conecte-se conosco


Mato Grosso

Secel organiza encontro para reunir setor esportivo do Estado

Publicado

Depois de mais de cinco anos, integrantes do Sistema Estadual de Desporto de Mato Grosso voltaram a se reunir para tratar de assuntos da área na terça-feira (16.10). O encontro, convocado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), contou com a participação de atletas, árbitros, treinadores e representantes de Federações, de associações, clubes e ligas esportivas e do Conselho Estadual do Desporto (Consed). 

“Nós precisamos reorganizar urgentemente a atuação de nossas instituições esportivas, precisamos trabalhar juntos para avançarmos na prática do esporte em Mato Grosso”, expressou logo no início da reunião o titular da Secel, Allan Kardec.

O encontro teve como objetivo o fortalecimento do Sistema Estadual de Desporto, iniciativa elogiada pelos participantes, já que há muito tempo o setor não era chamado para discutir em conjunto os rumos e as dificuldades do esporte no Estado. 

“É muito importante os esportistas se reunirem, mesmo que a representatividade ainda tenha sido pequena nessa primeira reunião, mas já é um bom recomeço. No governo  passado nem isso havia. É impar essa reunião, é impar que todos tenham participação, temos que ser críticos sim, temos que fazer tudo para conquistar o melhor, para que todos os esportes tenham seu lugar ao sol”, manifestou Vladmir Leonardo Zanca, presidente da Federação de Karatê- Dô Tradicional de Mato Grosso.

Leia mais:   Condenado por estupro de vulnerável é localizado e preso pela Polícia Civil

Pautados principalmente pela necessidade de cadastro das entidades esportivas e os critérios para escolha dos membros do Consed para o próximo quadriênio, os participantes puderam expor suas reclamações, opiniões e sugestões sobre os dois processos. Problemas para efetivar o cadastramento e propostas de melhorias foram elencadas e serão analisadas em próximas reuniões do Conselho, conforme afirmou o presidente da entidade representativa, Francisco Pessoa Fernandes Júnior.

De acordo com o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, é fundamental que todas as instituições esportivas de Mato Grosso, e não somente as federações, se cadastrem no Consed e façam parte efetivamente do Sistema Estadual do Desporto. “Se as entidades não participam, o Conselho deixa de ser representativo”, frisou.

O adjunto também destacou a relevância do envolvimento de todo o setor esportivo para a gestão da pasta de Esporte e Lazer.  “Nossa intenção é construir juntos a política e o plano estadual, que inclusive está sendo implementado com a participação da sociedade. E sabemos que é fundamental dialogar com quem representa os esportistas mato-grossenses, precisamos nos conhecer, nos unir”, declarou Jefferson. 

Leia mais:   Ônibus lilás atende mulheres de Tangará da Serra, Curvelândia e Rio Branco

Participaram do encontro Federações Esportivas como as de futsal, jiu-jitsu, karatê dô tradicional, voleibol, futebol 7 society, handebol, basquete, basquete máster, judô e atletismo. 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Temos que dar o exemplo e criar oportunidades para esses jovens, afirma governador

Publicado

O governador Mauro Mendes defendeu ser necessário que as instituições públicas possam dar o exemplo no que diz respeito a oportunizar espaço para aprendizagem profissional de jovens e adolescentes egressos do sistema socioeducativo.

Para o governador, é com o exemplo que será possível fazer com que mais empresas participem do programa de aprendizagem profissional e cumpram o que é exigido em lei, que prevê um percentual das contratações voltado a este público.

Mauro Mendes, que participou da abertura do painel “Política de Aprendizagem” na tarde desta terça-feira (12.11), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, afirmou que a união de forças dos poderes e instituições, além das federações, é fundamental para que os jovens possam ser inseridos no mercado de trabalho e, assim, consequentemente, trilharem o futuro.

“Esse trabalho é fundamental e tem que ser feito a quatro mãos por todas as instituições envolvidas, os poderes, as associações, federações e o setor produtivo. O Governo do Estado pretende dar o exemplo, buscando dentro das  nossas secretarias e dos nossos órgãos criar essas oportunidades. E, a partir daí, cobrarmos da iniciativa privada para que também coopere e colabore, para que possamos através da educação profissional dar oportunidades e criar uma alternativa para esses jovens”, destacou.

Leia mais:   Especialistas alertam sobre segurança de pequenas barragens de terra

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou que o encontro é fundamental para que o setor empresarial se envolva na causa e possa obter informações mais precisas sobre como proceder para empregar um menor e “ajudá-lo em seu crescimento”.

“Nós temos dito sempre que o jovem é o futuro da nação, chegou a hora e o futuro está aí. Nós devemos encaminhá-los da forma mais adequada possível e a sociedade tem esse dever também”, disse.

Para a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Eliney Veloso, a aprendizagem é um “mundo novo e cabe a nós promovermos a transformação desses jovens”. 

“Colocá-los no mercado de trabalho é tirá-los do risco e de péssimas influências do mundo da criminalidade”, pontuou, defendendo ainda que o empresário precisa “se sensibilizar para o cumprimento da cota exigida na lei, pois a legislação tem uma finalidade, a de transformar a vida dos jovens”.

O evento também contou com a participação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e da Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Inscrições para processo seletivo da Escola do Corpo de Bombeiros terminam na quinta-feira (14.11)

Publicado

A Escola Militar do Corpo de Bombeiros Militar Dom Pedro II encerra nesta quinta-feira (14.11) as inscrições para o seu processo seletivo. Os estudantes de Alta Floresta ou das cidades vizinhas podem se candidatar às vagas disponíveis acessando o edital do processo seletivo que está no site do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

Os responsáveis pelos candidatos devem se dirigir à Escola Dom Pedro II com os documentos necessários (RG ou certidão de nascimento, foto 3×4, documento da escola anterior). As inscrições são para o 7º, 9º do fundamental e 1º ano do ensino médio.

As provas serão realizadas no domingo, 8 de dezembro, com limite de entrada às 7h40 da manhã. As provas serão compostas de 20 questões, 10 de Matemática e 10 de Língua Portuguesa. Os resultados serão divulgados no dia 13 de dezembro.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Operação cumpre mandados de prisões e de buscas em Diamantino
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana