conecte-se conosco


Cáceres e Região

Reitor do IFMT dialoga com servidores de Cáceres sobre contingenciamento de recursos e cenário atual da Educação Profissional e Tecnológica

Publicado

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, professor Willian Silva de Paula promoveu agenda de diálogo em Cáceres com servidoras e servidores do Campus Prof. Olegário sobre o atual cenário da instituição frente aos desafios e perspectivas para oferta e manutenção da Educação Profissional e Tecnológica. Entre as temáticas do encontro realizado no último sábado (10.08) foram discutidas os impactos do contingenciamento de R$ 5,8 bilhões dos recursos do Ministério da Educação (MEC) que resultou no bloqueio no orçamento do IFMT no valor de R$ 31.838.793,00 e as preocupações com o Programa Future-se anunciado no último mês pelo MEC.

“Esse momento de dialogo é muito importante porque é uma forma de estarmos próximos de nossos servidores, das pessoas que fazem a gestão do Campus, para realmente falar como está o cenário do Estado de Mato Grosso e do nosso país com relação a oferta e a manutenção da Educação Profissional e Tecnológica. É importante que o gestor maior tenha esse momento próximo de todos até para ouvir e entender um pouco o que eles também percebem de documentos como o do Programa Future-se e com relação as questões de contingenciamento e corte para educação em nosso país como todo”, destaca o reitor.

Com relação ao Programa Future-se, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) já manifestou em nota alerta sobre a proposta considerando desde a sua concepção “problema de método”, “expresso na inteira exclusão dos agentes públicos, dos corpos dirigentes e das representações coletivas institucionais do debate relativo à sua construção”.

Para o Conselho, além da não participação na construção da proposta apresentada que envolve questões relativas a autonomia da gestão institucional e que implica, inclusive, em alterar leis em vigor para aplicá-la, o entendimento é que “nenhuma ação de futuro deve preceder o ato de sanar a grave situação financeiro-orçamentária vivenciada pela Rede, cujo funcionamento se encontra seriamente ameaçado pelos bloqueios então processados”, destaca a nota.

No IFMT em Cáceres, o impacto do contingenciamento no orçamento para atividades de custeio, chega a 30% do orçamento do Campus, o que pode implicar, segundo o diretor-geral, Salmo César da Silva, o não fechamento das contas e graves consequências para o funcionamento da unidade.

“Nós fizemos o dever de casa, com esforço e compreensão da nossa comunidade, mas o nosso campus não fechará as contas se permanecer esse corte”, explica o diretor.

Em meio as reflexões dos servidores e informações sobre os encaminhamentos e diálogos com os poderes constituídos e com a sociedade sobre as temáticas, o reitor ouviu demandas de docentes a exemplo de agenda em torno de discussões sobre alterações nas Diretrizes Curriculares e as implicações para a instituição, bem como de matrizes e projetos pedagógicos de cursos. 

Edna Pedro 
Assessoria de Comunicação
Comentários Facebook
Leia mais:   16 integrantes de facção criminosa são presos em Mirassol D’Oeste

Cáceres e Região

Atacado Pantanal recebe feira de saúde neste sábado

Publicado

Em uma parceria entre Lions Clube de Cáceres “Portal do Pantanal” e o
curso de medicina da Unemat, acontece neste sábado (19), a partir das 08 horas, nas dependências do Atacado Pantanal, uma Feira de Saúde.

Com apoio do Grupo Juba, o evento, voltado a população cacerense, vai oferecer diversos serviços na área de saúde, como aferição de pressão arterial, peso, altura, índice de massa corporal – IMC, medida da circunferência abdominal e exame de destro (medida de açúcar no sangue).

“Para as pessoas que forem realizar o exame, é necessário estar em jejum”, observam os organizadores.

O diretor administrativo do Grupo Juba avalia as parcerias como fundamentais em uma sociedade organizada. Mirko Ribeiro revela que as empresas do Grupo realizam diversas ações sociais, promovidas por suas empresas, como também várias atividades em parceiras com diferentes instituições.

“Estamos abrindo as portas do Atacado Pantanal para uma Feira de Saúde. Tanto os nossos clientes como a população interessada vai ter direito a estes serviços gratuitamente. É uma forma das pessoas verem como anda sua saúde”, avalia Mirko.

Leia mais:   PÓS-GRADUAÇÃO: Prova para primeiro mestrado indígena da Unemat acontece no domingo (20)

Já o diretor Marcelo Ribeiro, agradece a Unemat e o Lions Portal do Pantanal por buscarem o Atacado Pantanal para promoverem a campanha.

“Quero parabenizar nossos parceiros Lions Clube Portal do Pantanal e Unemat por esta realização e parceria conosco. Estas promoções são muito importantes e ajudam a promover a saúde”, observou Marcelo.

O gerente do Atacado Pantanal, Thiago Monteiro, ressaltou  que esta parceira, atende também os colaboradores da sua loja. “São ações internas na prevenção de acidentes de trabalho.  Para Thiago, a precaução  e o cuidado contribuem com a saúde pública  de colaboradores, clientes e moradores de Cáceres”, finalizou Monteiro.

Por: Esdras Crepaldi/Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

16 integrantes de facção criminosa são presos em Mirassol D’Oeste

Publicado

Grupo é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas e de participação em homicídios na região

Uma operação conjunta das forças de segurança pública resultou na prisão de 16 pessoas suspeitas de envolvimento com uma facção criminosa, no município de Mirassol D’Oeste (288 km de Cuiabá-MT). A força tarefa, denominada Abaddon, foi realizada nesta quarta-feira (16).

Os detidos são acusados de participação em diversos homicídios e no tráfico de drogas na região. Na ação, os agentes também cumpriram 19 mandados de busca e apreensão. Nos locais, foram encontrados armas de fogo, munições, entorpecentes, veículos, produtos eletrônicos e dinheiro em espécie.

A ação contou com a participação de 90 agentes das polícias Civil e Militar, Delegacia de Fronteira, Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Canil Integrado de Fronteira (Canifron), Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e Sistema Penitenciário (Sispen).

CircuitoMT

Comentários Facebook
Leia mais:   Acontece neste domingo a 31ª edição do mutirão de limpeza do rio Paraguai
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana