conecte-se conosco


Cáceres e Região

SENAR TEC LEITE: Projeto de assistência técnica do Senar-MT será ampliado por mais um ano

Publicado

O programa SenarTec Leite, que atende 120 produtores rurais no município de Pontes e Lacerda, foi ampliado por mais um ano. Esta notícia deixou os produtores que participam do projeto bem animados. O presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Nilmar Miotto, aproveitou o I Workshop do Leite realizado na última sexta-feira (29.07), no município para fazer o pedido aos representantes do sistema Famato/Senar.

O presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado garantiu que o projeto será prorrogado e que só vai prosperar. “É um trabalho que eu acredito muito. Acredito que além de prorrogado vai receber novos recursos para ampliar o número de produtores atendidos. A assistência técnica é primordial para melhorar a qualidade de qualquer tipo de produto”.

O presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Nilmar Miotto, destacou que houve um aumento de produção de leite após a implantação do Senar Tec Leite. “Os produtores estão lidando melhor com a gestão do seu negócio, estão fazendo todas as anotações, verificando tudo o que ganham e o que gastam. Isso ajuda a controlar melhor o custo de produção e a acompanhar mais de perto a rentabilidade”.

Leia mais:   SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - IFMT Campus Cáceres divulga horários e locais de provas

O superintende do Senar-MT, Otávio Celidonio, pontou que o projeto tem como objetivo melhorar a qualidade e a produção de leite. “A falta de assistência técnica é um dos principais problemas enfrentados pelos produtores de leite. Essa demanda é grande e antiga, e quem mais sofre são os pequenos e médios produtores”.

Celidonio acrescentou que o projeto de assistência técnica completa um ano e os resultados são positivos. É um projeto de assistência técnica gerencial e visa oferecer ao produtor as ferramentas para que ele possa gerenciar corretamente sua propriedade. Os técnicos do Senar-MT auxiliam os produtores de leite a entender o seu custo de produção. “A visita mensal aos produtores cria o hábito de olhar seus números e fazer o investimento correto. É um projeto que diz não só o que é melhor a fazer, mas sim onde é preciso investir e que mostra uma nova maneira de pensar”.

O gerente de Educação Formal e Assistência Técnica do Senar-MT, Armando Urenha, afirmou que o foco é transformar o negócio em algo empresarial. “Sabemos que a maioria dos produtores que produzem leite estão inseridos na agricultura familiar e não têm acesso à assistência técnica. O trabalho consiste em orientação, levantamento de informações e a partir disso, planejamento da produção. Com isso, ele pode transformar a sua produção em um negócio lucrativo e sustentável”.

Leia mais:   Navios da “Operação Celeiro IV” promovem visitação pública em Cáceres

O supervisor de Assistência Técnica do Senar-MT, Giovani Peres, explica que o trabalho funciona com a ação do supervisor e outros cinco técnicos de campo. “Cada um deles atende 10 propriedades, por semana, com uma visita de quatro horas, em que orientamos os produtores e montamos juntos os quadros de informações e o planejamento”.

Assista ao vídeo com alguns dos “cases de sucesso do projeto:https://www.youtube.com/watch?v=ud5Bz_32CYY

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 90 Sindicatos Rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).

Fonte: GECOM Senar-MT[td_block_video_youtube playlist_title=”” playlist_yt=”” playlist_auto_play=”0″]

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Comissão de Educação, desporto,Cultura e Turismo convoca para Audiência publica nesta sexta feira

Publicado

A Comissão de Educação, Desportos, Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Cáceres tem a honra de convidar a população para uma audiência pública, com o intuito de contextualizar sobre os seguintes processos dos Projetos de Lei:

– Projeto de Lei nº 04 de 11/02/2019 – “Institui o Conselho de Turismo alterando a Lei Municipal sob o nº 1.250”;

– Projeto de Lei nº 25 de 18/03/2018 – “Preservação e Manutenção Procedimental para a Realização de Intervenções e Bens Edificados e Tombados nas Áreas de Entornos no Município de Cáceres”;

– Projeto de Lei nº 03 de 11/02/2019 – “Criação do Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR, revogando Lei anterior de 1994”.

A audiência será realizada no dia 22/03/2019 (sexta-feira) a partir das 18h na Câmara Municipal de Cáceres, localizada na Rua Coronel José Dulce s/nº. A Comissão afirma que a audiência é o momento ideal para o aperfeiçoamento da legislação em gênese, com a participação do público, de modo a torná-la efetiva e aplicável.

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa
Comentários Facebook
Leia mais:   SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - IFMT Campus Cáceres divulga horários e locais de provas
Continue lendo

Cáceres e Região

Grupo Juba é parceiro da educação no projeto de climatização das escolas municipais

Publicado

O Grupo Juba, composto por empresas de responsabilidade social, de forma voluntária, adota posturas, comportamentos e ações que promovem  de alguma  forma o  bem-estar dos seus colaboradores, fornecedores, clientes e comunidades onde se instala.

Em Cáceres diversos projetos, programas e ações têm  aproximado cada vez mais o Juba da população da cidade. A  última foi o engajamento do Juba Supermercados e do Atacado Pantanal na campanha promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, e realização do Rotary Club, que visa  através de um Festival de Prêmios, climatizar as escolas da Rede Municipal.

O diretor financeiro do Grupo Juba, Marcelo Ribeiro, confidencia que quando foi procurado pelo prefeito Francis Maris e pela vice-prefeita e secretária municipal de educação, Eliene  Liberato Dias se sensibilizou com a causa e resolveu ser um parceiro desta ação.

Marcelo conta que patrocinou a confecção das cartelas que totalizaram  R$  6 mil  e ainda adquiriu 1500 cartelas ao valor de 10 reais cada uma, totalizando R$ 15 mil reais.

“Como empresa cidadã, estamos fazendo nossa  parte, são 21 mil reais investidos  na educação. Um município e as pessoas que vivem nele, só se desenvolvem se houver investimento na educação. Em um município tão quente climatizar as escolas é contribuir com um melhor aprendizado dos alunos”, avalia o Ribeiro.

Leia mais:   Grupo Juba é parceiro da educação no projeto de climatização das escolas municipais

Já o diretor administro do Grupo Juba, Mirko Ribeiro, observa que as cartelas adquiridas nesta parceria serão destinadas aos clientes que fizerem suas compras nas lojas do Juba Supermercados Centro, e da Padre Cassimiro (Jubão). Mirko informa que no Atacado Pantanal 500 cartelas já foram distribuídas.

Segundo ele foi estabelecido o critério de que em compras acima de cem reais o cliente tem direito a uma cartela para concorrer a duas motos Bis 125 CC, em sorteio que será realizado no dia 30 de março. “Foi uma forma que achamos de colaborar com a educação municipal e ainda brindar nossos clientes oportunizando a eles concorrerem a duas motos”, ressalta Mirko.

Para a secretária de Educação Eliene Liberato, a iniciativa do Grupo Juba é louvável e vai contribuir muito com o projeto de instalação de aparelhos de ar condicionado nas escolas municipais.

Ela destacou a participação do Juba Supermercados e do Atacado Pantanal e fez questão de agradecer  os diretores do Grupo. “Qualquer investimento na educação traz um retorno imensurável, muito obrigado Marcelo e Mirko por esta parceria e por apoiarem a educação municipal”, finalizou Eliene.

Leia mais:   Cadela da PM encontra 23 quilos de droga dentro de veículo em Conquista D´Oeste

Assessoria – Esdras Crepaldi

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana