conecte-se conosco


Cáceres e Região

PREVISÃO DO TEMPO: Fim de semana será de chuva com alerta para 52 cidades

Publicado

A chuva que se estendeu durante toda a noite em Cuiabá já deu um sinal de como será o fim de semana. A previsão da Capital também se aplica às demais cidades do estado. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) tem alerta de temporais para 52 municípios.

Leia também -Cliente recorre à Justiça após churrascaria não vender refrigerante de 2 litros

Conforme o Centro, vai chover durante todo o fim de semana, na Capital. A mínima será de 26°C e máxima de 36°C.
Em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), os termômetros marcam entre 22°C e máxima de 36°C. Chove todos os dias.

A previsão para Cáceres (225 km a Oeste) fica entre 25°C e 36°C. Chove todos os dias. Já em Rondonópolis (215 km ao Sul), os termômetros marcam entre 24°C e 36°C. As chances de chuva ficam em 90%.

O alerta do Cptec aponta para riscos de temporais com raios, vendaval e chuvas intensas. Confira lista de cidades que podem ser atingidas:

Leia mais:   Prefeito Francis agradece ao Governo do Estado e acredita que Porto estará em funcionamento em 90 dias

Acorizal
Alto Araguaia
Alto Garças
Alto Paraguai
Alto Taquari
Araguaiana
Araguainha
Araputanga
Barão de Melgaço
Barra do Bugres
Barra do Garças
Cáceres
Campo Verde
Chapada dos Guimarães
Cuiabá
Curvelândia
Denise
Dom Aquino
General Carneiro
Glória D’Oeste
Guiratinga
Itiquira
Jaciara
Jangada
Juscimeira
Lambari D’Oeste
Mirassol D’Oeste
Nobres
Nossa Senhora do Livramento
Nova Brasilândia
Nova Olímpia
Novo São Joaquim
Paranatinga
Pedra Preta
Poconé
Pontal do Araguaia
Ponte Branca
Porto Esperidião
Porto Estrela
Poxoréo
Primavera do Leste
Ribeirãozinho
Rio Branco
Rondonópolis
Rosário Oeste
Santo Antônio do Leverger
São José do Povo
São José dos Quatro Marcos
São Pedro da Cipa
Tesouro
Torixoréu
Várzea Grande

GD

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Estudantes do IFMT Cáceres são aprovados em universidades públicas de referência em cinco estados brasileiros

Publicado

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo celebram a aprovação para ingresso em cursos de diversas áreas em universidades de referência no Brasil. Até agora a instituição já tem o registro de aprovação em 2020 de 40 estudantes em instituições de ensino superior como Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Entre as áreas, os cursos de Agronomia e Biologia tiveram o maior número de aprovações de estudantes do IFMT Cáceres por meio da nota do Enem, no Sistema de Seleção Unificada (SISU). Quinze estudantes optaram pelos cursos em instituições com Unemat, UFMT e UFV.

Natan Alves do Nascimento (19 anos) é um desses estudantes. Ele já está em Viçosa realizando o sonho de estudar em um dos cursos mais tradicionais da instituição mineira que foi criada inicialmente para ofertar graduações no campo das ciências agrárias.

“Tenho o maior orgulho de ter me formado no IFMT, esses três anos que passei aí foram de extrema importância para que estivesse aqui na UFV hoje, uma vez que o contato com ótimos profissionais, alguns doutores formados aqui mesmo, despertou em mim o desejo de estudar nessa universidade”, destaca Natan.

Natural de Pontes e Lacerda – MT, filho de pequenos produtores rurais, Natan afirma que sempre esteve próximo da vida do campo e que a possibilidade de cursar o Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio ofertado pelo IFMT foi determinante para a escolha do curso de Agronomia.

“Eu sempre morei na zona rural, então já tinha um certo contato, mas sem sombra de dúvidas foi a formação em técnico que determinou de vez que seguiria a carreira de agronomia. Ao passo que estudava plantas, culturas, solos, gestão e administração rural me aproximava cada vez mais da agronomia”, conta o estudante.

Para o estudante Wellington de Amorim dos Santos, aprovado no curso de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas da Unemat, campus Jane Vanini em Cáceres, a possibilidade de realizar pesquisas com o incentivo a iniciação científica já no ensino médio no IFMT, o estímulo à reflexão e ao pensamento crítico, e o conhecimento construído no diálogo respeitável e afetuoso com as educadoras e educadores foram fatores indispensáveis para o bom desempenho no Enem e também para a definição de que curso seguir.

“O incentivo à iniciação científica teve muito presente na minha vida no IFMT, principalmente porque eu já gostava muito de pesquisar e questionar. Foi um dos fatores pelos quais eu optei pela Biologia. Todos os meus projetos de iniciação científica, foram voltados para a área da Biologia. Mas, o que me motivou no processo de escolha do curso foi o afeto e a minha admiração pela dedicação dos professores da área”, afirma Wellington.

Persistência

O sonho de fazer medicina em uma universidade pública federal foi transformado em meta pela estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFMT Cáceres, Letícia Ferreira (19 anos), aprovada em Medicina na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Letícia concluiu o ensino médio no ano letivo de 2018, fez o Enem e obteve nota que garantiria o ingresso em vários cursos como Odontologia, Enfermagem, Engenharia da Computação, mas ela optou por focar em medicina. No Enem de 2019 foi aprovada no curso desejado na federal de Dourados – MS. Mesmo com a aprovação, Letícia decidiu continuar estudando para ingressar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde reside atualmente, ou na Universidade de São Paulo (USP).

“O IFMT me ajudou de diversas formas, mas eu acho que a mais importante foi o amadurecimento que eu adquiri nesses 3 anos no instituto. Um amadurecimento para vida mesmo, eu fiquei muito independente e entendia que eu tinha que estudar para conseguir alcançar o meu sonho. Então nunca tinha ninguém me obrigando a estudar, porque eu sabia que eu tinha que fazer aquilo”, afirma Letícia.

A estudante também destaca o papel das educadoras e educadores do IFMT para o êxito em sua formação. “Outra coisa que me ajudou muito na persistência e no foco foram os professores que souberam do meu sonho e sempre me incentivaram a escrever e estudar. São profissionais incríveis a quem eu devo muito por essa aprovação tão desejada”, conclui Letícia.

Entre os cursos com aprovação de estudantes do ensino médio técnico do IFMT Cáceres estão bacharelados e licenciaturas em Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Farmácia, Geografia, História, Letras, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Edna Pedro  DRT RJ 5056/2001
Assessoria de Comunicação
IFMT/Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo
(65) 3221-2631
Comentários Facebook
Leia mais:   Comunidade Acadêmica delibera cronograma de mobilização em defesa da UNEMAT e adesão à Greve Nacional da Educação
Continue lendo

Cáceres e Região

Alunos do Colégio Batista de Cáceres visitam a Prefeitura

Publicado

Alunos visitam prefeitura

A Prefeitura Municipal de Cáceres, recebeu alunos de várias séries do Colégio Batista, essa foi a primeira escola a fazer visita este ano, entre várias outras que farão o mesmo, durante a manhã e a tarde. Os alunos foram recepcionados no gabinete do prefeito Francis Maris Cruz, onde conversaram diversos assuntos.

O prefeito abriu espaço para que as crianças pudessem fazer diversas perguntas, sobre o que quisessem a respeito da prefeitura. Perguntaram como é ser um líder, o quanto já foi investido durante seu mandato, qual a maior dificuldade em ser prefeito, o que ele era antes de ser o prefeito da cidade e também, a respeito de outros prefeitos, sobre a cidade e a origem do nome “Cáceres.”

Logo após, fizeram um passeio pelo prédio da prefeitura, conhecendo as secretarias e, principalmente a usina fotovoltaica que está sendo construída no local. O Engenheiro responsável pelo projeto, Bruno Renostro, fez uma explicação breve sobre como funciona a energia solar e respondeu todas as perguntas feitas pelos alunos.

Agradecemos aos professores que acompanharam os alunos, a professora  Fabiane, Leidirene, Aurenir, Adna e Kassia.

Leia mais:   Alunos do Colégio Batista de Cáceres visitam a Prefeitura

Da Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana