conecte-se conosco


Policial

Polícia Civil de Mato Grosso adota nova identidade visual nacional

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Uma identidade visual única reconhecida em qualquer parte do País foi adotada pelas Polícias Civis dos 26 estados da federação e mais o Distrito Federal. A identidade visual das polícias civis foi instituída pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), que congrega todos os dirigentes das instituições de Polícia Civil do Brasil, e passará a ser seguida pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. As mudanças ocorrerão até dezembro de 2020.

A nova padronização, que compreende o Brasão, principal símbolo institucional formado por um escudo dourado contendo faixa superior com a palavra Polícia e na parte inferior a palavra Civil e no centro os elementos do brasão do estado, foi apresentada pela Diretoria Geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, em reunião gerencial que ocorreu na quinta-feira e nesta sexta-feira (11 e 12. 04), na Academia de Polícia Civil, em Cuiabá. 

“Estamos trabalhando para uma mudança de postura, colocando a instituição em primeiro plano, dentro de um padrão uniforme que será seguido em todo o País”, defendeu o delegado geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Mário Dermeval Aravéchia de Resende.

Leia mais:   Autor de cinco roubos em série é preso em Mirassol D’Oeste

A padronização das policiais civis visa atender quesitos de modernidade e uniformidade estabelecidos na Resolução 01/2017, aprovada em 8 de novembro de 2017, durante reunião do CONCPC, ocorrida em Santarém no Pará, que instituiu a identidade visual das polícias civis dos estados e do Distrito Federal.

A identidade visual nacional leva as cores oficiais do preto, branco e cinza, que estarão dispostas nas vestimentas, painel oficial (banner), viaturas, prédios de delegacia. Todos conterão o novo brasão, assim como os distintivos, a bandeira, a carteira funcional, e também os documentos oficiais (papelaria: envelopes, pastas, capas de processos/inquéritos, cartões de visitas), placas de portas, de mesa e obras, entre outros.

A vestimenta da Polícia Civil de Mato Grosso, que já usa o preto e o branco, sofrerá mudança apenas na insígnia (brasão), mantendo os demais elementos já uniformizados pela instituição, como a bandeira do estado na manga do lado direito e no esquerdo a escrita Polícia Civil, na cor em branco. Nas costas deverá apenas conter POLÍCIA CIVIL, logo abaixo o estado (Mato Grosso). Os bonés seguem a mesma referência. A cor da camiseta é o preto.

Leia mais:   Polícia Civil prende suspeito de esfaquear vítima e largar ao lado de Pronto Socorro de Várzea Grande

As delegacias passarão a terceiro plano e não deverão estar identificadas nos uniformes, para que a imagem, uma vez circulada reforce a instituição policial como um todo, especificando apenas o estado a que pertence.

Marcas individuais das unidades policiais, muitas delas com simbologia animal, serão proibidas, visando reforçar a identidade institucional como padrão único da Polícia Civil, bem como facilitar o reconhecimento pelos cidadãos em qualquer parte do País.

As viaturas serão nas cores preto e branco, com designer reformulado,  contendo o novo brasão institucional com escudo no dourado. Já os prédios das delegacias sofrerão alteração apenas no Brasão. As cores no branco, preto e cinza são mantidas.

 

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook

Policial

Homem é preso após praticar roubo e atentar contra vida de policiais em Barra do Bugres

Publicado

Assessoria | PJC-MT

A Polícia Judiciária Civil do município de Barra do Bugres (a 164 km de Cuiabá) prendeu em flagrante, na manhã de segunda-feira (22.04), um homem suspeito de um roubo e de tentativa de homicídio, ocorrido na região central da cidade.

Após praticar um assalto a mão armada, o  suspeito, Enerivan da Silva Barros, 23, anos foi perseguido pelos investigadores da Delegacia de Barra do Bugres e quando foi alcançado atentou contra a vida dos policias.

O roubo ocorreu por volta de 10 horas em frente a uma escola de inglês do município. A vítima estava dentro seu veículo estacionado quando o suspeito anunciou o assalto e a ameaçando com uma faca.

Segundo informações da vítima, o suspeito queria roubar o carro, mas ela conseguiu sair do veículo levando as chaves. O assaltante conseguiu roubar apenas R$ 20 que estavam na bolsa que ficou dentro do veículo.

Com a chegada dos policiais, o suspeito conseguiu fugir, mas foi perseguido pela equipe até ser detido. Ao ser imobilizado, o suspeito tentou agredir os profissionais com uma faca.

Leia mais:   Polícia Civil prende suspeito de esfaquear vítima e largar ao lado de Pronto Socorro de Várzea Grande

O homem foi preso e encaminhado a Delegacia de Barra do Bugres, onde após ser interrogado foi lavrado o flagrante  por roubo e tentativa de homicídio

 

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Ações da Polícia Civil prendem três envolvidos com tráfico de drogas em Rondonópolis

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Em duas ações distintas, a Polícia Civil através da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis (212 km ao Sul) prendeu três pessoas envolvidas com o tráfico de drogas no município. Os trabalhos resultaram na apreensão de drogas, objetos de origem ilícita e apetrechos relacionados ao tráfico.

O casal Adilson Souza Xavier Junior, 20 e Lorrayne Cristina Carvalho dos Santos, 18, foi preso durante diligências dos policiais da Derf Rondonópolis, em uma região de grilo, no bairro Ana Clara. Adilson já era conhecido dos investigadores por envolvimento em crimes de roubo na cidade.

Em buscas no barraco dos suspeitos, os policiais encontraram 16 porções de maconha já embaladas para venda, material para embalo da droga, aparelhos eletrônicos e outros objetos possivelmente de origem ilícita, além de dois documentos de identidade em nome da suspeita com datas divergentes de nascimento e duas capas de colete da Polícia Militar.

Diante das evidências, o casal foi conduzido a delegacia, onde após serem interrogados foi lavrado o flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Leia mais:   Polícia Civil instaura inquérito policial para apurar furto na Santa Casa

Em outra ação realizada no bairro Jardim Iguassu, os policiais da Derf Rondonópolis realizaram a prisão em flagrante de Ângelo Luiz Covatti de Lima, 19, conhecido como “Zezinho”. A prisão do suspeito aconteceu em uma residência, alvo de investigação da delegacia como ponto de venda de drogas.

Em buscas no local, os policiais encontraram uma sacola com três porções de maconha, recortes de sacos plásticos utilizados para embalo da droga, além de uma arma de fogo artesanal. Testemunhas que estavam no local, informaram que Ângelo era o responsável pelo comércio ilícito.

O suspeito foi conduzido a Derf, onde foi lavrado o flagrante por tráfico de drogas. Em checagem no sistema, os policiais verificaram que o suspeito possui passagens anteriores por tráfico de drogas, corrupção de menores e furtos.

 

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana