conecte-se conosco


Mato Grosso

Técnicos são capacitados para atuar no fortalecimento de vínculo familiar nos Cras

Publicado

A segunda e última etapa do “Encontro Técnico Estadual do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos” terminou na quarta-feira (13.11) com a capacitação de cerca de 150 orientadores sociais e técnicos de referência dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de 29 municípios do Estado.

Os municípios participantes foram Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Garças, Araguaiana, Araputanga, Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campos Verde, Chapada dos Guimarães, Confresa, Cuiabá, Alto Floresta, Diamantino, Guarantã do Norte, Indiavaí, Jauru, Juara, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Mirassol D’ Oeste, Nobres, Nova Mutum, Nova Olímpia, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Paranatinga.

Situado no âmbito da proteção social básica, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é desenvolvido nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de forma contínua, por faixa etária e de acordo com as especificidades de cada município. Neste sentido, o evento teve como objetivo propiciar aos profissionais elementos que subsidiem a execução das ações com intuito de melhorar a qualidade da oferta dos serviços desenvolvidos.

Leia mais:   Criação de delegacia é elogiada por ministro e terá foco nos crimes de corrupção e lavagem de ativos

A superintendente de Serviços Socioassistenciais, Cristina Saito, defendeu a necessidade do trabalho para o efetivo desenvolvimento dos técnicos e orientadores que atuam na ponta.

“Apesar da restrição econômica que estamos vivendo, priorizamos este tema que desde 2014 foi deixado de lado. É um anseio que a equipe da assistência social traz com o diferencial que é atender todos os trabalhadores para que os serviços cheguem ao usuário de forma efetiva”, pontuou.

A representante do Fórum dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, Marcilene Pereira Rodrigues, que participou do evento enfatizou a complexidade do serviço realizado pelos profissionais e por isso a importância da formação continuada.

“Esse encontro é primordial porque o serviço de convivência passou por um reordenamento e com isso todas informações, orientações e capacitações são bem-vindas, pois precisamos estar informados para levar os serviços de qualidade”,  disse.

Conforme a técnica de referência do Cras, Gisele Rodrigues Martins, que atua há 15 anos na área, a formação possibilita a troca de saberes fortalecendo toda rede de trabalhadores do Suas.

Leia mais:   Na Espanha, Mato Grosso defende inclusão social para valorização da floresta em pé

“É a primeira vez que participo de um encontro nesse formato, mais acompanhava e percebia que de fato faltava essa capacitação, essa oportunidade de formação. Parabenizo a Setasc e os gestores por proporcionar esse momento, na ideia da gente somar para conseguir fazer uma execução adequada”, declarou.

No primeiro dia de evento foi apresentado uma breve explanação do SCFV, com o conceito, objetivo, público alvo, situações prioritárias e a articulação com os demais serviços socioassistenciais. Também foram discutidos os eixos: O perfil e atribuições das equipes técnicas responsáveis pelo SCFV, planejamento das ações socioassistenciais e pontos norteadores do serviço.

Na quarta-feira, os profissionais realizaram uma oficina participativa com apresentação da metodologia do trabalho e divisão dos grupos. No final foi aplicada uma avaliação para verificar a aprendizagem dos técnicos de referências e orientadores sociais.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Medida provisória dá nova esperança para agilizar regularização fundiária, afirma governador

Publicado

O governador Mauro Mendes afirmou que a medida provisória assinada nesta terça-feira (10.12), pelo presidente da República Jair Bolsonaro, dará uma nova esperança para as famílias que aguardam a regularização fundiária de suas propriedades rurais. A MP é uma reivindicação dos estados da Amazônia Legal, aos quais Mato Grosso faz parte.

Com essa MP, ficará mais simples, por exemplo, a análise para concessão de títulos das terras fato que poderá beneficiar, segundo o Governo Federal, cerca de 300 mil famílias que estão em terras da União.

“A regularização fundiária é um dos problemas mais antigos do Brasil e traz grande impacto para as pessoas que vivem no campo, da agricultura familiar e até para muitas atividades de médio e grande porte. É um problema que precisa ter uma abordagem diferente para que gere resultados diferentes para o bem do Brasil e milhares de famílias”, afirmou o governador, que participou do evento, em Brasília, nesta tarde, junto com a primeira-dama Virginia Mendes e do presidente do Intermat, Francisco Serafim.

Leia mais:   Inquérito eletrônico coloca tecnologia a serviço das investigações policiais

Ainda de acordo com Mauro Mendes, a medida vai ao encontro do objetivo dos Estados, pois “ela bate de frente com alguns dos velhos problemas que emperram a regularização fundiária”.

“Ela traz uma esperança nova para que tantas e tantas milhares de famílias espalhadas em todo o Brasil possam ter uma nova perspectiva de ter, enfim, o seu título de propriedade garantido pela lei”, destacou.

A regularização fundiária, na avaliação do governador, é fundamental para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Para ele, um dos grandes problemas enfrentados pelo estado, principalmente no que diz respeito ao crime ambiental, é identificar os culpados e autores dos delitos, pois muitas das áreas não estão regularizadas.

Outro aspecto positivo da regularização é a possibilidade de o proprietário poder financiar a própria produção, comprar equipamentos e investir de forma segura na propriedade.

Ainda segundo Mauro Mendes, em Mato Grosso, desde o início da atual gestão, já foram entregues mais de dois mil títulos de regularização fundiária de terras que eram pertencentes ao Estado. Para o primeiro quadrimestre de 2020, a previsão é de mais quatro mil títulos.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Papai Noel da Arena Encantada visita pacientes do Hospital Estadual Santa Casa

Publicado

Os pacientes internados no Hospital Estadual Santa Casa foram surpreendidos, na manhã desta terça-feira (10.12), com a chegada do Papai Noel da Arena Encantada. O velhinho preferido das crianças participou de um café da manhã, percorreu os corredores da unidade, visitou os pacientes internados, entregou presentes e levou magia e amor às crianças e aos adultos internados.  

A programação foi organizada em parceria com o grupo de apoiadores “Companhia do Sorriso”, que realiza visitas mensais à unidade. No hospital, a figura mágica do velhinho, conhecido por levar amor às pessoas e proporcionar sorrisos, contribui significativamente no quadro de melhora dos pacientes em fase de recuperação – fato comprovado por especialistas.

“A chegada do Papai Noel proporciona aos pacientes um momento lúdico, com árvore de natal, música e entrega de presentes. Toda essa ação fortalece e contribui para o tratamento, uma vez que o paciente está debilitado, então isso traz uma motivação e alegria, promovendo a melhora de todos os pacientes, principalmente das crianças”, explicou a diretora da unidade, Danielle Carmona.

Leia mais:   Nota MT distribuirá R$ 800 mil em prêmios em sorteios de dezembro e de Natal

Além da atividade realizada, a direção do Hospital Estadual se prepara para oferecer aos pacientes, no próximo do dia 23 de dezembro, uma segunda visita do Papai Noel. “Já temos essa nova data e esperamos levar ainda mais alegria aos pacientes nesta véspera de Natal”, confirmou a diretora.

O novo hospital presta atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), via Central de Regulação, nas áreas de Oncologia (tratamento de câncer), Hemodinâmica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Pediátrica e Neonatal, Pronto Atendimento Infantil, cirurgias pediátricas e cirurgia geral.

Serviço

O Hospital Estadual Santa Casa fica localizado na Rua Clóvis Hugueney, número 141, no bairro Dom Aquino, próximo à Praça do Seminário.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana