conecte-se conosco


Policial

Polícia Civil realiza duas ações de proteção aos direitos dos idosos

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Duas operações com objetivo de garantir os direitos da pessoa idosa foram desencadeadas pela Polícia Judiciária Civil em trabalho desenvolvido pelo Núcleo Especializado do Idoso, da 2ª Delegacia de Polícia do Carumbé em Cuiabá.

Na primeira ação, deflagrada na quinta-feira (14.11), os policiais averiguaram denúncias de locais em que estariam ocorrendo maus tratos contra idosos, crimes de discriminação por motivo de idade, e ameaça.

Segundo o delegado do Núcleo do Idoso, Vitor Chab, das cinco denúncias apuradas, foram instaurados três inquéritos policiais e dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). “Foram instaurados inquéritos policiais uma vez que os crimes são culminados com a Lei Maria da Penha, cometidos no próprio seio familiar, filho cometendo crime contra vítima idosa”, disse o delegado.

Em outra ação do Núcleo do Idoso, vinculada com a Delegacia Regional de Cuiabá, foram realizada, na segunda-feira (18.11), visitas a duas instituições de abrigos de idosos. A operação tinha o objetivo de verificar a situação dos idosos nas duas unidades, como são tratados, metodologia de atendimento, conversas com monitores e diretores e outras averiguações.

Leia mais:   Operações integradas prendem 708 autores de delitos criminais em Mato Grosso

Em um do locais foi encontrada uma idosa em estado de abandono, cuja responsabilidade seria de um sobrinho, sendo o caso informado a 34ª Promotoria Civil do Idoso.

“Foi uma visita para conhecer a realidade dos abrigos, instalações, alimentação, e pagamentos. Nos locais, conversamos com os idosos, assistentes sociais, coordenadoras, com objetivo de fiscalizar e verificar o efetivo cumprimento do Estatuto do Idoso”,destacou Vitor Chab.

O delegado destacou ainda que o Núcleo do Idoso continuará com as orientações para as vigilâncias de agências bancárias, atendentes de Unidades de Pronto Atendimento,  com intuito de sensibilizar as pessoas para  a vulnerabilidade da pessoa idosa, que precisa receber atendimento diferenciado.

“Assim como as políticas públicas para mulheres, crianças e adolescentes, os idosos também precisam de um tratamento especializado, ou seja, um atendimento condizente, sendo sempre colocado o estatuto do idoso como referência”, destacou o delegado.

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook

Policial

Posto denunciado por ‘Bomba Baixa’ passa por fiscalização

Publicado

Assessoria | PJC-MT

A Polícia Judiciária Civil, através da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/Inmetro), realizou na terça-feira (10.12), a fiscalização em mais um posto de combustível da Capital.

As equipes foram até o estabelecimento, localizado na Rodovia BR 364, zona rural, após o recebimento de denúncia de “Bomba Baixa” (quando a quantidade de combustível que entra no veículo é inferior ao demonstrado no visor da bomba) contra o posto.

No local, os fiscais do Ipem/Inmetro realizaram o ensaio para fiscalização/verificação em todos os bicos das bombas de combustíveis existentes no estabelecimento, em um total de 16 e nenhuma irregularidade foi encontrada.

O proprietário do posto estava no local e acompanhou toda a fiscalização e informou que após saber do problema nas bombas pediu na última segunda-feira que o mecânico estivesse na empresa para manutenção de todas as máquinas.

De acordo com o delegado da Decon, Antônio Carlos de Araújo, mesmo não sendo encontradas irregularidades, as ações demonstram que as denúncias estão sendo apuradas pelos órgãos competentes. “Visando garantir o produto (no caso combustível) de qualidade e quantidade correta para ao consumidor”, disse o delegado.

Leia mais:   Governo paga 13º dos servidores em parcela única no dia 20

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Civil apreende três veículos com som em alto volume em Vila Bela

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Três veículos com som automotivos ligados em alto volume foram apreendidos em Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá), na noite de terça-feira (10.12), durante a operação integrada “Saturação” deflagrada pelas forças de Segurança Pública.

Quatro pessoas foram conduzidas para esclarecimentos, por infringirem a Lei das Contravenções Penais (Lei 3.688/41), de perturbação ou sossego alheio.

O trabalho em conjunto foi realizado pela Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar, após inúmeras reclamações e denúncias relacionadas à ordem e paz pública. O principal objetivo é reprimir delitos em especial a perturbação da tranquilidade e do sossego alheio.

Na operação “Saturação”, os policiais civis e militares flagraram no centro da cidade, três automóveis (um Gol, um Celta e uma Saveiro), que estavam com som automotivo ligados com volume extremamente alto, assim incomodando e perturbando o sossego dos moradores.

Conforme o delegado de Vila Bela da Santíssima Trindade, Maurício Maciel Pereira Junior, o barulho do som era possível ouvir a cerca de três quadras de distância do local onde os carros estavam.

“A Polícia Civil dará continuidade a operação Saturação, principalmente nos finais de semana, com apoio dos policiais militares da Força Tática”, disse o delegado.

Leia mais:   Em 30 minutos de Operação Lei Seca, 2 são multados e 3 veículos são removidos

 

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana