conecte-se conosco


Mato Grosso

Projeto “Café Literário” procura despertar o interesse dos alunos para a leitura

Publicado

Com o objetivo de despertar o interesse dos alunos para a leitura, a Escola Estadual Antônio José de Lima, localizada no município de Juscimeira (a 157 quilômetros de Cuiabá), realiza, bimestralmente, o “Café Literário”, ação do projeto Biblioteca Integradora, que envolve alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

A professora Verbena Sanches, responsável pela biblioteca integradora, explica que o desenvolvimento do projeto se deu a partir do recebimento de vários títulos do Ministério da Educação que foram repassados aos alunos. Com esses livros é feita a leitura coletiva, juntamente com a professora de língua portuguesa em espaços diversos dentro da escola e sempre acompanhado de comidas e bebidas. “É um momento de partilha intelectual e gastronômica, objetivando associar a prática da leitura a algo prazeroso”, explica a professora.

Após responderem a questionários, os alunos debatem o assunto em sala de aula e compreendem os elementos da narrativa, os alunos são levados à biblioteca, em um ambiente bastante harmonioso e temático, preparado especialmente para recebê-los.

“Após a leitura os alunos são indagados sobre o que conta o livro, quais os detalhes da narrativa e o ponto de vista de cada um. Eles se sentem desafiados e motivados. O resultado é sempre satisfatório, pois todos passam a frequentar mais a biblioteca em busca de outros títulos para leitura”, ressalta.

Leia mais:   Seduc suspende solicitação de matrículas para creches que seria nesta terça-feira (14)

Para a professora de Língua Portuguesa Maria José Torres a ação é importantíssima, pois contribui para ampliar o vocabulário e a imaginação dos alunos. “Com isso, melhoram a leitura e a escrita de textos de gêneros variados”, avalia.

Segundo a diretora da escola, Mayara Novais, o projeto proporciona aos alunos momentos divertidos, prazerosos e de muito conhecimento através da leitura. “Estimula o potencial de cada um, desenvolvendo o vocabulário, diversificando o repertório de leituras e incentivando as produções orais e escritas”.

Conforme a coordenadora pedagógica, Lizandra, o projeto mobiliza e estimula os estudantes para um novo olhar em relação à leitura, a começar pelo tema. “A interação com o ambiente temático desenvolve a imaginação, debates e a formação de opinião”.

Os alunos aprovaram o projeto e passaram a se interessar mais pela leitura. “Achei muito legal, pois podemos ouvir das pessoas o que elas acharam do livro e elas podem ouvir o que a gente achou, e assim conseguimos ter uma visão diferente com vários pontos de vistas”, ressalta a aluna Jheimy Isabelly Passarinho, do 7° ano.

“Aprendemos a identificar o autor, o ilustrador, a editora e todas a informações e referências do livro. Antes, eu e meus colegas não sabíamos onde ficavam esses detalhes nos livros”, completa a aluna Marcella Vitória Barbosa, do 5° ano.

Leia mais:   Seplag abre inscrições para palestra sobre saúde mental

“Muitos alunos têm dificuldade em se expressar ao público, e com esta ação eles melhoram a fala, a escrita, a dicção e a forma de se expressar”, observa a técnica em Nutrição Escolar, Elizabeth Siqueira, que é uma das responsáveis pela gastronomia servida aos alunos.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Economia agrícola de Mato Grosso cresce e volta a ser a maior do país

Publicado

Mato Grosso é destaque nacional e internacional na agropecuária e, em 2019, assume novamente o primeiro lugar no Valor Bruto da Produção (VBP) superando o Estado de São Paulo.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Estado arrecadou 30% a mais que São Paulo – o VBP mato-grossense foi de R$ 101,8 bilhões, enquanto o segundo arrecadou R$ 78,1 bilhões.

O VBP é a soma de tudo o que foi arrecadado com a produção no Estado. Em Mato Grosso, o destaque é para a soja, com 46,19% da composição do VPB, seguido do algodão (33%) e do milho (16,12%).

“Mato Grosso se destaca principalmente porque a agropecuária é a aptidão do Estado. Há anos, o setor vem se organizando e usando a tecnologia e modelos de gestão a seu favor. O Governo do Estado colabora buscando desburocratizar, modernizar e trabalhar as demandas do setor, como infraestrutura e conectividade”, afirma Walter Valverde, secretário adjunto de Investimentos e Agronegócio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O Estado havia perdido posições nos últimos dois anos. De acordo com Sérgio Leal, coordenador do Observatório do Desenvolvimento da Sedec, os preços externos foram responsáveis por esta oscilação. “Nossos produtos são quase todos vendidos em dólar. Então, se cai o dólar, o VBP também diminui”, explica.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Sine de Mato Grosso oferece 1.397 vagas de empregos nesta semana
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Militar flagra suspeitos com 29 exemplares de pescado irregular

Publicado

Policiais militares de Poconé (a 104 km de Cuiabá) apreenderam na madrugada desta sexta-feira (17.01) 29 exemplares de peixes de espécies variadas. Três suspeitos serão investigados por pesca predatória.

Os policiais estavam em ronda no município e avistaram um Fiat Uno branco em alta velocidade. Durante a perseguição, o motorista perdeu o controle da direção em uma curva e bateu o veículo contra uma árvore.

Três homens estavam dentro do veículo e foram encaminhados a uma unidade de saúde. Posteriormente, os suspeitos foram encaminhados ao Pronto-Socorro de Várzea Grande, devido a gravidade dos ferimentos.

Dentro do carro os policiais encontraram 10 pintados, 11 jaús, três cacharas e cinco pacus, todos sem cabeça.

O motorista não tinha habilitação e nem documentos do veículo.

Serviço 

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   SES monitora rede de atenção às urgências em hospitais e prontos-socorros
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana