conecte-se conosco


Mato Grosso

Setasc amplia projeto para reciclagem de materiais descartáveis

Publicado

A parceria entre a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso Sustentável (Asmats) para a execução do programa A3P, do Ministério do Meio Ambiente, foi ampliada e atenderá também as secretarias adjuntas de Direitos Humanos  e de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon).

A iniciativa, que consiste na coleta seletiva do material de expediente descartado nas unidades da Setasc, é executada desde o início do ano e está alinhada com a Agenda Ambiental na Administração Pública. A Pasta fica responsável pela coleta seletiva e o acompanhamento dos resultados. Enquanto isso a Associação realiza o recolhimento e o processo de reciclagem. Em cada sala da Secretaria foi colocada uma caixa coletora com o slogan ‘Nem tudo é lixo’ para incentivar os profissionais a realizarem o descarte de todos os resíduos sólidos de papel. Dessa forma, o material recolhido semanalmente chega em melhores condições de ser reaproveitado pelos trabalhadores da associação.

A A3P é um programa do Governo Federal para estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

Leia mais:   Governo de MT vai contratar serviço de hospedagem para profissionais da Saúde

De acordo com a titular da Setasc, Rosamaria de Carvalho, a iniciativa visa ainda proporcionar uma melhoria financeira para quem dependem da doação dos materiais, gerando inclusão social e econômica para as mais de 46 famílias afiliadas da Asmats. “Também queremos incentivar e externar a importância da reciclagem, que reflete na redução do lixo e estimula a preocupação com o meio ambiente”.  Conforme ela, a intenção é que as pessoas se sensibilizem da necessidade do trabalho em conjunto e espontaneamente tomem atitudes mais sustentáveis.

Recicláveis

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso Sustentável informa que são consideráveis papéis recicláveis os seguintes materiais: papelão, jornal, revistas, papel de fax, papel cartão, envelopes, fotocópias e impressões em geral. Por outro lado, não são considerados recicláveis: papel higiênico, papel toalha, fotografias, papel carbono, etiquetas e adesivos.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Drone com celulares é abatido na Penitenciária Feminina de Cuiabá

Publicado

Um drone que transportava celulares foi abatido por policiais penais da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, nesta quinta-feira (28.05). Por volta das 12h30, o agente em ronda pela passarela da torre avistou o equipamento sobrevoando a unidade e avisou a equipe de plantão.

Foi feita, então, uma vistoria no pátio atrás dos raios, onde os policiais penais encontraram uma linha de pesca com dois aparelhos celulares, um carregador, uma serra e um fone de ouvido. Ao puxar a linha, conseguiram derrubar o drone, que acabou caindo na rua que fica atrás da penitenciária.

Uma equipe já havia se deslocado à área externa com uma viatura e localizou o drone. Eles ainda realizaram buscas no local e no entorno, mas nenhum suspeito foi encontrado. O material apreendido foi encaminhado ao setor de Inteligência do Sistema Penitenciário para as providências que o caso requer.

Atualmente, a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May possui 192 reeducandas.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Ouvidoria de Polícia de MT realiza levantamento de atendimentos em 2020
Continue lendo

Mato Grosso

Premiados têm até segunda-feira para regularizar dados bancários

Publicado

Os sorteados no Programa Nota MT que ainda não receberam seus prêmios por alguma irregularidade têm prazo até segunda-feira (01.06) para fazer os ajustes. De acordo com a lei que criou o programa, o prazo para regularização e entrega dos prêmios expira em 90 dias

Ao todo a coordenação do programa detectou que 77 sorteados estão com dados bancários incorretos. Para que não percam a chance de receber, a Sefaz enviou e-mails e tentou ligar para os contribuintes que estão nessa situação.

Essa prorrogação de prazo foi feita pela Sefaz, juntamente com algumas no decreto 139, do dia 14 de junho de 2019, que instituiu o Programa Nota MT. As alterações estão contidas no decreto Nº 471/20, publicado na edição extra do Diário Oficial do Estado que circulou no dia 05 de maio de 2020.

Uma das alterações é justamente a chance de que os participantes premiados nos sorteios de julho a dezembro de 2019 (já vencidos), possam receber o prêmio.

Segundo José Humberto Holanda, coordenador do Programa Nota MT, as medidas previstas no Decreto 471, que alteram o regulamento do Nota MT, visam melhorias para todos, aprimoram o programa e beneficiam os usuários. “Esses ajustes são necessários e comprovam o nosso compromisso com a lisura e a evolução do Programa Nota MT”, aponta José Humberto Holanda.

Leia mais:   Piloto apresenta identidade falsa mas é preso após ser reconhecido por policial do Gefron

Ainda de acordo com José Humberto, muitos participantes não informam os dados cadastrais corretamente, e finalizam o cadastro sem informação da conta bancária.  “Quem deixou de colocar a conta bancária ou não apresentou Certidão Negativa de Débito com o Fisco estadual, não terá a oportunidade de receber, conforme prevê o decreto nª139/2019”, explica o coordenador do Nota MT.

Após a primeira tentativa de pagamento, se ocorrer algum erro, o sistema identifica o problema, e notifica o ganhador pelo e-mail cadastrado, pelo aplicativo e também pelo portal do Nota MT.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana