conecte-se conosco


Destaque

SEGUNDO ENCONTRO Liderança é um dos assuntos do CNA Jovem que acontece esta semana em Cuiabá

Publicado

 

Jovens de diversos municípios mato-grossenes participam, esta semana, em Cuiabá, do segundo encontro – etapa estadual – do programa CNA Jovem – Jovens Liderando o Agro!  Idealizado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e realizado, no Estado, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o programa conta com 15 participantes vindos dos mais diversos municípios mato-grossenses. A programação é intensa, mas mesmo assim a turma está cheia de expectativas para trabalhar o conteúdo que, nesta etapa, inclui assuntos como liderança e relações hierárquicas.

Os participantes selecionados pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), com idade entre 22 e 30 anos se preparam para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural.  Daniel Braga Caneppele, de 25 anos, morador de Nova Mutum é um dos jovens selecionados.  Engenheiro agrônomo e de família de produtores rurais, Caneppele conta que o curso já lhe deu ferramentas para melhorar o relacionamento com as pessoas.

Embaixador do CNA Jovem e participante da primeira turma, o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio ressalta que este programa é fundamental para quem quer assumir cargos de lideranças na sua região. Além das informações, conhecimento e diversas ferramentas, os participantes também têm a oportunidade de ampliar a rede de contatos. “No ano passado encontramos com pessoas de 24 estados, cada um com sua realidade e desafios, mas todos com objetivo em comum que é setor agropecuário”.

Leia mais:   Prefeita Eliene viabiliza retomada de obras de pavimentação e drenagem

Celidonio acrescenta ainda que trabalhar é antes de mais nada lidar com pessoas. “Ninguém faz nada sozinho. Dependemos de uma equipe para conquistar o sucesso”. Para Celidonio, programas como o CNA Jovem são importantes porque fornece ferramentas para que os participantes exerçam a liderança que é importante em qualquer momento da vida e, em qualquer profissão.

Isabela De Ceni, agrônoma e também nascida em uma família de agricultores rurais, acrescenta que além da rede de contatos, ela já pode aplicar no seu cotidiano algumas das ferramentas para melhorar os relacionamentos. “Outro ponto importante são os assuntos abordados que faz aflorar o potencial que já temos”.

Os jovens estão trabalhando em seus projetos chamados de desafios. Problemas de logística, custo da produção e a sucessão familiar de uma propriedade são alguns deles. A etapa estadual é uma espécie de seletiva para a Nacional que irá ocorrer no mês de junho, em Brasília, onde serão apresentados os três melhores projetos de cada Estado.

Do município de Jaciara, Ricardo Shiapinotto, de 23 anos, é integrante da terceira geração da família de produtores rurais e ressalta que mais que tudo, o CNA Jovem está possibilitando a ampliação dos seus conhecimentos sobre política e como ela influencia no setor agropecuário.

Leia mais:   Vereadores aprovam indicação que pede reforma completa na quadra esportiva da Escola Municipal União

PRIMEIRA EDIÇÃO – A primeira edição do CNA Jovem, realizada entre outubro de 2014 e março de 2015, teve como foco preparar jovens do meio rural de todo o País, com idade entre 22 e 35 anos, por meio do processo de formação de 258 horas/aula e uma metodologia inovadora, que permitiu o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens selecionados como líderes.

O programa teve 135 inscritos de 24 estados do Brasil. Ao final, os cinco candidatos vencedores fizeram uma visita técnica à China para conhecer instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios.

Neste segundo ano de execução, o programa traz a novidade da etapa estadual, que consiste em reunir jovens ligados ao meio rural para debaterem melhorias para o agronegócio mato-grossense. Eles recebem orientação e montam projetos propondo soluções para desafios do agro.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 89 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.

Fonte: Assessoria Gecom

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Vereadores aprovam indicação que pede reforma completa na quadra esportiva da Escola Municipal União

Publicado

De autoria do vereador Manga Rosa, indicação foi aprovada por unanimidade

Foi aprovada por todos os vereadores da Câmara Municipal de Cáceres, na Sessão Ordinária da última segunda-feira (1), uma indicação endereçada ao Executivo Municipal solicitando reforma geral na quadra esportiva da Escola Municipal União, na região rural de Horizonte do Oeste.

De autoria do vereador Manga Rosa, a indicação busca a realização urgente de pintura, cobertura e limpeza da quadra, novas tabelas de basquete, traves para futsal e handebol, postes de sustentação para as redes de vôlei, entre outros. Solicita, também, uma reforma na cobertura da escola.

Em sua proposição, Manga Rosa justifica que é de suma importância disponibilizar aos jovens um local apropriado e condizente para a prática de esportes e condições decentes de estudo aos alunos.

O vereador afirma, ainda, que as quadras esportivas são espaços de recreação, destinados a crianças e adolescentes onde podem realizar seus jogos e atividades físicas, desfrutando da liberdade dos movimentos além da segurança por estes serem espaços fechados.

Comentários Facebook
Leia mais:   Vereadores aprovam indicação que pede reforma completa na quadra esportiva da Escola Municipal União
Continue lendo

Cáceres e Região

Prefeitura de Cáceres acompanha alterações do novo Decreto do Governo do Estado

Publicado

Prefeitura Municipal de Cáceres

Assessoria

Prefeitura de Cáceres acompanha alterações do novo Decreto do Governo do Estado
O Governo de Mato Grosso alterou as medidas restritivas contra o contágio da covid-19 e estendeu os horários de funcionamento permitidos para supermercados nos sábados e para restaurantes aos finais de semana.

De acordo com o novo decreto, os supermercados e estabelecimentos que vendem produtos alimentícios poderão ficar abertos nos sábados até às 19h, “vedado o consumo de bebidas alcoólicas no local”. Antes, a permissão desse ramo nos sábados era das 5h às 12h.

Já os restaurantes, que poderiam atender até o meio-dia nos sábados e domingos, agora poderão funcionar até às 14h no final de semana.
O município de Cáceres prossegue acompanhando o Decreto Estadual, inclusive mantendo o complemento do Decreto Municipal n° 240, de 02 de março de 2021, que proíbe o ingresso de crianças, de até 12 (doze) anos, em estabelecimentos comerciais, praças públicas e espaços recreativos.
Confira como ficaram as novas regras, válidas para os 141 municípios de Mato Grosso:

  • De segunda à sexta, proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h. Aos sábados e domingos, a proibição será após o meio-dia. A exceção fica por conta das farmácias, imprensa, hospedagem, serviços de segurança e vigilância privada, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia, telefone e coleta de lixo.
  • Supermercados poderão funcionar nos sábados das 5h às 19h.
  • Restaurantes, inclusive os localizados em shoppings, poderão atender nos sábados e domingos até às 14h.
  • Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.
  • Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local, e número máximo de 50 pessoas.
  • Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 23h.
  • O transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente.
  • Toque de recolher a partir das 21h até às 5h, com proibição de circulação.
  • Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto a jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.
Comentários Facebook
Leia mais:   Onze pessoas são detidas com droga em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Poconé e Campo Verde
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana