conecte-se conosco


Cáceres e Região

Programa Teresa de Benguela: Mulheres divulgam cervejas artesanais produzidas em curso de extensão no IFMT Cáceres

Publicado

Mulheres participantes do Curso de Formação Inicial e Continuada de Preparadora Cervejeira Artesanal, realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo, apresentam, em eventos realizados no mês de setembro no município, dois tipos de cervejas produzidas durante o curso: as cervejas artesanais denominadas, Cabocla Serrana e Crioula. A produção envolve mulheres assentadas e acampadas da Reforma Agrária das comunidades do Facão (Cáceres-MT) e do assentamento Roseli Nunes (Mirassol D’Oeste-MT), em ação do Programa de Extensão Teresa de Benguela, aprovada pela Pró-reitoria de Extensão, por meio da Ativa Incubadora de Empresas do IFMT.

De acordo com o coordenador do Curso, Professor Admilson Costa da Cunha, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, a fase de exposição e divulgação das cervejas artesanais produzidas conta com agendas em festas comunitárias, eventos públicos e de iniciativa privada. “O curso já esteve presente na 10ª edição da Festa do Frango da Comunidade do Facão, que aconteceu no final de semana, nos dias 06, 07 e 08 de setembro. E neste final de semana, dia 14/09, o projeto estará presente em mais dois eventos: no Encontro da Mulher Rural, que acontecerá na Sicmatur, e no Beer Rock, em uma exposição de cervejas artesanais no espaço Indaiá”, afirma Cunha.

Leia mais:   PE, Força Tática e Sistema Penitenciário prendem grupo criminoso que “desviava” piche da prefeitura

Voltado para mulheres em vulnerabilidade social, o curso envolve 30 participantes e tem o propósito qualificar e aprimorar saberes no ramo das cervejarias com formação para cidadania e geração de renda.

Além dos espaços de agendas externas de divulgação do produto, as mulheres do curso também participam de ciclos de debate e troca de experiências sobre empreendedorismo e economia solidária, a exemplo do evento promovido em 30.08 pela Gerência do Núcleo Incubador do IFMT Cáceres, sobre Empreendedorismo, Economia Solidária e Consumo Solidário.  No próximo mês de outubro, quatro representantes do curso, com o apoio da Gerência Local da Ativa incubadora do IFMT Cáceres, participarão de evento sobre a temática empreendedorismo no campus do IFMT em Tangará da Serra.

Assessoria

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Adriano sofre parada cardíaca e será transferido em UTI aérea para Cuiabá

Publicado

Sinézio Alcântara – Expressão Noticias.

O presidente da Fapemat, professor Adriano Silva, será transferido, em uma UTI área, nos próximos minutos para Cuiabá. Diagnosticado com coronavirus ele está internado no Hospital São Luiz, em Cáceres.

Ele sentiu os sintomas da doença na segunda-feira. E, no mesmo dia foi internado. Familiares informam que o problema se agravou nas últimas horas e ele teve que ser entubado.

E, a pouco tempo, teve uma parada cardíaca. Porém, os médicos conseguiram restabelecê-lo. Em Cuiabá, ele será internado na Clinica Femina. Mas informações em instantes.

Comentários Facebook
Leia mais:   REGIÃO OESTE Com aumento dos casos de coronavírus, deputado comemora novos investimentos do Governo
Continue lendo

Cáceres e Região

REGIÃO OESTE Com aumento dos casos de coronavírus, deputado comemora novos investimentos do Governo

Publicado

Além de 30 novos leitos (10 em UTI), o Hospital Regional de Cáceres vai receber duas ambulâncias modernas e equipadas para o transporte adequado de pacientes

Após reivindicações do deputado estadual Dr. Gimenez (PV), o governo estadual anunciou vários investimentos na área da saúde para a Região Oeste de Mato Grosso. Emergencialmente, serão criados 30 leitos definitivos no Hospital Regional de Cáceres, dos quais 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A previsão de entrega é julho.

Também está em fase de estudo pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) a abertura de leitos de UTI no Hospital Vale do Guaporé, no município de Pontes e Lacerda, em atendimento à Indicação nº 1494/2020 do parlamentar, que é médico e membro da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa.

“Como médico, a saúde é uma bandeira do meu mandato, tenho feito muitas indicações pedindo investimentos, em relação aos leitos de UTI para Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos, solicitei a implantação no mês de abril, quando surgiram os primeiros casos do coronavírus na região”.

Leia mais:   Soldados do Exército destroem carro e casa durante perseguição policial

Dr. Gimenez explica que 70% dos municípios da região já estão com a doença, ou seja, 15 dos 22, em uma população de mais de 300 mil habitantes. O total de casos já chegou a 129, conforme o boletim da última segunda-feira (01), sendo que os 07 óbitos registrados representam 10% do total do estado.

O deputado também agradece o atendimento à Indicação nº 3171/2019 que solicitava duas novas ambulâncias para a Hospital Regional de Cáceres. Foram entregues pelo governador Mauro Mendes, nesta terça-feira (02), 20 ambulâncias equipadas e modernas aos seis hospitais regionais e dois hospitais estaduais (Santa Casa e Metropolitano de Várzea Grande). Cáceres é uma das cidades contempladas.

“Nós vamos implantar novos leitos no Hospital Regional de Cáceres, que é onde se concentrará o atendimento na região oeste, também enviaremos duas novas ambulâncias à unidade hospitalar. Faremos um estudo técnico para avaliar a implantação de UTIs em Pontes e Lacerda, mas este é um projeto de médio e longo prazo, não é para agora”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante a solenidade.

Leia mais:   Meu filho estava na hora errada e no lugar errado, diz mãe de soldado que dirigia o veículo envolvido no acidente

Para Dr. Gimenez, a união de esforços neste momento entre bancada estadual, o que inclui o colega parlamentar de Pontes e Lacerda, Valmir Moretto (PRB), outros parlamentares da bancada estadual, federal, e os governos estadual, federal e municipal é fundamental para o fortalecimento da saúde. “Estarei investindo mais de R$ 2,2 milhões das minhas emendas parlamentares em ações da saúde, acredito que, em um esforço conjunto, os recursos à saúde serão priorizados”.

Curva de contágio – 15 municípios da região oeste estão afetados: Pontes e Lacerda (40), Cáceres (33), Mirassol D’Oeste (14), São José dos Quatro Marcos (07), Rio Branco (03), Vila Bela da Santíssima Trindade (07), Lambari D’Oeste (02), Conquista D’Oeste (05), Curvelândia (04), Rio Branco (03), Vale de São Domingos (02), Jauru (02), Nova Lacerda (04), Porto Espiridião (04) e Araputanga (02).

Da Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana