Prefeitura de Cáceres é exemplo no cumprimento de metas do PDI

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A Prefeitura de Cáceres já conseguiu atingir a maioria das metas do PDI e conta com excelentes equipes no controle do que é estipulado. É o que afirma a doutora em Administração de Empresas, Adriana Carvalho, consultora da UFMT e que presta serviços para o Tribunal de Contas do Estado. Ela realiza o trabalho de consultoria em diversas prefeituras e acompanha as metas da Administração municipal em Cáceres. “Temos vários casos de sucesso em Cáceres que servem de exemplos, como a Secretaria de Saúde que saiu de um quadro confuso e hoje se apresenta com quase todas as metas atingidas, dentro da pontualidade esperada. Outro exemplo é a Secretaria de Esportes, que, com poucos recursos e pessoas, conseguiram realizar muito mais que as metas estipuladas, porque correram atrás de parcerias e fizeram ações. É uma equipe vitoriosa, pois nem terminou o ano e já atingiu as metas propostas”, revela a consultora.

O primeiro levantamento do município foi feito em 2017, estipulando metas e determinando missões para o futuro. O interesse em atingir os objetivos é o de garantir que o município possa chegar na excelência, na qualidade de vida da população.

Todas as secretarias são monitoradas por uma assessoria a fim de que o Portal da Transparência, no site oficial da Prefeitura, apresente a real situação de como está trabalhando cada departamento, que são avaliados em separado, meta por meta, a cada dois meses.

Segundo Adriana, o resultado do monitoramento, avaliações e atenção redobrada em cada ação faz com que se saia do trabalho artesanal, imergindo num trabalho técnico, o que proporciona transparência e segurança na gestão profissional do administrador, no trato dos recursos públicos. “Percebe-se, pelo que já foi apresentado, que é possível melhorar ainda mais num curto espaço de tempo”, finaliza.

Para o coordenador municipal de Planejamento, Ícaro Alexander a evolução das secretarias, como um todo, tem sido grandiosa e exemplar. Ele garante que houve uma grande evolução na engrenagem administrativa, onde todos agora falam a mesma língua, gestores, servidores, onde as avaliações permitiram sentir a necessidade de um planejamento estratégico, não só para cada pasta, mas para o universo que é a Prefeitura. “Todos estão entendendo que cada função é essencial e só funciona perfeitamente quando integrada aos demais. Cada um é essencial para o todo, como numa máquina de engrenagens, por menor que seja a meta a atingir. Se uma missão não é cumprida, pode comprometer as metas dos demais. É uma interligação”, garante Ícaro.

O prefeito Francis Maris Cruz acompanha os resultados de cada reunião do PDI com as equipes de secretarias. “Uma gestão de resultados só acontece quando todos estão afinados. Não basta querer fazer, é preciso que as equipes estejam alinhadas não só no mesmo ideal, mas na maneira de fazer tecnicamente. No amadorismo não se chega a meta nenhuma. É por isso que a gente investe na capacitação da equipe de Administração e na cobrança de resultados. Só assim é possível construir uma Cáceres melhor para todos”, resumiu o prefeito.

PDI é Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado, um dos objetivos estratégicos do TCE-MT formulados no Plano 2012-2017 que é de contribuir para a melhoria da eficiência da administração pública. O programa estabelece cinco principais projetos: Apoio ao Planejamento Estratégico, Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, Orientação por Meio de Cursos Presenciais e à Distância, Controle Gerencial utilizando o Sistema Geo-obras e Modernização Institucional.

Da Assessoria

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