conecte-se conosco


Mato Grosso

Sesp deflagra operação e cumpre 31 mandados contra grupo criminoso

Publicado

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) deflagrou na manhã desta quinta-feira (23.05), a operação “Passo Marcado”. A ação integrada é para cumprir 31 ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão domiciliar. A operação tem como alvo um grupo criminoso atuante na região oeste do Estado nos crimes de roubos majorado, associação criminosa armada, posse e porte de arma de fogo e comércio ilegal de arma de fogo.

Os mandados judiciais, cumpridos nas cidades de Pontes e Lacerda e Figueirópolis D’Oeste, foram representados pela Polícia Civil, sendo expedidas seis ordens de prisão preventiva contra os suspeitos, Magdieldo dos Santos Silva, Arlindo Portilho Sobrinho, Josue Xavier da Silva, Eliazar Daniel da Silva, Marcio da Silva Santos e Vagner Leonel Garcia.

Com base nas investigações da Polícia Civil, a Justiça também decretou 25 mandados de busca e apreensão domiciliar, nos endereços dos investigados, de familiares e de outras pessoas que tem relação com o grupo criminoso. O material apreendido durante as buscas ainda está sendo contabilizado pelas equipes policiais.

O secretário Adjunto de Integração Operacional, coronel PM Paulo Victor Fortes, destacou que a operação na Região Integrada de Segurança Pública (Risp 6), que abrange os municípios onde foram cumpridos os mandados na manhã desta sexta, começou no dia 16 de maio.

Durante o período, as ações policiais repressivas resultaram em 948 pessoas e 459 veículos abordados, 13 armas de fogo apreendidas, seis veículos recuperados e 67 fiscalizações do Corpo de Bombeiros Militar a estabelecimentos comerciais.

Leia mais:   Ações buscam conscientizar população sobre trânsito seguro

“É uma operação muito importante para deter a criminalidade na fronteira. Os resultados obtidos fazem parte do trabalho conjunto das unidades policiais de Mato Grosso para a repressão da criminalidade na região de fronteira”, enfatizou.

Foram empregados na ação profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

INVESTIGAÇÃO

O grupo criminoso é investigado há cerca de 6 meses pela Polícia Civil, tendo o trabalho iniciado após a ocorrência de três roubos de caminhonetes modelo Toyota Hilux, na cidade de Figueirópolis D’ Oeste. Foram identificados como líderes do grupo, Magdieldo dos Santos Silva, Arlindo Portilho Sobrinho e Thiago Soares Nascimento, que tiveram mandados de prisão expedidos Justiça.

Ainda durante as investigações, foram presos em flagrante pela Polícia Militar, Alessandro Cesar Santos Veiga, Thiago Soares Nascimento, Elton Douglas Ferreira dos Santos e Cristovão Oliveira dos Santos (executor de três roubos), além de identificada a participação de Tiago Fhellype Ney de Almeida (que continua foragido).

Segundo apurado, os suspeitos com emprego de arma de fogo subtraíram uma caminhonete Hilux no dia 28 de março também na cidade de Figueirópolis D’Oeste, cuja prisão foi realizada já na cidade de Pontes e Lacerda. Atuando da mesma forma, os integrantes do grupo foram identificados como autores de um crime idêntico no dia ocorrido no dia 16 de março, em Pontes e Lacerda, ocasião em que as vítimas foram mantidas em cativeiro até o amanhecer.

Leia mais:   Força Tática apreende 196 tabletes de maconha em bairro de Cuiabá

Foi descoberto na investigação, que Magdieldo, conhecido como Magno, é segurança particular/noturno na cidade e o responsável por identificar as vítimas e repassar a informação ao grupo criminoso, além de dar todo apoio logístico às ações. Também apurou-se que ele goza de suposta credibilidade na cidade tendo sido candidato a vereador e ficando como 1º suplente nas eleições de 2016. 

Além dos roubos de veículos, a Polícia Civil apura o envolvimento de Thiago Soares do Nascimento em, pelo menos, dois crimes de furto a banco com a utilização de explosivos, fatos ocorridos em dezembro de 2018 na cidade de Jauru e fevereiro de 2019 na cidade de Figueirópolis D’ Oeste.

Participaram da operação, policiais civis de Jauru, Polícia Militar, ARI do 12 CR, Força Tática , DeFron, policiais civis de Comodoro, Campos de Júlio, Nova Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Delegacias Regional e Municipal de Pontes e Lacerda, Policiais Civis de São José dos Quatro Marcos, Rio Branco e Mirassol d Oeste.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Estudantes de Querência conhecem Cuiabá e o funcionamento dos poderes

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) recebeu na quarta-feira (18.09) a visita de 35 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual 19 de Dezembro, localizada no município de Querência (945 quilômetros a Nordeste da Capital). A vinda dos alunos faz parte do Projeto Visita Cidadã, um trabalho multidisciplinar que envolve todas as áreas do conhecimento.

Na Seduc, os alunos foram recepcionados pela secretária adjunta de Gestão Educacional, Rosa Maria Araújo Luzardo, que respondeu vários questionamentos dos estudantes sobre o funcionamento da estrutura escolar.

Um dos alunos quis saber se a Seduc tem algum projeto de aproximação com as escolas e alunos. “Sua pergunta vem ao encontro de uma ação estratégica da escola que é o Projeto Seduc Vai à Escola. O projeto é conhecer a escola, os estudantes e seus profissionais da educação, e que verifica os tipos de dificuldades que ela tem, para melhorar a gestão e a aprendizagem do aluno”, explicou Rosa Luzardo.

A professora de História, Tatiane Schneider Neukamps, que acompanhou os alunos, avaliou como positiva as visitas nos órgãos públicos, pois o conhecimento adquirido foi muito grande.

Leia mais:   Força Tática apreende 196 tabletes de maconha em bairro de Cuiabá

“Nossos alunos não conheciam a Capital do Estado. É um imenso ganho de conhecimento. É a teoria ligada à prática. Eles fizeram um trabalho sobre os 300 anos de Cuiabá e estão fazendo essa vivência”, frisou. A professora lembrou ainda que os estudantes têm muita curiosidade histórica, pois querem saber a história de Mato Grosso.

A coordenadora pedagógica, Helen Cristina Ladeia, que também participa do projeto, explica que a viagem até a Capital é uma oportunidade ímpar que os alunos tiveram. “Nossos alunos ficaram deslumbrados com a Capital. É um momento que vai fazer a diferença na maneira deles encararem a escola”, ressalta.

A aluna Rainara Olegária disse ter adquirido bastante conhecimento e aprendizado sobre aos órgãos públicos que visitou. “A palestra que tivemos na Assembleia Legislativa, de como funciona aquele poder, foi excelente, muito bem detalhada”, assinalou.

O colega dela, Fábio Henrique, também não conhecia Cuiabá e achou a cidade interessante e aprendeu principalmente sobre o funcionamento dos três poderes. “Também visitamos pontos turísticos como o Parque das Águas e conhecemos os shoppings centers”.

Leia mais:   MTI capacita gestores para o uso do Sistema de Informações Gerenciais

O estudante Biulen Souza Santos disse que conhecer a Capital e como funciona os poderes é uma experiência única, pois sempre ouviu falar de Cuiabá pelos meios de comunicação e nunca tinha posto os pés na Capital de Mato Grosso.

“É um prazer enorme conhecer a nossa Capital, apesar de ser uma viagem difícil e cansativa. Podemos passar informações daqui para nossos colegas”, comemorou.

Pontos Turísticos

Na quarta-feira, os alunos também visitaram o Palácio Paiaguás e na terça-feira (17.09) estiveram no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Os estudantes fizeram uma panorâmica – viagem pelos pontos principais de uma cidade – e conheceram o Balneário da Salgadeira, em Chapada dos Guimarães, e visitaram os shoppings centers. Nesta quinta-feira (19.09), os alunos ainda visitarão vários pontos turísticos da Capital.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Sema promove ações de recuperação de nascente e plantio de espécies nativas

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente realizará em Cuiabá e Barra do Garças ações alusivas ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro. Os eventos acontecerão nesta sexta-feira (20.09), com entrega de mudas e replantio de espécies.

A programação em Cuiabá está sendo organizada pela Superintendência de Educação Ambiental e abrange o início da recuperação de nascente e plantio de mudas de espécies arbóreas nativas do cerrado. O evento será realizado na Escola Municipal de Educação Básica 12 de outubro, no bairro Jardim Itamarati, às 7h30.

O evento tem como parceiros o Ministério Público de Mato Grosso; Projeto Água para o Futuro-MP; Prefeitura de Cuiabá; Projeto Verde Novo; 44º Batalhão de Infantaria Motorizado; Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Juizado Volante Ambiental (Juvam) e Instituto Ação Verde.

Barra do Garças

A Diretoria da Unidade Desconcentrada de Barra do Garças é uma das participantes do Projeto Árvores Pela Vida, que realizará o plantio de árvores em escolas municipais e distribuirá mudas aos pais dos estudantes.

Leia mais:   Pacientes do Cridac recebem aparelhos auditivos e cadeiras de rodas

Na parte da manhã, a ação começa às 8 horas, nas Escolas Municipais Maurenice Santos Cordeiro, Helena Esteves e Dona Delice Farias dos Santos. No período da tarde, serão atendidas as escolas Esmeralda Gomes de Carvalho, Francisco Marcucci e Arlinda Gomes, a partir das 13h30.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana