Mato Grosso

Seplag orienta secretarias a comprar com economia

Published

on

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizou na manhã desta quinta-feira (11.04) uma reunião com representantes de todos os setores de aquisições e contratos das secretarias do Governo.

Na ocasião foram reforçadas as orientações para que as pastas realizem suas aquisições de bens e a contratação de obras e serviços com critérios que levem em conta a necessidade e a economicidade.

De acordo com a superintendente de Aquisições Governamentais da Seplag, Katiene Pinheiro, o propósito da reunião foi enfatizar a importância das pesquisas de demandas junto às unidades para a elaboração da ata de registro de preço.

“Fizemos um alinhamento com todos os coordenadores para que entendam a importância da pesquisa de demanda e da sua imediata e correta resposta”, disse a superintendente.  

A ata de registro de preço é um recurso usado na contratação de bens e serviços, que permite que diversos órgãos com interesses comuns façam suas aquisições em um mesmo processo licitatório. A vantagem é o alcance de melhores preços dos fornecedores em detrimento do volume de aquisições.

Leia mais:   Governo de MT abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação e negociarem dívidas com desconto e parcelamento

A Seplag é o órgão responsável pelas aquisições corporativas de bens e serviços comuns a todos os órgãos e secretarias.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Mais de 50 agricultores familiares de MT vão apresentar diversidade de produtos em feira de turismo

Published

on

Um total de 53 produtores familiares de Mato Grosso irão apresentar e comercializar seus produtos no espaço destinado à agricultura familiar, na Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2024), que será realizada entre 30 de maio e 2 de junho de 2024 no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

A feira, com o tema “Descubra Mato Grosso: Turismo, Eventos, Agro & Negócios”, é resultado de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio).

Os produtos oferecidos pelos agricultores familiares refletem a rica biodiversidade e da cultura regional mato-grossense. Desde as castanhas do Brasil de Alta Floresta até os queijos finos curados e doces de leite de Nossa Senhora do Livramento. A variedade é vasta e inclui ainda cachaças artesanais e licores de diversas localidades, mostrando a habilidade dos produtores locais em refinar bebidas tradicionais com um toque regional.
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Além disso, itens como a banana chips e o baru da Comunidade Quilombola em Capão Verde, Poconé, e os derivados do babaçu e baru de Agrovila das Palmeiras, Santo Antônio de Leverger, evidenciam o aproveitamento sustentável dos recursos naturais locais.

Leia mais:   "Nunca pensei que um dia receberia presente tão valioso", afirma contemplada com escritura da 1ª casa aos 70 anos

O evento também será uma vitrine para produtos menos convencionais, como os derivados de café e os alimentos veganos e naturais de Cuiabá, assim como as múltiplas variedades de mel, própolis e geleia real.

O secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Luluca Ribeiro, afirma que na FIT Pantanal 2024 é demonstrada a capacidade empreendedora dos agricultores familiares, que contribuem significativamente para a economia das comunidades e manutenção da cultura alimentar do Estado.

“É uma grande oportunidade para que a população possa conhecer parte da infinidade de produtos da agricultura familiar, que possuem qualidade que, muitas vezes, o público em geral ainda desconhece”, enfatizou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Governo de MT estabelece força-tarefa e intensifica ações de prevenção e combate aos incêndios florestais

Published

on

Protocolo inédito do Governo de Mato Grosso e a Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) irá reforçar a integração entre Estado e Prefeituras nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. O documento foi assinado nesta quinta-feira (25.04), na sede da AMM, em Cuiabá.

“Com este protocolo assinado hoje, teremos um combate mais eficiente e vamos garantir o fortalecimento do trabalho preventivo, que é fundamental para que, durante o período proibitivo do uso do fogo, Mato Grosso possa ter uma redução dos focos de calor e, consequentemente, dos incêndios florestais”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

“Só vamos conseguir avançar na prevenção e no combate de incêndios florestais nos três biomas de Mato Grosso se trabalharmos juntos. O município não consegue agir sozinho, por isso fazemos essa integração. Será uma força-tarefa para evitar que neste ano os grandes incêndios florestais assolem Mato Grosso”, pontuou o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, prefeito de Primavera do Leste.

O protocolo de intenções foi assinado pelas Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Segurança Pública, Corpo de Bombeiros Militar, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e AMM. O documento estabelece cooperação mútua, visando a integração das atividades de preparação, prevenção e resposta a incêndios florestais.

Leia mais:   Setasc realiza Mutirão da Cidadania em três municípios nesta semana

“Nova Bandeirantes já é parceiro do Corpo de Bombeiros há três anos, o que resultou na redução de focos de calor em 67% entre 2022 e 2023. Esse protocolo será fundamental entre município, Corpo de Bombeiros e Sema, e vem para fortalecer ainda mais nossa parceria”, afirmou o prefeito de Nova Bandeirantes, César Augusto Périgo.

O documento também prevê que as prefeituras criem salas de monitoramento de incêndios florestais e realizem a contratação de brigadistas municipais por um período de quatro meses. A capacitação destes profissionais ficará sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros.

Presidente do TCE, o conselheiro Sérgio Ricardo destacou o trabalho realizado pela corporação no combate aos incêndios florestais em todo o Estado. Ele também afirmou que a redução de incêndios e desastres é possível por conta das forças de segurança de Mato Grosso.

“Admiro o trabalho do Corpo de Bombeiros. Esta é uma das instituições de maior credibilidade no nosso Estado e país. Visitei e conheci o trabalho maravilhoso feito pela corporação. Se acontece a diminuição de incêndios e desastres, é graças ao trabalho do Corpo de Bombeiros”, disse.

Leia mais:   SES capacita médicos de Cuiabá e Várzea Grande para diagnóstico de morte encefálica

Já a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos do Meio Ambiente da Sema, Lilian Ferreira dos Santos, reforçou que desde 2019 o Governo de Mato Grosso investe mais de R$ 240 milhões em ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.

“Estou na secretaria há 26 anos e tenho acompanhando o desenvolvimento e investimento realizado pelo Governo do Estado desde 2019. É um aumento significativo que garante um Estado preparado para combater, fiscalizar e prevenir os incêndios florestais”, destacou.

Período proibitivo de uso do fogo

Neste ano, o período proibitivo de uso do fogo foi ampliado e contará com prazos diferentes para os biomas mato-grossenses. Na Amazônia e Cerrado, fica proibido o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas entre 1° de julho e 30 de novembro. Já no Pantanal, a proibição se estende até 31 de dezembro.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana