conecte-se conosco


Mato Grosso

Senador afirma que Governo teve “coragem para enfrentar as dificuldades” e prevê boas perspectivas para 2020

Publicado

O senador Jayme Campos afirmou que já nos primeiros 10 meses a atual gestão do Governo de Mato Grosso caminha com passos firmes ao encontro do equilíbrio fiscal. De acordo com ele, as medidas adotadas pelo governo no início deste ano já mostram que 2020 será um ano com perspectivas melhores.

A defesa do senador foi feita durante o encontro com prefeitos, prefeitas e primeiras-damas, promovido pela primeira-dama Virginia Mendes e pelo governador Mauro Mendes, na segunda-feira (18.11), no Palácio Paiaguás.

“O governador Mauro Mendes assumiu o Estado com muita dificuldade. Nesse ano de 2019, ele assumiu fazendo o dever de casa, ou seja, buscando o equilíbrio fiscal de Mato Grosso. Pois, lamentavelmente, o déficit era acima da média nacional. O Mauro de forma muito zelosa e competente, e aqui temos que reconhecer o seu trabalho, está conseguindo colocar as contas em ordem, com muitos avanços nesse ano de 2019. E para o ano que vem as perspectiva são bem melhores”, disse Campos.

Ao analisar toda a realidade de Mato Grosso, Jayme Campos destacou que era “óbvia e evidente” a necessidade de tomar algumas medidas amargas, “contrariando até mesmo alguns segmentos da sociedade, como o comercial e o setor empresarial do nosso Estado”.

Leia mais:   Terça-feira (07): Mato Grosso registra 23.506 casos e 896 óbitos por Covid-19

“O Mauro teve a coragem, e muito pouco se coloca, de ser sincero. Fiz uma indagação a ele e ao Pivetta [vice-governador Otaviano Pivetta], qual o milagre que eles iriam oferecer na medida em que o Estado estava quase falido. Eu disse que ele teria que tomar algumas medidas que não seriam simpáticas, mas eram necessárias”, lembrou, acrescentando que as “medidas amargas foram tomadas”.

“Se fosse qualquer outro cidadão fraco estaríamos literalmente falidos”, destacou.

Ainda na avaliação de Jayme, o cenário é otimista para 2020.

“Tenho a certeza que para o ano que vem as coisas irão melhorar ainda mais”, finalizou o senador.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

“O Governo subiu o preço do plantão, mas há grande dificuldade para contratar”, relata governador

Publicado

O governador Mauro Mendes afirmou que o Estado de Mato Grosso está tendo grandes dificuldades em contratar profissionais de saúde para atuar no enfrentamento à covid-19, apesar de todos os esforços de chamamento.

A declaração foi dada nesta quinta-feira (09.07), durante entrevista ao apresentador José Luiz Datena, na rádio Bandeirantes.

De acordo com o governador, esse é atualmente um dos maiores empecilhos para colocar novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em funcionamento, uma vez que é necessária uma equipe considerável de profissionais de saúde capacitados para gerir as unidades.

“O nosso grande problema é a contratação de profissionais. O Governo está pagando mais caro, elevamos o preço, o salário, o plantão médico. Subimos e está em R$ 1.800 por 12 horas de trabalho de um médico, assim como subimos de outros profissionais que compõem as UTIs, para atender a população, que é o mínimo que a gente pode fazer”, explicou.

Ainda na entrevista, Mauro Mendes reforçou a orientação para que a população, ao sentir os primeiros sintomas de coronavírus (como tosse seca, febre e falta de ar), procure imediatamente um médico para que a situação não se agrave. O Governo do Estado está adquirindo grande quantidade de medicamentos para distribuir às prefeituras, de forma a estarem disponíveis para os pacientes na atenção básica.

Leia mais:   Unemat fará seleção de ingressantes 2020/2 com notas do Enem 2017-2019

“O tratamento precoce é uma medida eficaz. Teve sintomas, não fique em casa. Procure um médico, tome o medicamento no início e isso está salvando milhares de vidas e pode salvar a vida de muita gente”, ressaltou.

Esforço para contratação

No momento, há um edital aberto para a contratação de médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e maqueiros, para atender a demanda nos Hospitais Regionais de Alta Floresta, Cáceres, Colíder, Rondonópolis, Hospital Metropolitano e Hospital Estadual Santa Casa.

Além disso, outro edital foi aberto nesta semana visando a contratação de 24 médicos para atuar no Centro de Triagem e Diagnóstico da Covid-19, em Cuiabá, que começará a atender nos próximos dias. As inscrições podem ser feitas por meio do link: cadastro.mt.gov.br

O Governo do Estado também vai enviar ainda nesta quinta-feira um projeto de lei à Assembleia propondo que os profissionais contratados da Saúde que porventura contraiam a covid-19, possam continuar a serem pagos enquanto estão em período de recuperação, de forma a não ficarem desassistidos. 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Policiais Militares atuam na sanitização das unidades da PM no combate ao coronavírus

Publicado

Para evitar a proliferação do novo coronavírus, a Polícia Militar de Mato Grosso está capacitando os policiais para atuarem na sanitização e desinfecção das unidades da corporação. Neste primeiro momento, seis militares do Comando Geral da PM aprendem os procedimentos sanitários com policiais da unidade especializada que receberam a qualificação após instruções recebidas do Corpo de Bombeiros Militar.

Além de multiplicar conhecimento no combate a pandemia em se tratando da higienização dos espaços, o Comando Especializado da Polícia Militar entregou nesta semana  kits de desinfecção e equipamentos de proteção individual para todas as unidades especializadas da PM como Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Operações Policiais Especiais(Bope) Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário e Regimento de Policiamento Montado- Cavalaria.

O comandante das unidades de policiamento especializado da PM, coronel Carlos Eduardo Pinheiro destaca que a união dos policiais em combater o coronavírus. “Desde quando começou a pandemia aqui no comando especializado adotamos todas as medidas preventivas que estavam ao nosso alcance, fizemos aquisições de luvas e máscaras para todas as nossas unidades operacionais, distribuímos termômetros infravermelho para todas unidades e por fim os kits de sanitização. Solicitamos ao Corpo de Bombeiros Militar a capacitação de um policial militar de cada unidade especializada para manusear e realizar a sanitização dos quartéis e viaturas”, explica coronel Pinheiro.

Leia mais:   Instituto de Pesos e Medidas fiscalizará hidrômetros a partir de setembro

O comandante da ajudância geral da sede da PM, tenente coronel Rodrigo Eduardo Costa conta que a capacitação dos policiais para higienizar os espaços e viaturas da sede da PM começou com dois policiais, mas a expectativa é preparar mais militares para atuarem nesta linha de frente no combate a Covid-19.

Tenente-coronel Eduardo ressalta a importância da união na instituição neste momento difícil para todos. “Com todos unidos podemos combater essa doença que assola tantas famílias. Queremos agradecer o Comando Especializado da PM por nos ajudar nesta missão de manter a higienização dos espaços da PM, isso é um trabalho preventivo que salva muitas vidas”, explica.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana