conecte-se conosco


Sem categoria

Procon realiza Mutirão da Negociação na versão online em setembro

Publicado

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 29 anos no dia 11 de setembro e para comemorar essa data o Procon-MT vai realizar o Mutirão da Negociação Online, entre os dias 09 e 13 de setembro. O mutirão, realizado em parceria com os Procons municipais, vai atender consumidores que possuem dívidas com bancos e instituições que fornecem crédito. A negociação será exclusivamente pela plataforma www.consumidor.gov.br .

Vão participar do mutirão bancos e instituições de crédito que estão cadastrados no Consumidor.gov. A mobilização das instituições para adesão ao evento está sob responsabilidade da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que apoia o projeto. A lista oficial com todos os bancos participantes será divulgada pela federação esta semana.

O objetivo do Mutirão da Negociação é atender todo o consumidor que está endividado junto a bancos e demais instituições financeiras e não está conseguindo cumprir com suas obrigações. Assim, durante a semana de negociação, será possível rever juros, parcelas e conseguir facilidade nas condições de pagamento de acordo com a capacidade financeira do consumidor.

Por ser um mutirão 100% online, as condições especiais serão ofertadas somente aos consumidores que realizarem o pedido por meio do www.consumidor.gov.br entre a 00h do dia 09 e as 23h59 do dia 13 de setembro. Para isso, em primeiro lugar, o consumidor precisa fazer o cadastro na plataforma usando um e-mail válido.

Com o cadastro efetuado, o segundo passo é selecionar o banco ou a operadora de crédito com a qual deseja negociar. O próprio site oferece uma lista com os nomes dos bancos e demais instituições financeiras.

Depois de selecionar o banco, é preciso fornecer todas as informações necessárias. Para quem não tem computador com acesso à internet em casa, o Procon Estadual vai disponibilizar em sua sede computadores e técnicos para auxiliar os consumidores que procurarem o órgão.

Secretária adjunta do Procon Estadual, Gisela Simona reforça que é importante que o consumidor informe o valor da parcela que melhor se adapta a sua situação financeira atual, para que o banco já tenha uma noção de quanto a pessoa pode pagar.

“O superendividamento afeta famílias de todos os níveis socioeconômicos e precisa ser combatido em todas as frentes. E o Procon, enquanto órgão de defesa e proteção do consumidor, precisa estar atento a esse problema e promover ações de conscientização”, afirmou Gisela.

Por isso, além do mutirão, setembro será um mês também dedicado a palestras sobre consumo consciente, na sede do Procon-MT.  Entidades da sociedade civil organizada que desejarem participar das palestras podem enviar a solicitação para o e-mail procon.educacaoparaconsumo@setasc.mt.gov.br ou ligar para (65) 3613-2120.

LEIA TAMBÉM NO PORTAL DO PROCON-MT
 
Assessoria de imprensa 
Comentários Facebook

Sem categoria

II Ciclo de Diálogos do IFMT Cáceres debate atividades físicas em tempos de isolamento social

Publicado

Evento com transmissão ao vivo pela internet abre inscrições para certificado

“Atividades Físicas e Isolamento Social” será tema do II Ciclo de Diálogos do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, realizado nesta terça-feira (02/06), às 15 horas (horário de Mato Grosso), com transmissão ao vivo pela internet. O evento que aborda a ‘Educação em tempos de pandemia’ tem entre os objetivos, aprofundar a relação escola- comunidades, por meio de ciclo de debates sobre educação e saúde.

A programação mediada pela jornalista Edna Pedro contará com a participação do diretor – geral do IFMT Cáceres, professor Salmo César da Silva no quadro “Educação e cuidados no IFMT Cáceres: Prevenção à Covid-19”. Para debater os benefícios e cuidados com atividades físicas em tempos de isolamento social, o evento contará com a participação do docente do IFMT Cáceres, Roberval Emerson Pizano, educador físico e doutor em Educação e Saúde na Infância e Adolescência e com educadora física convidada, professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Marcela Ariete dos Santos, mestra em Estudos do Lazer.

Aberto à comunidade educacional do IFMT e ao público em geral, o Ciclo de diálogos será transmitido ao vivo pela página do campus no facebook no endereço: facebook.com/ifmtcaceres.oficial e pelo canal do campus no youtube: https://youtu.be/0nvNJ7Elmbw

 

Para receber certificado pela participação no evento, as pessoas interessadas devem inscrever-se no site: even3.com.br/2ciclodedialogosifmtcaceres

Durante a programação ao vivo será disponibilizado formulário para credenciamento, confirmação de presença e sugestões de novas temáticas.

Edna Pedro  DRT RJ 5056/2001
Assessoria de Comunicação
IFMT/Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

Prefeito distribui cloroquina nas unidades de saúde, em Cáceres, para tratamento do Covid-19

Publicado

Editoria – Sinézio Alcântara

Vários pacientes com casos confirmados e suspeitos de contaminação pelo novo coronavirus, em Cáceres, já podem ser tratados com Cloroquina. A prefeitura, através da Secretaria de Saúde, está distribuindo o medicamento nas unidades de saúde do município. A informação foi dada pelo prefeito Francis Maris Cruz.

“A Cloroquina já está disponível nas unidades de saúde da rede municipal. Porém, só é fornecida ao paciente do SUS que estiver prescrição médica para o medicamento” garantiu o prefeito. Atualmente, em Cáceres, conforme a SES, existem 21 casos confirmados e, dezenas de outros suspeitos de contaminação pelo Covid-19. Seis pessoas já morreram.

O prefeito revelou que, em razão de vários pedidos, principalmente, de familiares de pessoas com suspeita de contaminação pela doença, a administração teve que emprestar o medicamento de um hospital local. “Diante da demora do nosso pedido, resolvemos tomar emprestado. Tínhamos que atender as famílias que nos recomendam”.

Polêmica

O uso da cloroquina para tratamento do Covid-19 é bastante polêmico. Um grupo de profissionais da saúde assegura que não há eficácia, para a doença. E, que são grandes os efeitos colaterais. Por outro lado, a maioria da população defende o tratamento com a droga. Acredita que, a questão é política, levando em conta que, o presidente Jair Bolsonaro é um defensor do uso da cloroquina.

Francis é um dos prefeitos do Estado a incentivar o tratamento do novo coronavirus com o medicamento. No entanto, antes de fornecer as unidades de saúde, ele se reuniu com a equipe médica do município para avaliar em que circunstâncias os pacientes poderão fazer uso do medicamento, levando em conta que,  alguns defendem o uso da droga no início da doença, outros somente, em casos mais graves.

Um dos principais defensores do medicamento, o presidente Jair Bolsonaro, divulgou neste mês orientações para médicos que tratam pacientes com a covid-19, reconhecendo a possibilidade de riscos colaterais graves e admitindo que não possui respaldo técnico sobre a utilidade da cloroquina. O documento assinado pelo Ministério da Saúde, afirma que a droga pode ser receitada até no caso de sintomas leves da doença.

Para isso, entretanto, o paciente precisa assinar um termo de consentimento em que afirma expressamente que ele sabe que não há estudos conclusivos de que a cloroquina melhoraria seu quadro de saúde e conhece os inúmeros efeitos colaterais que o medicamento pode causar, como problemas cardíacos, disfunção do fígado e problemas de visão. Logo, só terão acesso as medicações somente quem obtiver a prescrição médica.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana