conecte-se conosco


Mato Grosso

Policia Militar reforça policiamento com operação de final do ano em todo o estado

Publicado

A Polícia Militar lançou na manhã desta sexta-feira (22.11) a Operação Final de Ano nos 15 Comandos Regionais da PM no Estado. Em Cuiabá, a solenidade foi realizada na Praça Alencastro no centro da cidade.

A operação que segue até 1º janeiro de 2020 intensificando as ações no policiamento preventivo e de repressão à criminalidade, assegurando à população uma maior sensação de segurança. Na capital, a ação conta com um efetivo de mais de 1.500 policiais, o que significa um reforço de 30% do policiamento nas ruas, principalmente nas áreas comerciais, bancárias e locais de grande concentração de pessoas.

Abrindo os trabalhos da operação, o comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis explica que a iniciativa potencializa as ações ostensivas de policia em todo o estado e faz parte do calendário anual da corporação. “Vamos coibir qualquer ação criminosa aqui no centro de Cuiabá e também orientar a população sobre medidas de segurança através de panfletagem”, conta o comandante.

Com a otimização do efetivo policial e a inclusão dos novos soldados recém formados, o policiamento na região central de Cuiabá será reforçado, uma vez que a área recebe um número maior de pessoas durante as festividades de fim de ano.

Leia mais:   Ouvidoria-Geral da DPMT amplia em 154% o número de atendimento no primeiro semestre de 2020

Em Várzea Grande, o 2º Comando Regional também vai intensificar o policiamento no centro do município, acompanhando os horários diferenciados do comércio nesta época.

Durante a cerimônia de lançamento da operação, o comandante-geral da PM anunciou a criação de duas novas unidades da instituição em Cuiabá: a primeira será a Companhia de Policiamento Ostensivo, com 78 policiais militares que vão atuar no radiopatrulhamento e abordagens na região do centro; a segunda nova unidade será a Companhia Independente de Motopatrulhamento, que terá estrutura e efetivo próprio, neste primeiro momento apenas na baixada cuiabana. A previsão é implantar as companhias da PM ainda no primeiro semestre de 2020.

Troca de Comando da Força Tática

Na solenidade de abertura da operação, a Polícia Militar  também realizou a troca de comando da 20ª Companhia Independente de Policia Militar de Força Tática. Integrada ao 1º CR, a unidade agora é comandada pelo tenente-coronel Antônio Nivaldo de Lara Filho, que substituiu o tenente-coronel Osmário Cícero de Oliveira Junior.

O tenente-coronel Antônio Lara tem 25 anos de carreira na PM. Durante oito meses ele ficou à frente do comando do 6º Comando Regional com sede em Cáceres.

Leia mais:   Cáceres diminui número de mortes e internações após distribuição de kit-covid, diz Francis

Além da presença do comandante geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, a solenidade de transmissão de troca de passagem de comando contou com a presença do comandante do 1º Comando Regional, coronel Esnaldo de Souza Moreira, o comandante da comandante do Cesp (Comando Especializado da Polícia Militar), coronel Carlos Eduardo Pinheiro, autoridades militares e civis. 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Destaque

Cáceres diminui número de mortes e internações após distribuição de kit-covid, diz Francis

Publicado

O ritmo de contágio da covid-19 em Mato Grosso perdeu velocidade e o registro de novos casos caiu cerca de 77%. A incidência continua crescendo, mas abaixo que já foi registrado no Estado. Em meados de julho, 1.502 novos casos foram notificados por dia. No último domingo (9), 334 casos deram positivo.
Em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, a covid-19 dá os mesmos sinais. No ranking de municípios com o maior número de casos, a cidade caiu cinco posições e foi de 11º para 16º.
O resultado é avaliado pela prefeitura como positivo e atribuído aos kits com medicamentos distribuídos gratuitamente.

A distribuição teve início no dia 22 de julho. No município, os moradores receberam ivermectina – para tratamento preventivo – e azitromicina e cloroquina quando o teste para a covid-19 fosse positivo.

“Deu certo, deu resultado e vai além do número de infectados. Caiu o nosso número de internação hospitalar, de mortos. A distribuição influenciou positivamente a ‘não infecção’ da população e melhorou os nossos índices”, avalia o prefeito Francis Maris (MDB).

Leia mais:   Ouvidoria-Geral da DPMT amplia em 154% o número de atendimento no primeiro semestre de 2020

Atualmente, o município soma 525 casos em monitoramento, 271 pacientes recuperados e 43 óbitos por covid-19.

A prefeitura estima já ter gastado R$ 500 mil com os medicamentos. Todavia, o gasto é visto como investimento.
“Salvamos vidas e tudo que se faz pela vida vale a pena. Agora a população tem que colaborar”, afirma, citando as aglomerações em locais públicos. “Não precisa de lei, de decreto de governador ou prefeito. Os moradores têm que se precaver, usar máscara”, finaliza.

Com o resultado, a prefeitura prevê a continuidade e extensão da distribuição dos medicamentos. Agora, os moradores da zona rural também vão receber os remédios.

Por André Souza/O Livre
Comentários Facebook
Continue lendo

Estadual

MÁSCARA INCLUSIVA: Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Publicado

Para ajudar as pessoas com deficiência auditiva a se comunicarem melhor com seus familiares, a Audax Aparelhos Auditivos doará máscaras com espaço labial transparente (máscaras inclusivas), para facilitar o entendimento e a comunicação no dia-a-dia.


Há relatos de que com o uso da máscara normal, os pacientes com aparelho auditivo possuem dificuldades de compreensão, pois o som fica mais abafado, piorando sua qualidade quando chega no ouvido, além da carência do apoio visual para entendimento.

“A máscara facial é um acessório indispensável para proteção contra a covid 19. Mas as pessoas com problemas de audição, principalmente os idosos, que fazem parte do grupo de risco, estão sofrendo dificuldade de entendimento com o som abafado e é o nosso dever social poder ajudar essas famílias nesse momento de pandemia”, explica a fonoaudióloga Samia Helena Ribeiro, responsável pela empresa.

Inicialmente serão disponibilizadas 100 máscaras transparentes. Aqueles que desejarem receber deverão ligar ou enviar um WhatsApp para o número (65) 98111-4900 e fazer o agendamento. O interessado receberá um formulário a ser preenchido, deverá apresentar o exame de perda auditiva do familiar e poderá retirar o item a partir de hoje, segunda-feira (10/08), na sede da Audax Aparelhos Auditivos, na Avenida Coronel Escolástico em Cuiabá.

“A Audax é uma empresa que atua há mais de 10 anos em Cuiabá atendendo de forma humanizada as pessoas que possuem problemas de audição e tem a responsabilidade social de poder ajudar a população”, completa Ribeiro.

Vale ressaltar que o uso de máscara facial se tornou obrigatória em Mato Grosso desde o final de abril e a medida tem validade enquanto o durar o estado de calamidade decretado pelo Governo.
Assessoria
Comentários Facebook
Leia mais:   Ouvidoria-Geral da DPMT amplia em 154% o número de atendimento no primeiro semestre de 2020
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana