conecte-se conosco


Cáceres e Região

Prefeitura prorroga decreto que regulamenta matrículas nas escolas

Publicado

A Prefeitura municipal prorrogou para daqui a seis meses o início de validade do Decreto que estabelece critérios das matrículas nas escolas municipais, publicado no último dia 07. A decisão é do prefeito Francis Maris Cruz, após convocar e ouvir na manhã de hoje (09) uma comissão reunida para debater a polêmica em torno das filas em frente às escolas, formadas por pais em busca de matrículas dos filhos nas instituições municipais de ensino.

Francis ouviu a todos e, ao final, comunicou a revogação do decreto, salientando que as matrículas vão ser feitas conforme a ordem de chegada, observando o que diz o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) sobre o assunto.

O prefeito adiantou que, para 2020, as matrículas serão feitas via internet e que o decreto prorrogado será discutido com toda a sociedade para então ser publicado. Ele ainda destacou que, para o ano que vem, novas creches e escolas serão inauguradas, oferecendo para os próximos anos mais mil novas vagas.

Com a nova determinação, continua em vigor as normas estabelecidas antes, com a preferência de fila, porém, as diretorias de escolas podem, também, em casos especiais, utilizar critérios do ECA em relação a direitos estabelecidos, como proximidade de residência do aluno e outros.

Leia mais:   Câmara decide nesta segunda destino político do vereador Dênis acusado de agredir a esposa

O prefeito lembrou que se algum pai ou responsável por aluno se sentir prejudicado ao não ser atendido como pretendia em relação à matrícula da criança, pode recorrer ao Ministério Público para resolver a situação.

A reunião foi liderada pelo prefeito Francis e pela promotora de Justiça Taiana Castrillon Dionello. Durante a reunião, ela parabenizou o prefeito pela edição do decreto, dizendo que o documento contempla o interesse de alunos e pais, porém, como já havia formalizado antes, sugeriu que o mesmo fosse prorrogado, a fim de se estabelecer um acordo na polêmica formada, o que foi prontamente atendido pelo prefeito, que se sensibilizou e entendeu a necessidade de tomar a atitude de prorrogar o decreto. “Quero parabenizar e agradecer ao prefeito Francis que se sensibilizou pela problemática do caos social que já começava a se instalar em algumas escolas ao prorrogar o decreto”, destacou a promotora, salientando que o decreto visa dar igualdade de condições ao acesso de educação infantil.

Para Taiana, agora as pessoas vão ficar cientes de que as matrículas vão exigir critérios de proximidade, prioridade para portadores de necessidades especiais, das mães que trabalham e outros. Ela ainda afirmou que a polêmica levou ao início de uma discussão mais profunda sobre os critérios e preferências das matrículas escolares. “O diálogo é sempre o caminho”, afirmou, dizendo que o decreto, quando vigorar, irá trazer uma harmonia nos critérios.

Leia mais:   Educadores aguardam proposta após mediação do legislativo e judiciário

Na reunião, estava a maioria dos vereadores, 10 dos 15, liderados pelo presidente Rubens Macedo, representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho de Educação, Conselho da Criança e do Adolescente, departamentos jurídicos da Prefeitura e Câmara Municipal e controladoria do município, assim como também diretoras de escolas.


Galeria de fotos relacionado


Comentários Facebook

Cáceres e Região

Morre aos 76 anos, Antônia Liberato Rostey

Publicado

Faleceu neste domingo (23) no Hospital São Luiz, Antônia Liberato Rostey, de 76 anos. Ela que estava hospitalizado, faleceu vítima de falência múltiplas dos órgãos em consequência pós cirúrgicos.

Segundo informações prestadas pela família, o velório será a partir das vinte e uma hora na capela Park dos Ipês. O sepultamento está previsto para as 8 horas no cemitério Parks dos ipês.

Dona Antônia que era escriturária e sempre se dedicou a ajudar o esposo o médico Renato Rostey. Foi um exemplo das virtudes rotaryanas e dos bons costumes cristãos. Sua falta será sentida não só pela família, mas por toda Cáceres e região.

Tia Antônia como era conhecida pelos familiares, é tia da vice prefeita de Cáceres Eliene Liberato Dias.

Ela foi presidente da Casa da Amizade de Cáceres, que é a associação de senhoras de rotarianos. Foi também embaixatriz do Distrito 4440 enquanto seu esposo era o governador do Distrito 95/96.

Deixa a esposo o Ginecologia Renato Rostey, o filho o dermatologista Renato Roberto Liberato Rostey e a filha advogada Deborah Rostey.

Leia mais:   Comunicado

Por: Joner Campos

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Prefeitura começa construção de pontes no bairro jardim das Oliveiras (Empa)

Publicado

A prefeitura de Cáceres deu início às obras para a substituição das 3 pontes de madeira por tubos ARMCO no bairro Jardim das Oliveiras. Todo trabalho está sendo executado pela Secretaria de Infraestrutura do município.

Os tubos são de aço galvanizado com vazão de 2 e 3 metros de diâmetro e uma vida útil de mais de 40 anos, além de não precisar de reparos contínuos como é feito quando a ponte é de madeira.

O prefeito Francis Maris diz que “a precariedade dessas pontes era grande e elas estavam totalmente deterioradas e traziam insegurança para quem precisava  usa-las, seja de bicicleta, motos, carros e até mesmo a pé. A troca dessas pontes irá melhor a mobilidade dos moradores do bairro que a muito tempo esperam essa obra  ser realizada e agora foi feito a compra de todo material necessário e  em breve será entregue para a população.” Finaliza.

“Esse projeto de substituir as pontes por tubos de aço galvanizado vai ser aumentado gradativamente. Infelizmente hoje é muito difícil conseguir madeira com tamanho adequado, além de toda a burocracia para a extração, além de que as pontes de madeiras exigem muito mais atenção e reparos principalmente nos períodos chuvosos. Com esses tubos de aço de alta resistência e durabilidade, a prefeitura terá uma economia significante com reparos e mão de obra”. Finaliza o secretário Wesley de Sousa

Leia mais:   Integrantes do PV se desfiliam em massa do partido em Cáceres

Cronograma:

A primeira ponte está sendo construída na Av. Pedro Henry com tubos de 2,0m de diâmetro e logo que for finalizada será iniciada na Rua Madri também com a mesma dimensão. Posteriormente será executada a ponte da Av. Beira Rio (Cabo Nilson) com tubos de 3,0m de diâmetro.

Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana