conecte-se conosco


Mato Grosso

Segunda-feira (29): Confira lista de municípios com classificação de risco muito alto de contaminação

Publicado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta segunda-feira (29.06), o Boletim Informativo n°113 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

O documento mostra (a partir da página 8) que 22 municípios do Estado configuram na classificação com risco “muito alto” para o novo coronavírus: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sorriso, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Cáceres, Nova Mutum, Campo Verde, Tangará da Serra, Sinop, Querência, Colíder, Marcelândia, Vila Bela da Santíssima Trindade, Guarantã do Norte, Porto Esperidião, Nossa Senhora do Livramento, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Poxoréu e Juruena.   

Ainda de acordo com informações contidas no boletim, os municípios que estão na classificação de risco “alto” para a disseminação do coronavírus são: Barra do Garças, Matupá, Pedra Petra, Peixoto de Azevedo, Jaciara, Campos de Júlio, Feliz Natal, Poconé, Água Boa, Claudia, Rosário Oeste, Diamantino, Mirassol D’Oeste, Juína, Santo Antônio do Leste, Pontal do Araguaia, Alto Garças, Juscimeira, Nobres, Juara, General Carneio, Acorizal, Gaúcha do Norte, Lambari D’Oeste, Comodoro, Nova Olímpia, São José dos Quatro Marcos, Arenápolis, Barra do Bugres, Terra Nova do Norte, Campinápolis, Rio Branco, Curvelândia, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Itiquira, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, São Felix do Araguaia, São José do Povo,   Alto Paraguai, Barão de Melgaço, Itaúba, Santo Afonso, Tabaporã, Itanhangá, Paranaíta, Serra Nova, Alto Taquari, Figueirópolis D’Oeste, Nortelândia, Porto Estrela, União do Sul, Castanheira, Denise, Nova Monte Verde, Nova Nazaré, Jauru, Nova Xavantina e São José do Xingu.

Leia mais:   Mato Grosso receberá pacientes Covid-19 em estado grave de Rondônia

O Governo de Estado publicou novo decreto restringido ainda mais as medidas que devem ser adotadas pelos municípios, com base na classificação de risco para prevenir a disseminação da Covid-19.

O Decreto n° 532 foi publicado na edição extra do Diário Oficial de 24 junho. O documento altera as tabelas de classificação de risco, criando uma terceira tabela. Para saber mais  clique AQUI .

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT disponíveis neste link.

Veja a tabela de classificação de risco por município

 

 

Recomendações e cuidados

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Usar máscara quando sair de casa;

Leia mais:   Após queimadas, Poconé começa ações para evitar nova tragédia

– Evitar aglomerações;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Motoristas de ônibus escolares da prefeitura de Cáceres ganham na justiça o direito de receber Adicional de Periculosidade e de Insalubridade

Publicado

Assessoria

Depois de muito lutar com a gestão passada, os Guardas Municipais de Cáceres e os Motoristas de Ônibus Escolares começaram a ver o resultado de suas ações na justiça, com as primeiras implementações do Adicional de Periculosidade e de Insalubridade, que acarretará o aumento de 30% por cento no salário base da categoria dos guardas e de 20% para os motoristas.

Alguns motoristas e guardas municipais começaram, já este mês, a receber o adicional devido, e que nunca foi pago pela administração municipal nas gestões anteriores. A implementação dos adicionais tem se dado via processo judicial, após julgamentos de 1ª e 2ª Instância.

Nas ações ajuizadas pelos Guardas e pelos Motoristas, que são representados na justiça pelo Escritório Curvo e Pizzatto Advogados, os servidores pedem a implementação do adicional de 30% e 20% nos salários, que já tem sido realizada nos casos vencedores, mais o retroativo dos últimos cinco anos.

A justiça em Cáceres já confirmou o direito das categorias ao adicional e ao retroativo. A prefeitura recorreu dos casos, e agora a 2ª instância da justiça tem indeferido os recursos da prefeitura e garantido o direito dos profissionais, que há anos esperam pela melhoria salarial.

Leia mais:   Mato Grosso receberá 24 mil doses da vacina AstraZeneca

Procurados pelo Jornal Oeste, os Advogados que representam os guardas disseram que a expectativa é de que a Justiça confirme todos os casos, e que até fim do ano a Prefeitura faça a implementação dos adicionais para quem ajuizou a medida.

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

Governador estuda suspender Carnaval em Mato Grosso

Publicado

Assessoria GD

Cuiabá já decretou a suspensão do Carnaval esse ano e tornou dia útil os pontos facultativos. O governador Mauro Mendes (DEM) estuda seguir pelo mesmo caminho e eliminar o feriado este ano.

Durante evento na manhã desta terça-feira (26), o democrata informou que deve ter resposta sobre a suspensão da festividade nos próximos dias.

“Estamos analisando isso. Já publicamos há algum tempo nosso calendário de pontos facultativos, recessos e feriados. Temos uma equipe do governo analisando isso e, dentro dos próximos dias, teremos uma definição se teremos alguma alteração ou não”, declarou.

A suspensão do Carnaval visa diminuir riscos de aglomeração na cidade por conta da folia.

Uma segunda onda de contágio pelo novo coronavírus é de grande preocupação nesse momento. Os casos estão aumentando a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 70%.

Confira a lista de feriados para 2021 divulgada pelo Estado em 22 de dezembro:

1º de janeiro (sexta-feira) Confraternização Universal – feriado nacional;

Leia mais:   25 pessoas morrem e mais de 1,4 mil são infectadas em 24h

15 de fevereiro (segunda-feira) Carnaval – ponto facultativo;

16 de fevereiro (terça-feira) Carnaval – ponto facultativo;

17 de fevereiro (quarta-feira) Cinzas – expediente a partir das 14 horas;

02 de abril (sexta-feira) Paixão de Cristo – feriado nacional;

21 de abril (quarta-feira) Tiradentes – feriado nacional;

1º de maio (sábado) Dia Mundial do Trabalho – feriado nacional;

03 de junho (quinta-feira) Corpus Christi – ponto facultativo;

07 de setembro (terça-feira) Independência do Brasil – feriado nacional;

12 de outubro (terça-feira) Nossa Senhora Aparecida – feriado nacional;

28 de outubro (quinta-feira) Comemoração Dia do Servidor Público – ponto facultativo;

02 de novembro (terça-feira) dia de Finados – feriado nacional;

15 de novembro (segunda-feira) Proclamação da República – feriado nacional;

20 de novembro (sábado) Consciência Negra – feriado estadual;

24 de dezembro (sexta-feira) – ponto facultativo;

25 de dezembro (sábado) Natal – feriado nacional;

31 de dezembro (sexta-feira) – ponto facultativo.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana