conecte-se conosco


Mato Grosso

Seduc homenageia alunos da Escola Presidente Médici que venceram etapa de desafio internacional

Publicado

Os cinco alunos do 2º ano do Curso Técnico de Informática da Escola Estadual Presidente Médici, vencedores da etapa nacional do “Desafio Tack Brasil + Inovation Camp 2019”, foram homenageados com Moção de Aplausos, nesta sexta-feira (06.12), pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Os alunos receberam certificados pelos serviços prestados à educação de Mato grosso.

O “Desafio Tack Brasil + Inovation Camp é organizado por estudantes brasileiros da Harvard University e Massachusetts Institute Technology (MIT). Para participar do desafio, os alunos Mateus Ferreira, Enzo Castilho, Arthur Santiago, Matheus Torres e Fernando Massao, desenvolveram a plataforma “FEAMM”, com informações sobre turismo voltado a pessoas com deficiência física. Como prêmio, a equipe ganhou uma viagem para Boston (EUA) para participar da Brazilian Conference, em abril de 2020.

Segundo a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, a conquista desses alunos, que são exemplos para o país, mostra que é possível fazer a diferença na educação pública. “Tenho muito orgulho desses alunos e desses professores que os motivaram, auxiliaram e articularam para que tudo isso fosse possível”.

Leia mais:   Privilégio fiscal e a verdade sobre o “aumento dos preços”

A secretária ressaltou ainda que dará todo o apoio necessário para os alunos irem aos Estados Unidos representar Mato Grosso e o Brasil. “Eles já fazem parte da história da educação de Mato Grosso por esse trabalho exitoso. São mentes brilhantes que criaram uma plataforma de turismo pensando na acessibilidade e na inclusão”.

Um dos alunos, Enzo Castilho Ventura, 16 anos, disse que é muito gratificante receber a homenagem e ter o reconhecimento da Seduc pelo seu trabalho. “Nós passamos por algumas dificuldades ao longo do trajeto, mas tivemos todo o apoio que precisávamos para estar aqui hoje recebendo essa homenagem. Para mim, é extremamente importante e gratificante”, observou.

Enzo Castilho espera que a viagem possa abrir portas em universidades e contribuir para seu futuro. “As oportunidades para nós que somos de escola pública são menores do que para quem estuda em uma escola privada, mas ter passado por cima de todas as dificuldades e chegar onde chegamos comprova que quem faz a diferença na escola é o aluno”, concluiu.

Leia mais:   Portal Transparência registra mais de 1,1 milhão de acessos em 2019

Além dos alunos, a Seduc também homenageou os professores, que coordenaram os trabalhos, Alexandra Mazei e Benedito Ribeiro, e a diretora da escola, Elina Fernandes.

A diretora acredita que essa homenagem e incentivo vai estimular e fomentar ainda mais os alunos a participarem de novos desafios. “Aceitamos esse desafio porque queríamos propor aos nossos alunos algo que fosse além da sala de aula. O processo foi muito trabalhoso, mas depois foi compensador e receber o reconhecimento da Secretaria é muito gratificante”.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Civil cumpre mandados contra quadrilha de roubos e furtos de veículos de locadoras

Publicado

A Polícia Judiciária Civil, através da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá), com o apoio operacional da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), deflagrou nesta quarta-feira (22.01) a Operação Localiza, que investiga uma associação criminosa responsável por subtrair, mediante fraude, veículos de propriedade de locadoras em todo o estado de Mato Grosso.

Na operação, as equipes da GCCO ficaram responsáveis por três ordens judiciais, expedidas pela comarca de Barra do Garças com base nas investigações da DERF do município, sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva e dois de buscas e apreensões domiciliares em Cuiabá.

De acordo com o delegado da DERF Barra do Garças, Nélder Martins Pereira, responsável pelas investigações, somente no mês de julho de 2019 os integrantes da quadrilha roubaram uma pick-up Fiat Strada e um Volkswagen Voyage de uma empresa da cidade de Barra do Garças e, em seguida, fugiram para a capital mato-grossense.

Há também fortes indícios de atuação do grupo criminoso nas cidades de Nova Mutum, Jaciara, Sorriso e até também em Aragarças, estado de Goiás.

Leia mais:   Privilégio fiscal e a verdade sobre o “aumento dos preços”

As investigações indicam que a quadrilha, em clara divisão de tarefas, simulava o roubo/furto de um veículo segurado (registrando boletim de ocorrência do sinistro) e acionava a empresa seguradora, solicitando, inclusive, um veículo reserva junto a uma empresa de locação.

“Geralmente, usando documentos pessoais e ‘cheques caução’ falsos, um integrante fazia, sem grandes dificuldades, a retirada/subtração do veículo locado. Dias depois, registravam o boletim de ocorrência de recuperação do veículo segurado e o transferiam a terceiro”, explicou o delegado.

As diligências continuam para localizar e prender outros suspeitos. As investigações prosseguem na DERF de Barra do Garças, sendo os investigados responsabilizados pelos crimes de furto mediante fraude e associação criminosa, sem prejuízo de apuração de outras infrações penais conexas.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil prende homem que agrediu ex-companheira com chave de fenda em Várzea Grande

Publicado

Um homem acusado de agredir a namorada com golpes de chave de fenda teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Judiciária Civil nesta quarta-feira (22.01), em ação da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande (DEDMCI-VG) com apoio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cáceres (228 km a Oeste de Cuiabá).

O suspeito conviveu cinco anos com a vítima e já havia a agredido anteriormente, no mês de dezembro de 2019. Assim que saiu da prisão, em janeiro, mesmo ciente das medidas protetivas, rompeu a tornezeleira eletrônica para praticar a nova agressão.

O crime ocorreu no dia 10 de janeiro em uma residência no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande. O suspeito, pelo fato de não aceitar o fim do relacionamento, pulou o muro da casa em que a vítima estava e a agrediu com diversos golpes com chave de fenda, ferindo a vítima na barriga,  costas, nuca, tórax e rosto.

Enquanto a agredia, o suspeito xingava, ameaçava de morte e ao mesmo tempo pedia perdão à vítima. Após o crime, o agressor foi embora, porém, voltou a passar em frente à casa, apontado uma arma de fogo e dizendo que iria matar a vítima.

Leia mais:   Na luta contra hanseníase, preconceito ainda é desafio

Diante da gravidade da situação e para evitar um futuro feminicídio, a delegada Mariel Antonini Dias representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi deferida pela Justiça. A ordem judicial foi cumprida nesta quarta-feira (22), na cidade de Cáceres, com apoio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher do município.

“Para evitar consequências maiores, como um possível feminicídio, a Delegacia da Mulher de Várzea Grande atuou de maneira grave e eficaz, fazendo que o agressor retornasse à prisão”, disse a delegada.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana