conecte-se conosco


Mato Grosso

Servidores são orientados para cuidados e prevenção ao câncer de mama

Publicado

Uma tarde aconchegante para tratar um assunto sério, o câncer de mama. Assim foi o evento realizado na tarde desta quinta-feira (17), pelo Mato Grosso Saúde em parceria com a Casa Civil e a Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf).

Para tratar de um assunto que traz em si uma carga muito pesada, as mulheres foram recepcionadas com flores e muita música, com o projeto musical Siê – Voz e Cordas. Uma pitada de humor também foi adicionado ao evento, com a presença do comediante André D’Lucca, que trouxe a personagem Almerinda George Lowsby para deixar uma mensagem de não desistência às lutas, em especial a contra o câncer de mama.

A médica oncologista clínica, Carla Nakata, credenciada ao Mato Grosso Saúde, trouxe todo o seu conhecimento para esclarecer as dúvidas das participantes e também frisar sobre a importância do diagnóstico precoce que pode salvar vidas.

“Sentiu algo estranho em sua mama, não deixe para depois, pois pode ser tarde. Procure ajuda médica o quanto antes. Sua vida vale muito”, esclareceu a médica. 

Leia mais:   Bope localiza fuzis e centenas de munições de organização criminosa

A servidora, Marlene Nunes da Silva Sampaio, se interessou em participar do evento para que o seu conhecimento sobre o assunto pudesse ser ampliado e levado adiante. 

“O que me chamou a atenção para a participação no evento foi o tema em si, pois é sempre bom conhecermos mais sobre essa doença silenciosa para estarmos atentas ao nosso corpo. A Carla apresentou o tema de forma muito suave e esclarecedora. As mensagens que levo para a casa hoje são de que o câncer tem cura e que o autoexame é fundamental para ajudar a salvar vidas”, comentou. 

Outra servidora que também que se fez presente foi a Élissa de Deus, que deu um importante depoimento sobre em como descobriu e deixou o alerta sobre a importância da prevenção.

“Eu estava fora do grupo etário de risco, que geralmente é para mulheres acima dos 50 anos. Eu, aos 32 anos, descobri o câncer na mama realizando o autoexame após uma amiga postar nas redes sociais que havia descoberto e como descobriu. Foi então que eu resolvi fazer o toque na minha mama. Se eu não tivesse feito isso, hoje, possivelmente, eu teria descoberto tardiamente a doença”, alertou. 

Leia mais:   Programa promove higiene e limpeza nas unidades penais de Cuiabá

Quem não pode estar presente no evento pode conferir a matéria realizada com a médica aqui.

O evento também contou com a presença da MT Mama, do cantor Rafael Rosa, da CliniLab, Clínica de Olhos Bosque da Saúde e do Laboratório de imagens Diagx.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Visita técnica da Prefeitura constata que o Governo cumpre regras da Anvisa

Publicado

A visita realizada pela Prefeitura de Cuiabá, nos 80 leitos de UTI, já em operação nos Hospitais Estaduais Santa Casa e Metropolitano, concluiu que o Governo de Mato Grosso cumpre com as preconizações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O atesto foi feito pelo fisioterapeuta e funcionário do Hospital de Referência para COVID-19 em Cuiabá, Paulo Henrique de Oliveira. Ele explicou que a ANVISA preconiza que os hospitais precisam ter pelo menos um ventilador para cada dois leitos de UTI, e neste caso, a Santa Casa e o Metropolitano se enquadram.

“Para momentos de pandemia e em situações extremas de Síndrome Respiratória Aguda Grave, alguns pareceres técnicos preveem a utilização temporária de um ventilador pulmonar para mais de um paciente em caso de falta de mais aparelhos, mas que devem ser observados alguns critérios para que isso possa ser feito”, comentou. 

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, explicou que na Santa Casa há 40 leitos de UTIs em plena atividade e 10 UTIs pediátricas sendo implantadas. Já no Metropolitano são 40 leitos e outros 30 em fase de implantação. 

Leia mais:   CGE comemora exigência de auditor de carreira na chefia dos órgãos de controle interno

Dos 40 leitos da Santa Casa, 28 têm respiradores, e no Metropolitano, dos 40 leitos, 30 têm o equipamento. “Para todos os demais leitos, o governo já adquiriu os respiradores e eles estão no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, na alfândega para serem liberados pela Receita Federal. Além disso, é bom destacar que os 10 leitos que o Ministério da Saúde encaminhou para a Santa Casa, nenhum chegou com ventiladores. Mas, como já dissemos, compramos para todos os leitos”, explicou.

“Nós agimos rápido, compramos os equipamentos e eles já estão em solo mato-grossense. Agora é uma questão de burocracia e logo já estaremos com todos os leitos de UTI com os respiradores. E é bom deixar claro que estamos cumprindo com todas as preconizações e protocolos do Ministério da Saúde”, destacou.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Museu Casa Dom Aquino oferece formação em patrimônio cultural

Publicado

O Museu de História Natural Casa Dom Aquino está com inscrições abertas para o curso online de formação em Educação para o Patrimônio Cultural em Espaços Educativos no Estado de Mato Grosso. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela internet (acesse AQUI o formulário) até o dia 20 de junho. 

Na modalidade de Ensino à Distância (EAD), a capacitação está dividida em cinco módulos, totalizando uma carga horária de 50 horas e o certificado será emitido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Serão abordados em cada módulo, temas que versam sobre o patrimônio cultural material e imaterial, patrimônio cultural e museus, patrimônio cultural e arqueológico, e patrimônio cultural paleontológico e geológico.

Direcionado a professores da rede básica de ensino, educadores sociais, gestores e profissionais ligados a cultura, entre outros interessados pelo tema, o curso busca viabilizar a formação e o acesso à informação por meio da fruição dos bens culturais do Estado.

A capacitação foi formulada pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss), que faz a gestão compartilhada do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Desenvolvido em parceria com a UFMT, o curso faz parte do Programa de Serviços Educativos e Projetos Especiais do Museu.

Leia mais:   Polícia Civil empossa 30 novos delegados nomeados pelo Governo do estado

Mais informações sobre o curso podem ser acessadas no link de inscrição.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana