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Seminário sobre pavimentos sustentáveis e a BR-163 abre inscrições

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Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário de Pavimentos Sustentáveis da BR-163/MT, organizado pela Concessionária Rota do Oeste, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O evento acontece em 28 de março (quinta-feira), das 8h às 18h, no Teatro da UFMT, em Cuiabá, e contará com mesas redondas e palestras ministradas por especialistas nas áreas de engenharia e pavimentação.

O tema do Seminário é “Tecnologia + Sustentabilidade: Aproveitamento do RAP em regiões de alta temperatura e tráfego pesado”. A palestra de abertura será ministrada pela engenheira civil e doutora pela Universidade Federal do Rio Janeiro (COPPE/UFRJ), Laura Motta, que vai abordar “Investigação e desenvolvimento em mecânica dos pavimentos”. Além da palestra, o Seminário terá a apresentação “Estudos e resultados da utilização do RAP em misturas mornas na BR-163”, coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia Civil da UFMT, na Área de Geotecnia e Transportes, Luiz Miguel de Miranda. O resultado é fruto das pesquisas do Laboratório de Pavimentos, implantado na Rota do Oeste em 2018, que realiza estudos, análises e testes de novas técnicas de reaproveitamento do fresado para atender à demanda da BR-163.

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No período vespertino, outras duas importantes palestras serão ministradas pelos especialistas Kamilla Vasconcelos Savasini, da Universidade de São Paulo (USP), e José Barbosa Soares, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A mesa redonda “Sustentabilidade e reciclagem de materiais em pavimentação” reunirá especialistas da USP, UFRGS e UFRJ, além do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Mato Grosso, Orlando Fanaia. A programação conta ainda com palestras sobre reciclagem de pavimentos, sustentabilidade e tratamento superficial com asfalto-borracha.

Interessados em participar do Seminário, devem se inscrever exclusivamente pelo site (www.sigev.com.br/?evento=162). As inscrições custam R$ 25.

PROGRAMAÇÃO

8h15 – Palestra: Investigação e desenvolvimento em mecânica dos pavimentos – Prof.ª Drª Laura Motta (COOPE/URFJ)

9h15 – Palestra: Misturas asfálticas recicladas a quente com incorporação de elevado percentual de fresado como alternativa para camada – Profª Draª Kamilla Vasconcelos Savasini (USP)

10h30 – Palestra: Reciclagem de pavimentos com adição de cimento: proposição de um método de dosagem preliminar – Prof. Dr. Washington Perez Núnez (UFRGS)

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11h30 – Apresentação: Estudos e resultados da utilização do RAP em misturas mornas na BR-163 – Prof. Dr. Luiz Miguel de Miranda (UFMT) e Prof. Ms. Régis de Bel (UFMT)

13h30 – Mesa redonda: Sustentabilidade e reciclagem de materiais em pavimentação

15h45 – Palestra: Tratamento superficial com asfalto-borracha – José Antônio Antosczezem Júnior

16h45 – Palestra: Efeito da consistência do CAP e a escolha da faixa granulométrica nas propriedades das misturas asfálticas (deformação permanente e fadiga) – Prof. Dr. José Barbosa Soares (UFC)
Assessoria

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MT ultrapassa 70 mil casos da covid-19 e 2,3 mil óbitos

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Novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta quinta-feira (13), aponta que Mato Grosso registrou 38 mortos nas últimas 24 horas. Além disso, a atualização sinaliza que o estado ultrapassou os 70 mil casos de contágio pelo novo coronavírus.

De acordo com balanço, o estado notificou 1.623 novos casos de contágio e já contabiliza mais de 2,3 mil mortes pela doença. Contudo, cerca de 2,4 mil amostras aguardam para serem analisadas pelo Laboratório Central do Estado.

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Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis ainda são as cidades mato-grossenses mais afetadas pela pandemia. Contudo, Tangará da Serra, Sorriso, Sinop, Primavera do Leste, Nova Mutum e Campo Novo do Parecis também têm apresentado índices alarmantes.

A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é de 72,3%, com 280 internações. Já as enfermarias estão com 270 em uso, o que equivale a uma taxa de ocupação de cerca de 30%.

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Nacionalmente, o Ministério da Saúde já computou mais de 3,1 milhões de contágios pelo novo coronavírus, dos quais em pouco mais de 103 mil casos os pacientes não resistiram e morreram por conta de complicações da doença.

Dentre as recomendações mais frequentes emitidas pelas autoridades sanitárias competentes para combate ao espalhamento da covid-19 está a lavagem constante das mãos, evitar o contato direto com pessoas infectadas e tampar boca e nariz ao tossir ou espirrar.

GD

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Estadual

Corte de energia em MT poderá ser novamente suspenso

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O projeto de lei nº 652/2020, que pretende suspender novamente o corte de energia durante a pandemia da covid-19, poderá ser colocado em votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL). A suspensão do serviço por dívidas atrasadas no estado foi retornada no dia primeiro deste mês após um intervalo de meses.

De acordo com o presidente da AL, deputado Eduardo Botelho (DEM), o PL de sua autoria visa garantir às famílias de baixa renda a seguridade na manutenção do serviço básico de distribuição de energia elétrica, uma vez que o orçamento desta parcela da população foi amplamente afetado durante a pandemia.

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Na manhã desta segunda-feira, Botelho disse que a proposta já está sendo avaliada nas comissões e que poderá ser votada ainda nesta semana. Sob a premissa de garantia do serviço fundamental, o projeto deverá contar com ressalvas para o público a que se dirige, garantindo que aqueles que tenham condições de pagar as dívidas continuem arcando com as despesas junto à concessionária de energia.

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“Tem gente que consegue pagar, que pague então. Tem gente que tem auto consumo. Estes então têm que pagar. Agora, aquele consumidor de baixa renda, que está desempregado, este sim vamos fazer esse projeto para que essas pessoas que estão em isolamento e não podem ficar sem energia neste momento”, disse o presidente da ALMT.

Além do PL que tramita na Casa de Leis, uma proposta semelhante também é avaliada no Senado. Contudo, de acordo com Botelho, a proposta de Mato Grosso deverá ser aprovada antes do projeto nacional, por questão da tramitação mais rápida a nível estadual.

GD

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