conecte-se conosco


Destaque

Produção de tomate em Nobres encontra mercado promissor

Publicado

Aproximação entre produtor e consumidor integra conjunto de ações que colocam a agricultura familiar conectada ao turismo

O município de Nobres começa dar os primeiros passos em direção a uma integração que pode produzir resultados auspiciosos para a agricultura familiar e para a atividade turística. Trata-se das ações implementadas através da Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Turismo que já vem trabalhando nessa junção, há meses e, finalmente, os resultados positivos começam a surgir e esse fato foi comprovado e registrado na manhã de 20 de julho, na propriedade do casal Adair Cassilio/ Maria Aparecida dos Santos, localizada na região da Lagoa Salgada, no PA Coqueiral/Quebó.

O casal produz cerca de 300 caixas de tomate por semana, que abastece apenas o mercado interno, e sem recursos de mecanização. Produz melancia e estuda a possibilidade de ampliar a área agricultável com o experimento do plantio de abacaxi.

Cerca de 110 caixas de tomate foram entregues e armazenadas em um caminhão-baú pertencente ao empresário Amilton, que detém mercado de fornecimento de hortifrutigranjeiros para empresas que atuam na atividade turística no entorno de Cuiabá.

A produtora rural Maria Aparecida dos Santos (foto, à esquerda) vê com bons olhos essa iniciativa, de colocar a produção de tomates num mercado considerado permanente e seguro, incentivando maior oferta do produto e ao mesmo permitindo que se vislumbre novos horizontes. Dona Cida agradeceu a intervenção da administração municipal no sentido de viabilizar a comercialização da sua produção rural.

Apesar do descaso de setores que deveriam ser colaboradores diretos no incremento dessa relação quase que umbilical entre a agricultura familiar e a atividade turística, a Secretaria Municipal de Agricultura não se intimidou e tocou o projeto que, finalmente, está entrando em atividade.

Leia mais:   Dupla tenta matar homem com dois tiros na frente da família em Cáceres

As primeiras 110 caixas de tomate foram entregues e estão destinadas ao Sesc/Porto Cercado, mas o mercado é abrangente e pode servir a setores que estão sendo formatados como produtos turísticos interessantes e consumidores de produtos de boa qualidade, que é o caso do tomate produzido em Nobres que até então tinha uma clientela consumidora reduzida.

A proposta colocada é a de garantir, inicialmente, uma demanda de dois carregamentos semanais de tomate para o empresário Amilton que deseja ampliar a aquisição de novos produtos para inserção no pacote de comercialização direta entre o agente comercial e os produtores, com a produção sendo entregue ainda na roça.

O secretário municipal interino de Agricultura, Cleber Oliveira Leite (E), o coordenador de Agricultura e o que faz a ponte entre o produtor rural e a feira do consumidor, Dênis Campos, em companhia do consultor Raimundo Bispo Júnior e do fotógrafo Silvio Vince Esgalha, visitaram outros produtores rurais na tarde de ontem (21/07), para adiantar detalhes de uma futura reunião que visa à ampliação das ações que colocam a agricultura familiar em consonância com a atividade turística.

A região do Córrego Fundo tem sido importante na formatação de um projeto que permita o aumento da oferta de novos produtos que integrarão a lista de aquisições do empresário Amilton.

Mas as ações de consultoria visam ampliar esse leque de novas oportunidades através da utilização da produção da agricultura familiar conciliada com a visitação turística aos locais de produção agrícola. Essa proposta está sendo formatada para integrar uma Carta de Intenções que terá como escopo a continuidade dessa aliança entre um setor e outro e que será colocada à análise dos candidatos majoritários em Nobres, após a homologação das candidaturas em convenção municipal.

Leia mais:   Cuiabá e Fluminense empatam por 2 a 2 na Arena Pantanal

Os bons exemplos do município de Socorro, no Estado de São Paulo, é que tem se espalhado pelo Brasil e, principalmente, chega ao município de Nobres através do intercâmbio proporcionado pelas palestras e demonstrações de sucesso na atividade turística. Um dos maiores exemplos desse intercâmbio ocorreu recentemente, quando a cidade de Nobres recebeu, em 12 de julho, o “Encontro de Empreendedores – Cidade Turística é Lugar de Bons Negócios”, através do Sebrae, oportunidade em que o empresário José Fernandes Franco, da empresa Campo dos Sonhos e vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo – Socorro/SP.

E ainda tivemos a palestra com Marcela Saad, da Barcelona Média, sob o tema “Posicionamento do mercado turísitico”. Paralelamente ao evento do Sebrae em Nobres, realizado na Câmara Municipal, tivemos a Feira da Agricultura Familiar que reuniu importantes segmentos naquele acontecimento social e de negócios importantes para o fomento dos setores, de agricultura e turismo no âmbito do município de Nobres.

São projeções otimistas que visam á preservação de ações que já estão sendo implementadas e que resultarão na oferta de um produto turístico que seja sustentável e ao mesmo tempo agregue valor à produção rural da agricultura familiar. Quanto a essa proposta, o atual secretário de Turismo e interino de Agricultura, Clebinho Leite e o consultor Raimundo Bispo Júnior pensam de forma igual, que é hora de abrir caminhos que permitam a associação entre turismo e agricultura familiar de modo a se estabelecer uma dinâmica que permita valorizar pessoas em seu meio, os negócios da agricultura e a melhor forma possível de receber o turista e fazer com que ele se sinta em casa fora de sua localidade original.

ASCOM

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Reconstrução do muro e nova recepção do cemitério São João Batista continuam em ritmo acelerado

Publicado

Por Esdras Crepaldi

As obras de reconstrução  de todo o muro que circunda o cemitério São João Batista, executadas pela prefeitura de Cáceres, continuam em ritmo acelerado. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Wesley Lopes,  o novo empreendimento tem um  perímetro total de aproximadamente 450 metros de extensão com 2,30m de altura e vai custar aproximadamente R$ 525 mil reais.

Ele informou ainda que toda a obra do novo muro contará  com paisagismo e iluminação ornamental, e a  execução do projeto ainda contempla a construção de uma nova recepção, disposta de uma sala para escritório e 2 banheiros. “Nesta fase está sendo demolido o muro antigo e construído o novo. Também iniciamos  a edificação da nova recepção. Logo depois será feita toda a parte de instalação da iluminação ornamental”, noticiou o engenheiro Wesley.

Para a prefeita Eliene Liberato Dias, dar uma cara nova ao campo santo que guarda a memória, a história e restos mortais  de pessoas que aqui nasceram, viveram ou adotaram esta terra para morar, é respeitar a população cacerense. “Cuidar desse local é garantir a memória daqueles que fizeram nossa história.  Depois de muitos anos, o cemitério, está passando por essa reforma”, enalteceu Eliene.

Leia mais:   Câmara sedia, nesta quinta-feira (23), audiência pública sobre a campanha Setembro Amarelo

A prefeita disse ainda, que a obra tem previsão de entrega de 120 dias e será dividida por etapas, com a primeira contemplando todo o muro. “Com muito esforço e determinação estamos investindo  mais de R$ 524 mil nessa obra, e com recursos próprios do município”, finalizou Eliene.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Câmara sedia, nesta quinta-feira (23), audiência pública sobre a campanha Setembro Amarelo

Publicado

Assessoria

A Câmara Municipal de Cáceres sediará, às 09 horas desta quinta-feira (23), uma Audiência Pública abordando a temática do Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização e prevenção ao suicídio.

A audiência é uma iniciativa do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) com apoio da vereadora Mazéh Silva. O formato será híbrido, permitindo a participação presencial na Câmara ou via remota em videoconferência.

Também haverá transmissão ao vivo em nossa página oficial no Facebook. O CRDH aponta ser de fundamental importância a participação social nos espaços de debates para construção de políticas públicas que visam o bem estar de toda a sociedade.

Comentários Facebook
Leia mais:   Franco Valério cobra reativação das luminárias da Ponte Marechal Rondon
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana