conecte-se conosco


Política

Senado aprova comissão para acompanhar queimadas no pantanal

Publicado

Senadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul deve visitar a região na próxima semana

O Senado aprovou hoje (09.09) a criação de uma comissão especial que vai acompanhar a situação do bioma pantanal, devastado por incêndios florestais há pelo menos 60 dias. A comissão de senadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul deve visitar a região na próxima semana. Eles devem conversar com moradores, empresários, ongs e brigadistas voluntários para identificar quais as medidas que podem ser tomadas para conter as chamas e  recuperar a fauna e a flora,além das atividades econômicas, incluindo o turismo e, principalmente, elaborar estratégias para que a situação não volte a se repetir em anos futuros.

A criação da comissão especial foi proposta pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), membro da Comissão de Meio Ambiente do Senado.

Segundo ele, os subsídios colhidos pela comissão servirão para fundamentar uma proposta de legislação para o bioma, que leve em consideração o uso sustentável dos recursos naturais.  “O que acontece hoje no pantanal precisa servir de reflexão para a adoção de medidas para que essa tragédia não se repita”, diz Fagundes.

Leia mais:   Maior obra estrutural de Cáceres, projeto de coleta e tratamento de esgoto terá inicio ainda neste ano

Segundo dados do Inpe, pelo menos 2,5 milhões de hectares já foram consumidos pelas chamas desde o início do ano. “O pantanal é hoje o mais afetado pelas queimadas”, avalia o senador, que cita o bioma como uma das mais importantes reservas da biosfera do mundo, que atrai milhares de visitantes todos os anos para apreciar a fauna e a flora.

Hoje, os maiores focos de incêndios estão na região de Porto Jofre, onde está o Parque Estadual Encontro das Águas, considerado o melhor lugar de observação de onças do mundo.

O trabalho de combate às chamas envolve 110 agentes públicos (Corpo de Bombeiros, forças armadas, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Ibama e ICMBio), além de 200 brigadistas voluntários e proprietários rurais da região.

Da assessoria

Comentários Facebook

Estadual

Governador destaca crescimento e anuncia investimentos para 2021 em MT

Publicado

Em seu discurso durante visita o presidente da República Jair Bolsonaro a MT, na manhã desta sexta-feira, 18 de setembro, o governador do Estado, Mauro Mendes destacou a dificuldades enfrentadas ao assumir a administração estadual, que estava com as finanças quebradas, salários atrasado, viaturas policiais sendo recolhidas por falta de pagamento de locação e de combustível, isto sem falar na questão da saúde que estava bastante precária.//

Mauro Mendes lembrou que precisou tomar medidas duras para regularizar a economia e promover a retomada do crescimento./ O governador pontou que centenas de obras que estavam paradas há anos, foram retomadas e a maioria dela já concluída./ O chefe do Executivo Mato-grossenses anunciou o maior investimento para MT no próximo ano.//

Sonora: Mauro Mendes

O governador Mauro Mendes acompanha o presidente Jair Bolsonaro está na região Norte do Estado onde visita a INPASA, Usina de Etanol em Sinop, a 503 km de Cuiabá.//

Por Jota Passarinho

Comentários Facebook
Leia mais:   Governador destaca crescimento e anuncia investimentos para 2021 em MT
Continue lendo

Mato Grosso

Dr. Leonardo participa de comitiva para discutir medidas de combate às queimadas no Pantanal

Publicado

Parlamentares estão se unindo na busca de iniciativas para enfrentar a maior série de queimadas do Pantanal de Mato Grosso das últimas duas décadas, e apresentam uma instalação de Comissão Externa visando a articulação de medidas a curto, médio e longo prazo, além de uma comitiva que visitará a região.

A diligência dos parlamentares, acontece neste final de semana, dias 19 e 20 de setembro, partindo de Cuiabá em direção a Poconé, com sobrevôo na região mais afetada, e reunião com as equipes que estão atuando na região, além do contato com as lideranças locais, com a comunidade, organizações e população da região. O deputado federal Dr Leonardo, que também participa da comitiva, ressalta a urgência em mobilizar ações de combate ao fogo no estado. ”Precisamos nos unir para enfrentarmos esse caos em que o estado do MT está passando, mas principalmente, para buscarmos medidas preventivas para os anos seguintes”, destaca o deputado.

Além da instalação de um Comissão Externa (REQ2369/2020) para focalizar o trabalho articulado e cooperativo de curto prazo (combate às queimadas) e de médio e longo prazos (planejamento, prevenção, estudos etc), os parlamentares deverão fazer em bloco uma Indicação ao Presidente sugerindo a mobilização de militares, a consignação de dotações orçamentárias adicionais para apoiar o enfrentamento das queimadas e a instituição de “Gabinete de Crise”,. Também estão previstos Requisição de Informações ao Ministério do Meio Ambiente sobre ações do Governo Federal no enfrentamento das queimadas.

Leia mais:   Convenções partidárias definem nesta quarta-feira os candidatos que concorrem a sucessão de Francis em novembro em Cáceres

Recentemente, Dr. Leonardo, enviou solicitação oficial ao presidente Jair Bolsonaro solicitando a presença das Forças Armadas no reforço ao combate às queimadas. Após a solicitação, o Ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Martinho, anunciou que o presidente Jair Bolsonaro determinou o envio de ajuda através da Defesa Civil para combater os incêndios florestais no Pantanal. “Esse é um reforço mais que necessário, o Pantanal precisa, nesse momento, mas ainda nao é suficiente. A presença das Forças Armadas, assim como já vem acontecendo com a Amazônia, é de fundamental importância num momento jamais vivenciado no Mato Grosso, para que cessem as perdas e os danos tanto para a nossa fauna e flora, quanto para população que está sofrendo com a fumaça”, conclui o parlamentar.

Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana