listadas, recomenda-se “implementação de medidas de distanciamento social mais restritivas (lockdown), nos municípios com ocorrência acelerada de novos casos e com taxa de ocupação dos serviços atingidos níveis críticos”.

Os números negativos, que mostram o crescimento da doença, têm preocupado gestores do Governo do Estado que atuam intensivamente no combate à pandemia da Covid-19. O alto número de infectados tem ocasionado congestionamento nos hospitais da rede estadual. Mesmo com abertura em todo o Estado de dezenas de novos leitos exclusivos para o tratamento da doença, ainda há dificuldades devido ao expressivo crescimento de casos.

Diante da calamidade de saúde provocada pelo coronavírus, a SES busca apoio junto ao MPE, como forma de reforçar – com o auxílio de um órgão de controle – as ações que devem ser adotadas pelos gestores municipais em meio à pandemia.

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

Unemat e USP oferecem doutorado em Enfermagem Psiquiatras para servidores da Instituição

Publicado

Lygia Lima | Assessoria Unemat

A | A

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Universidade de São Paulo (USP) firmaram um convênio para a qualificação profissional de professores e servidores técnicos administrativos da Unemat na área de Enfermagem Psiquiátrica.  As inscrições estão abertas e seguem até o dia 10 de julho pelo site: http://eerp.usp.br/dinter-unemat/

O doutorado institucional será oferecido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, vinculado a Universidade de São Paulo.  As 11 vagas oferecidas neste edital visam atender demanda específica de qualificação de profissionais da Universidade do Estado de Mato Grosso.

O curso de doutorado em Enfermagem Psiquiátrica objetiva preparar pesquisadores enfermeiros e demais profissionais da área de saúde e afins para que desenvolvam estudos da prática, do ensino e da produção e reprodução do conhecimento nas áreas de enfermagem psiquiátrica, saúde mental e ciências humanas articuladas com a saúde além de ter proficiência em língua inglesa no momento da inscrição e formulário de aceite preliminar do provável orientador.

No link do edital é possível conhecer os orientadores e linhas de pesquisa. Para concorrer as vagas disponíveis é preciso ter o título de enfermeiro e demais títulos na área de saúde e afins. A seleção será por análise de projeto, análise do curriculum e arguição oral do projeto de pesquisa, que será feita meio de tecnologias digitais.

Leia mais:   Mato Grosso registra 14.654 casos e 556 óbitos por Covid-19

O valor da taxa de inscrição é de R$ 200,00 (deverá ser efetuado depósito bancário no Banco do Brasil – Agência: 0028-0, conta corrente no 106.214-X, em nome da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / USP) (CNPJ 63.025.530/0027-43). O comprovante original deverá ser apresentado no ato da inscrição.

Para se inscrever acesse: http://www2.eerp.usp.br/pos/inscricao/

O resultado dos aprovados no doutorado institucional será divulgado em agosto e as matrículas acontecerão  no dia 11/08/2020.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana