conecte-se conosco


Cáceres e Região

Pesquisador do IFMT Cáceres é selecionado em programa de treinamento sobre empreendedorismo e inovação

Publicado

O pesquisador do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo, Alexandre dos Santos, 38 anos, integra o grupo formado por dez pesquisadores brasileiros e dez suíços selecionados para participar do Programa Treinamento Academia-Indústria 2019, ‘Academia-Industry Training (AIT)’.

Desenvolvido pela Swissnex Brazil, instituição suíça para cooperação internacional em empreendedorismo em colaboração com o Centro para Empreendedorismo da Universidade de St.Gallen (CLS HSG), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o programa promove ação conjunta entre Brasil e Suíça com o objetivo de capacitar pesquisadores para o desenvolvimento de projetos e estudos com potencial para o mercado e a indústria e fomentar a colaboração internacional entre os dois países.

O pesquisador do IFMT foi o único servidor entre todos os Institutos Federais do país a integrar a delegação brasileira selecionada por meio de edital conjunto entre o CNPq e a Swissnex Brasil. Para Santos, a aprovação no processo de seleção reforça o potencial de inovação tecnológica dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Federal em Mato Grosso.

“A seleção do IFMT no AIT-2019, demostra o grau de maturidade que nossos projetos de inovação tecnológica estão alcançando, uma vez que, os projetos selecionados foram apenas aqueles com grande potencial de gerar novos modelos de negócios com repercussão internacional”, destaca Santos.

Leia mais:   Feira de saúde realizada no Atacado Pantanal foi um sucesso

Entre esses projetos, o pesquisador revela o processo de desenvolvimento no IFMT da primeira empresa de tecnologia baseada em propriedade intelectual gerada, a partir de pesquisas desenvolvidas em uma instituição acadêmica, no modelo chamado Spin-off. O docente destaca que os projetos em andamento ganham possibilidades com articulação das políticas desenvolvidas pela pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) em conjunto com a Agência de Inovação Tecnológica (AIT) do IFMT.

“Isso só foi possível pelo ecossistema proporcionado pelos editais de inovação da AIT e Propes do IFMT. Estamos bem perto de desenvolver com estudantes a primeira spin-off acadêmica para a instituição, com tecnologias voltadas para o setor florestal”, anuncia.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT, professor Wander Miguel de Barros, explicou que a Propes tem se esforçado para se adequar aos novos perfis e métricas da pesquisa, da inovação e da tecnologia que está sendo colocada nos dias de hoje.

“Nossos editais assim como os fomentos vinculados para garantir a capacitação dos servidores estão voltados para o empreendedorismo e inovação. A seleção do professor Alexandre a esta ação coroa e enaltece o trabalho desenvolvido pela instituição na capacitação e formação de profissionais do IFMT a trabalhar com inovação” pontua Wander.

Leia mais:   Em apenas um mês, aplicativo Patrulha Cidadã mostra funcionalidade eficiente em Cáceres

Para ele, a experiência no programa de treinamento Brasil Suíça irá colaborar para que o IFMT planeje e execute novas ações futuras que contribuam para o desenvolvimento social e tecnológico do estado.

O programa de treinamento ocorrerá em dois períodos. O primeiro será no Brasil no mês de novembro deste ano. Em abril de 2020 será na Suíça. Em ambos os países, além de técnicas e estratégias de negócios e conhecimento de possibilidades do mercado brasileiro e suíço, os pesquisadores terão oportunidade de imersão em ambientes de empreendedorismo e inovação.

Edna Pedro e Meire Zanelato/Assessoria de Comunicação – IFMT

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Adolescente é assassinado com tiros na cabeça em Mirassol D’Oeste

Publicado

Testemunhas contaram que um suspeito atirou diversas vezes na vítima, que tentou fugir, mas foi novamente baleada em sequência

Um adolescente de 17 anos foi assassinado com tiros na cabeça na noite deste domingo, nas proximidades da Praça da Lagoa dos Interlados, no município de Mirassol D’Oeste.

Testemunhas contaram, segundo o boletim de ocorrência, que um suspeito teria se aproximado e efetuado alguns disparos contra o jovem. A vítima ainda tentou fugir e correu por alguns metros na tentativa de escapar do criminoso.

No entanto, o atirador se aproximou novamente do rapaz e desferiu mais dois tiros na cabeça do menor.

Uma ambulância foi chamada para socorrer a vítima. No entanto, ao chegar no local informado, a equipe médica constatou o óbito do jovem.

A guarnição da Polícia Militar isolou a área até a chegada de profissionais da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), que coletaram provas e fizeram os primeiros trabalhos de apuração.

O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

O bandido fugiu em uma motocicleta logo após o crime e não foi encontrado até o momento.

Leia mais:   PARCERIA DO BEM Instalação de academias da primeira infância da parceria Dr. Leonardo e Rotary chega a fase final

A Polícia Civil investiga a autoria e a motivação do caso.

Por – João Freitas

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Feira de saúde realizada no Atacado Pantanal foi um sucesso

Publicado

A Feira de Saúde realizada nas dependências do Atacado Pantanal, no último sábado (19), foi um sucesso.

O evento realizado pelo Lions Clube de Cáceres “Portal do Pantanal”, em parceria com o curso de medicina da Unemat e Grupo Juba, movimentou a loja.

Centenas de clientes e pessoas da comunidade receberam diversos serviços na área de saúde como aferição de pressão arterial, peso, altura, índice de massa corporal – IMC, medida da circunferência abdominal e exame de destro (medida de açúcar no sangue), tudo gratuitamente.

Além de atender os clientes e cidadãos, colaboradores do Atacado Pantanal também tiveram acesso aos atendimentos.

Para o colaborador Jaime Conradi Soares Araújo, a feira foi uma boa oportunidade , não só para a sociedade, mas para eles que trabalham ali. “Para mim foi ótimo participar descobri que minha pressão está boa, meu

peso está compatível com minha altura e minha glicose está ótima para minha idade”, avaliou Jaime.

Já o fiscal de prevenção Evair Almeida Cruz, observou que a ação foi muito importante. Para ele, as pessoas não tem tempo, oportunidade e muitas vezes acesso a estes serviços prestados na Feira de Saúde. Eu tive a oportunidade de verificar meu índice de massa corporal, fazer o teste de glicemia e aferir a pressão arterial e tudo grátis. E mais, é muito bom saber que a saúde da gente está tudo em cima, está bem”, discorreu Evair.

Leia mais:   OPORTUNIDADE: Caixa abrirá sábado para pagar FGTS a não correntistas

A psicóloga do Grupo Juba, Kátia Deise Moreira, responsável pela Gestão de Pessoas, aprovou a atividade e a participação dos colaboradores. “Foi mais uma oportunidade de prevenção e controle à saúde, através de exames e serviços oferecidos neste espaço”, analisou Kátia.

O gerente do Atacado Pantanal, Thiago Monteiro, finalizou agradecendo os parceiros e reconhecendo que o acontecimento movimentou a loja no sábado e contribuiu com a saúde, também, de seus colaboradores, já que todos utilizaram os serviços disponíveis.

Por: Esdras Crepadi

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana