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Mato Grosso

Policiais da Força Tática de Cuiabá terão curso sobre abordagem de pessoas com deficiências

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Na próxima segunda-feira (15), policiais da 20ª Companhia de Força Tática de Cuiabá, unidade especializada do 1º Comando Regional da Polícia Militar, terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre abordagem, uma das ações cotidianas das atividades operacionais de Segurança Pública.

No período da manhã, a partir das 9h30, no auditório da sede do Detran-MT, cerca de 60 policiais estão escalados para assistir palestras e outras orientações sobre como abordar e proceder nos casos de pessoas com deficiência física e intelectual.

O minicurso está sendo ofertado por meio da parceria da Superintendência da Pessoa com Deficiência, unidade da Casa Civil, a Polícia Militar (1º CR), o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede) e as associações estaduais de Surdo e de Deficientes (Ande).  

Serão palestrantes a superintendente Thaís Augusto de Paula Rogério; a presidente da Associação dos Deficientes (Ande), Rosilene Garcia de Souza; o presidente da Associação Estadual de Surdos, Rogério Beluci, e o presidente do Conede, Luiz Grassi.

Luiz Grassi, explicou a importância dessa parceria para maior aproximação e melhoria das ações da polícia e da defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Cego e servidor público de carreira lotado na Casa Civil, Grassi observa que muitas vezes a deficiência não é perceptível, o que pode gerar alterações por falta de conhecimento.

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No caso do surdo, por exemplo, não é possível fazer a abordagem padrão, ou seja, pedir para que o abordado fique de costas e com as mãos na cabeça. Nesse caso, lembra, é necessário que na abordagem o surdo esteja de frente para o policial para que possa haver a leitura labial ou o diálogo na língua de sinais (Libras).

SUGESTÃO DE PAUTA

Tema: Curso sobre abordagem policial de pessoas com deficiência

Data: 15/07 – segunda-feira

Horário: 9h30

Local: Auditório da sede do Detran-MT, em Cuiabá

Fonte: GOV MT
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Mato Grosso

Mais de 4 mil pessoas participam da abertura do Encontro Nacional de Educação Matemática

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Mais de 4.000 professores da Educação Básica, estudantes de licenciatura em Matemática e Pedagogia, de cursos de pós-graduação e pesquisadores participaram no domingo (14.07), da abertura do 13º Encontro Nacional de Educação Matemática, realizado na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Pela primeira vez sediada no Centro-oeste, esta edição tem como temática central “Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica – Interfaces entre pesquisas e salas de aula”.

O coordenador da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional de Mato Grosso (Sebem-MT), e professor da Unemat, Márcio Urel, afirmou que o maior laboratório vivo para a pesquisa é a sala de aula. “Enquanto universidade, entendemos que a solução para este país passa pela Educação Básica, e principalmente as salas de aula lá da base. Do contrário, as nossas pesquisas servirão somente para entulhar bibliotecas e aumentar os currículos lattes dos próprios pesquisadores”.

Este é o mais importante evento da área no âmbito nacional. O reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, frisou a importância da relação da universidade, institutos e sociedades científicas com a Educação Básica. “É a universidade saindo dos seus muros e indo lá na ponta, mantendo estreito diálogo com os diferentes atores envolvidos nos processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Um evento como este mostra a importância do que está sendo pensado para a Educação”.

Encontro de Matemática em números

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Os números evidenciam o tamanho desse evento. São 1.684 trabalhos durante os quatro dias de Encontro, sendo duas conferências, 30 palestras, 27 mesas redondas, 904 comunicações científicas, 446 relatos de experiências, 139 pôsteres e 138 minicursos.

Também estão expostos 74 experimentos na Feira de Matemática, trazidos por estudantes oriundos de oito estados brasileiros, de todas as modalidades de ensino. “É um espaço de democratização do ensino e publicização do trabalho realizado em sala de aula e também uma prestação de contas para a comunidade que olha para a Educação como um instrumento de transformação social”, declarou a representante da Comissão Nacional das Feiras de Matemática, Fátima Peres de Oliveira.

O 13º Encontro Nacional de Educação Matemática promove discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, tendências metodológicas e pesquisas que constituem a área. A Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regina Célia Grando, afirmou que há grande diversidade de contextos culturais, sociais e políticos, que marcam o exercício da profissão no País. Entretanto, os desafios experimentados são semelhantes.

“Os desafios diários dos professores e estudantes na sala de aula de Matemática podem ser compartilhados nos diferentes espaços na programação do evento, o que nos possibilita novas ideias e o sentimento de que o trabalho do professor não é solitário”.

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A Secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, declarou que mesmo diante dos desafios, a Seduc está de portas abertas. “Às nossas universidades precisamos dizer que vocês são fundamentais no processo de mudança da educação, ao fazerem o papel de formadores”.

Programação

Os trabalhos serão apresentados em três eixos: Práticas Escolares, Pesquisa em Educação Matemática e Formação de Professores. Espera-se que as discussões possam contribuir, dentre outras esferas, com os processos de ensinar e de aprender matemática nas Escolas da Educação Básica do Brasil.

Nos dias 15, 16 e 17 de julho (de segunda a quarta- feira), das 7h30 às 18h, haverá mesas redondas, palestras, pôsteres, minicursos, sessão de comunicações científicas e relatos de experiências. A conferência de encerramento será dia 17 de julho, às 17h, com o professor Dr. Jonei Cerqueira Barbosa (UFBA), sobre “Perspectivas e desafios nas relações entre os conhecimentos produzidos na universidade e na escola básica”. Saiba mais: https://www.xiiienem.com.br/programacao.php

Organização: Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sebem) e Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sebem), regional Mato Grosso (Sebem-MT). Apoio: Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de mato Grosso (IFMT), CNPq, Capes.

Fonte: GOV MT
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ETE de Diamantino forma 1ª turma do curso Técnico em Informática

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A Escola Técnica de Diamantino realizou na última sexta-feira (12.07), a colação de grau da primeira turma de estudantes do curso técnico em Informática. No total, 14 alunos se formaram.

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior, Stephano do Carmo, participou da solenidade e enfatizou a responsabilidade dos novos técnicos. “Busquem se aprimorar e alçar voos mais altos, para continuar sempre se aperfeiçoando dentro da profissão que escolheram”.

A professora Ana Carolina de Souza Amadari representou o diretor da unidade escolar. Ela ressaltou que no período de dois anos de curso os estudantes aprenderam a conviver entre si, fizeram novas amizades, enfrentaram dificuldades, superaram desafios, mas não desistiram e alcançaram o objetivo.

O orador da turma, Jonatha dos Santos Ferreira fez uma retrospectiva em seu discurso.  “Essa é a primeira turma a colar grau em Diamantino, por isso, sentimos uma grande honra pela oportunidade de abrir caminho e de demonstrar à sociedade que a Escola Técnica faz a diferença nas nossas vidas”.

Ana Carolina parabenizou todos os estudantes pela conquista e frisou que só é possível transformar vidas com os estudos. “Não tem como mudar o mundo sem a educação. Desejo muito sucesso e perseverança para que vocês continuem estudando e não desanimem diante dos desafios”, finalizou.

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A solenidade contou com a presença do secretário de Esportes, Lazer e Turismo de Diamantino, Williomar Siqueira que representou o prefeito Eduardo Capistrano, o superintendente de Educação Profissional e Superior, Fernando Wosgrau, professores e familiares.

Fonte: GOV MT
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