conecte-se conosco


Mato Grosso

Seminário apresenta opções para fomentar atividade turística

Publicado

Com o objetivo de apresentar ações, linhas de crédito e mecanismos de auxílio e formalização da atividade turística, teve início na manhã desta segunda-feira (15.07) o Seminário sobre o Investe Turismo. A abertura do evento, realizado no auditório Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, teve a participação do governador Mauro Mendes.

Antes da abertura, Mauro Mendes se reuniu com o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, quando lhe apresentou vários projetos na área para Chapada dos Guimarães, sinalizando ainda a apresentação, em breve, de outros projetos para a Baixada Cuiabana – Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e outros municípios.

Segundo ele, Mato Grosso tem um grande potencial turístico, mas por ser um estado continental, tem problema de infraestrutura, incluindo a própria Baixada Cuiabana, Chapada dos Guimarães e Nobres. “Precisamos melhorar nossas estradas, nossos acessos, para criar as condições para que o turista possa vir, se deslocar, ocupar e presenciar as belezas que o Estado oferece”.

Ele falou ainda sobre a capacitação do setor. “Este é, sem dúvida, um dos pilares para o desenvolvimento do turismo. Acredito que essa capacitação poderá ser feita em parceria com a iniciativa privada, com as instituições do Sistema S, como o Sebrae, cuja essência é a vocação para qualificar e desenvolver as cadeias ligadas ao turismo e serviços”.

Leia mais:   Fornecedores com multas junto ao Procon-MT podem negociar dívidas até 30 de dezembro

Segundo Aluizer Malab, existem recursos e fundos aguardando para serem investidos. “Conversando com o governador, vejo que Mato Grosso e Cuiabá estão muito preparados para receber estes investimentos. O que a gente precisa é de projetos. Temos linhas de crédito como o Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo), do BNDES, e o Fungetur (Fundo Geral de Turismo)”, afirmou.

A diretora técnica do Sebrae/MT, Eliane Chaves, disse que a instituição está trabalhando na capacitação e qualificação dos destinos turísticos do estado “Nossa meta é a melhoria dos produtos turísticos, agregando valor, inovando e buscando novos mercados, para que atrair turistas brasileiros e internacionais”, afirmou. 

O Programa Investe Turismo é desenvolvido numa parceria entre Ministério do Turismo, Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e Sebrae. Vai trabalhar 30 rotas turísticas em todo o país, das quais uma em Mato Grosso, a do Pantanal Norte, compreendendo os municípios de Poconé, Cáceres, Chapada dos Guimarães e Nobres.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Militar apreende 468 quilos de pescado irregular em Cáceres

Publicado

Policiais da Força Tática de Cáceres prenderam H.R.S. (50 anos) e A.E.(40) com 468,39 kg de pescado irregular, na sexta-feira (13.12), nas proximidades da MT-343.

Populares denunciaram a polícia que os dois suspeitos estavam comercializando peixe ilegal em um veículo Ecosport, na região da Vila Aparecida. Ao verificar a denúncia, os policiais encontraram o veículo estacionado e engatado em outro carro Saveiro.

Na diligência, a PM apreendeu o pescado na carroceria do Ecosport. Os 468 kg envolviam peixes das espécies pintado, cachara e pacu. Os dois homens que foram presos por crime ambiental já haviam sido detidos anteriormentes pelo mesmo motivo.

Todo o pescado apreendido foi doado para as entidades sem fins lucrativos Lar Servas de Maria e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Associação Remanso Fraterna João Gabriel

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Coro Experimental MT apresenta espetáculo inédito no Cine Teatro Cuiabá
Continue lendo

Mato Grosso

Servidores realizam doações de brinquedos para crianças com deficiências

Publicado

Os servidores da Superintendência da Pessoa com Deficiência da Casa Civil promoveram neste ano o Natal Solidário para as crianças com deficiência do Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat). Cada servidor adotou uma cartinha e comprou um brinquedo para entregar a uma das crianças assistidas pela instituição. As doações foram entregues na manhã desta sexta-feira (13.12), data em que é celebrado o Dia Nacional do Cego.

A mãe do pequeno Juvenil, de 12 anos, Diana Lúcia Rondon, comemorou a ação. “É muito importante. Você vê a alegria no rosto de cada criança que recebe um presente. Por vezes, elas são discriminadas, e aqui não, aqui eles recebem atenção e carinho”, disse.

O casal Joice Gleibiane Santos e Ademir Pilatte, pais do Thomas, de 2 aninhos, também expressaram a alegria durante as doações. “É gratificante para nós pais e para o instituto também. Fico feliz que o meu filho desenvolveu bastante com a Instituição que hoje está presenteando e realizando um desejo tão esperado”, externou.

A entrega de brinquedos contou com a participação da superintendente das Pessoas com Deficiência da Casa Civil, Taís Augusta de Paula, que esteve no evento representando os servidores. Ela conta que a ideia da iniciativa surgiu com a intenção de realizar um Natal diferente. “Em anos anteriores a instituição mandava as cartinhas para os correios, que demorava muito para retornar e geralmente já tinha passado o natal, então resolvemos esse ano fazer essa parceria solidária”, disse.

Leia mais:   Projeto "Por Dentro da Sema" recebe estudantes do IFMT

Conforme Taís, essa foi uma primeira experiência e a intenção agora é ampliar a ação. “Todas as crianças têm sonhos e desejos. Esse foi apenas um plano piloto. Esperamos que a Casa Civil junto a primeira-dama, Virginia Mendes e o Governo do estado possam levar esse trabalho para toda a rede estadual e organizações que atendam as pessoas com deficiência”, destacou.

O presidente do Icemat, Udeilson César de Arruda, disse que a iniciativa os ajudam a cumprir o papel de promoção dos Direitos Humanos, tornando o Natal das crianças mais feliz. “Essa ação mostra que as pessoas ainda são solidárias e estão preocupadas com o bem-estar do próximo. É muito enriquecedor para nós, ter esse tipo de parceria, até para estimular os alunos no estudo”, ressaltou

Para o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Luiz Grassi, o evento é de extrema importância para as crianças que são atendidas na instituição. “Esse evento realizado em parceria contribui para o desenvolvimento dessas crianças, que para algumas esse é o primeiro presente recebido no ano. Qualquer presente simbólico torna a vida delas mais alegre ainda”, pontuou.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana