Esportes

SUL-AMERICANO SUB-18 FEMININO: Brasil estreia contra a Bolívia

Published

on

Equipe verde amarela busca o décimo oitavo título e vaga no mundial em 2017

Os Jogos Olímpicos Rio2016 já ficaram para trás, mas o voleibol brasileiro ainda tem muitos compromissos nesta temporada. Nesta quarta-feira (24.08) tem início o XX Campeonato Sul-Americano Sub-18 feminino, em Lima (PER), e o Brasil entrará em ação na busca do décimo oitavo título na competição.

O presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Walter Pitombo Laranjeiras, destacou a importância do contínuo trabalho com as equipes de base.

“O vôlei brasileiro não para, estamos em constante aprimoramento. Temos de comemorar as três medalhas que ganhamos agora no Rio 2016, o que deixa o vôlei como o esporte com mais pódios olímpicos no Brasil, agora são 23, somando os 10 da quadra com os 13 da praia. Nossos resultados são construídos com muito planejamento, e para isso contamos com a ajuda de nossos parceiros, especialmente o Banco do Brasil, que está conosco há 25 anos”, comentou o presidente da CBV, destacando também a estreita colaboração com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Ministério do Esporte.

Leia mais:   Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses estão com inscrições abertas

O Campeonato Sul-Americano Sub-18 feminino garantirá ao campeão uma vaga no mundial da categoria em 2017, na Argentina. A seleção brasileira está no grupo A junto com Bolívia, Chile e Colômbia, e no grupo B estão Peru, Argentina, Venezuela e Uruguai. A estreia do time verde e amarelo será nesta quarta-feira, às 17h (hora de Brasília), contra as bolivianas. O time do Brasil é dono da hegemonia no continente na categoria com 17 títulos em 19 edições realizadas.

A equipe brasileira em Lima será comandada pelo técnico Maurício Thomas e terá as seguintes convocadas: Kenya Malachias, Camila Mesquita, Julia Gobs, Paula Panno, Maria Clara, Tainara Santos, Daniela Seibt, Jéssica Lima, Beatriz Santana, Sabrina Groth, Mariana Bambrilla, Daniela Cechetto, Mayara Barcelos e Júlia Bergamann.

Ainda em 2016 as categorias de base do Brasil têm mais três compromissos. A seleção sub-19 masculina joga o Sul-Americano, também na capital peruana, de 28 de setembro a 2 de outubro. Entre 17 e 24 de outubro, em Bariloche (ARG), será a vez da equipe masculina Sub-21 disputar o título continental. Ainda por definir está o Sul-Americano Sub-20 feminino.

Leia mais:   Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

SUL-AMERICANO SUB-18 FEMININO
PRIMEIRA FASE
24.08 (QUARTA-FEIRA) – BRASIL x Bolívia, às 17h
25.08 (QUINTA-FEIRA) – BRASIL x Chile, às 17h
26.08 (SEXTA-FEIRA) – BRASIL x Colômbia, às 17h

Assessoria de Comunicação

Comentários Facebook

Esportes

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Published

on

Quatro atletas mato-grossenses foram convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), nesta segunda-feira (15.04), para o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que será realizado entre os dias 10 e 12 de maio, em Cuiabá (MT).

Foram chamados Jânio Varjão (Barra do Garças), Lissandra Maysa Campos (Nossa Senhora do Livramento), Wendell Jerônimo (Pontes e Lacerda) e Almir Junior (Peixoto de Azevedo). Os três primeiros são bolsistas do programa Olimpus, promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Ficamos muito felizes com essa convocação. São quatro atletas mato-grossenses em uma Seleção Brasileira principal, disputando uma competição internacional tão importante e que vai mostrar para o nosso povo a força que o esporte de Mato Grosso tem. Ter a oportunidade de competir em casa e com torcida, com toda certeza vai fazer com que os resultados melhorem e a gente saia daqui com uma ou, quem sabe, mais de uma vaga olímpica”, disse o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves.

A vinda do evento esportivo internacional, que reúne, a cada dois anos, países ibero-americanos, africanos e Andorra, foi articulada pelo Governo do Estado e é uma oportunidade para atletas obterem índices para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 ou pontos no ranking mundial.

Leia mais:   Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

“Correr em casa e em Cuiabá, onde eu comecei minha trajetória em competições estaduais, é uma motivação a mais. Estamos bastante empolgados e focados para essa competição”, afirma o atleta Jânio Varjão, que representa a Barra do Garças Associação de Atletismo na prova dos 800m.

Atleta de Nossa Senhora do Livramento, Lissandra Maysa Campos representa o Instituto Vicente Lenílson, de Cuiabá, e é uma das favoritas na prova do salto em distância. “Eu estou muito feliz com a convocação e, ainda, por estar mais uma vez na seleção adulta. Estou confiante de representar meu Estado e minha cidade na nossa pista”, destaca.

Será a primeira vez que o Centro-Oeste recebe a competição. No Brasil, o campeonato já foi realizado em Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016, cuja edição foi pré-olímpica, como será agora a de Cuiabá. A primeira edição do Ibero-Americano foi realizada em 1983, em Barcelona (ESP).

“Estamos fazendo esporte em todo o Brasil e é assim que o atletismo cresce”, disse o presidente da CBAt, Wlamir Campos, ao convocar os quatro esportistas mato-grossenses, entre eles Wendell Jerônimo, que compete nas provas de 5000m e 10km de corrida de rua representando a Associação de Corredores de Rua de Lucas do Rio Verde.

Leia mais:   Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses estão com inscrições abertas

“Um evento com países da América Central e Caribe, do Norte, do Sul, da África e da Europa – Portugal e Espanha já confirmaram a participação – será uma boa prova de fogo para os brasileiros”, ressaltou Wlamir, que convidou o público de Cuiabá para assistir o evento que ocorre na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Também com o apoio do Governo do Estado, Cuiabá já recebeu o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23, em 2022, e o Troféu Brasil de Atletismo, em 2023, que foi considerado sucesso de público, com 250 mil pessoas nas transmissões e 7 mil nas arquibancadas, em quatro dias de disputas.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Destaque

Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses estão com inscrições abertas

Published

on

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) está com inscrições abertas para as etapas regionais dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses. Os prazos para inscrição variam de acordo com as datas de cada fase regional. As primeiras disputas ocorrem nas regiões Centro-Norte e Oeste, de 26 de abril a 1º de maio, e as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (19.04).

Para participar das competições, cada município deve inscrever suas equipes e atletas por meio de envio de formulários preenchidos ao e-mail [email protected]. Os modelos de formulários, bem como regulamentos e calendário completo, estão disponíveis no site www.secel.mt.gov.br/eventos-esportivos.

Realizadas no mesmo período e município, os Jogos Escolares são disputados por equipes de estudantes de 12 a 14 anos, enquanto os Jogos Estudantis são destinados a seleções municipais formadas por alunos de 15 a 17 anos. Nas duas competições, cada município pode inscrever uma equipe masculina e outra feminina por modalidade, que nessa fase regional são basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Leia mais:   Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses estão com inscrições abertas

Distribuídas em dez regiões esportivas, as etapas regionais serão realizadas de 26 de abril a 3 de julho, nos municípios de Lucas do Rio Verde, Araputanga, Arenápolis, Comodoro, Primavera do Leste, Jaciara, Alta Floresta, Juína, São Félix do Araguaia e Querência.

As equipes e seleções campeãs em suas respectivas regiões avançam para a etapa estadual de cada faixa etária, que ocorre no mês de julho. No mesmo mês são realizadas as competições das modalidades individuais, que já começam na fase estadual.

“Os Jogos Escolares e Jogos Estudantis são as maiores competições escolares do Estado, e, mais uma vez, vão movimentar estudantes de todos os municípios mato-grossenses numa programação esportiva que dura praticamente o ano todo. Aguardamos as inscrições dos municípios para esses grandes eventos que, além de fomentar a prática de atividades esportivas educacionais, mobilizam famílias e comunidades em torno do esporte”, enfatiza o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, David Moura.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana