Rubens Macedo e Jerônimo Gonçalves disputam a presidência da Câmara

185

Se as eleições para nova Mesa Diretora da Câmara de Cáceres fossem nesta semana, a disputa estaria entre os vereadores Rubens Macedo (PTB) e Jerônimo Gonçalves (PSB). Até hoje, a pouco mais de um mês para as eleições, apenas esses dois nomes se manifestaram o interesse de dirigir o Legislativo. Ainda não foi definida uma data, mas a previsão é de que o pleito ocorra na última sessão ordinária, antes do recesso parlamentar, que neste ano acontece no dia 17 de dezembro.

O bom trabalho desempenhado pela atual Mesa Diretora despertou o interesse de alguns vereadores em apoiar a manutenção do atual presidente Domingos Oliveira dos Santos (PSB) na direção da Casa. Porém, a proposta esbarra no Regimento Interno que proíbe a reeleição.

Além da candidatura do veterano Rubens Macedo, pela ala governista e do novato Jerônimo Gonçalves, do grupo considerado independente, até na semana passada, o vereador Creude Castrillon (Podemos) acenava com a possibilidade de entrar na disputa. No entanto, na quinta-feira (15), em contato com a reportagem, ele afirmou que havia desistido da ideia. “A presidência toma muito tempo. E, além disso, o desgaste é muito grande. Não vale apena” justificou.

Outro nome cogitado que também garantiu estar fora, o vereador José Eduardo Torres (PSC), diz que prefere continuar na relatoria da Comissão de Constituição Trabalho e Justiça (CCJ). “Creio que como relator da CCJ tenho mais ao oferecer à população, impedindo irregularidades no Executivo” afirmou.

Nomes considerados de “peso” que também descartaram concorrer foram os ex-candidatos a deputado estadual Cesare Pastorello (SD), Claudio Henrique (PSDB) e Valdeníria Ferreira (PSDB). Pastorello disse que “eu já não me candidatei em 2017 quando teria mais chances de eleger por ter sido o mais votado, muito menos agora”. Por usa vez, o vereador Claudio Henrique diz ter mais importância defender a gestão do prefeito Francis Maris, na Câmara, do que ser presidente. Valdeníria garantiu não ser candidata, mas não justificou por que.

A reportagem do Jornal Expressão e do site Expressão Noticias, apurou que a candidatura do vereador Rubens Macedo conta com maior número de apoiadores. Os vereadores Elias Pereira, Claudio Henrique e Elza Basto afirmaram que votam em Macedo. Pelo menos, mais três vereadores garantiram a mesma intenção, mas não autorizaram revelar o voto. “Está muito cedo. Mas estamos avançando. Já temos a confirmação de boa parte dos vereadores” confirmou Macedo.

Por sua vez, Jerônimo Gonçalves, afirmou que já conta com a garantia de apoio de, pelo menos, 6 vereadores, mas não nominou. Apesar de, apenas dois se manifestarem o desejo de concorrer ao cargo, a situação, na verdade, está indefinida. Historicamente, o nome do presidente da Câmara de Cáceres é decidido, momentos antes da eleição.

Editoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here