conecte-se conosco


Cáceres e Região

Pesquisador do IFMT Cáceres é selecionado em programa de treinamento sobre empreendedorismo e inovação

Publicado

O pesquisador do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo, Alexandre dos Santos, 38 anos, integra o grupo formado por dez pesquisadores brasileiros e dez suíços selecionados para participar do Programa Treinamento Academia-Indústria 2019, ‘Academia-Industry Training (AIT)’.

Desenvolvido pela Swissnex Brazil, instituição suíça para cooperação internacional em empreendedorismo em colaboração com o Centro para Empreendedorismo da Universidade de St.Gallen (CLS HSG), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o programa promove ação conjunta entre Brasil e Suíça com o objetivo de capacitar pesquisadores para o desenvolvimento de projetos e estudos com potencial para o mercado e a indústria e fomentar a colaboração internacional entre os dois países.

O pesquisador do IFMT foi o único servidor entre todos os Institutos Federais do país a integrar a delegação brasileira selecionada por meio de edital conjunto entre o CNPq e a Swissnex Brasil. Para Santos, a aprovação no processo de seleção reforça o potencial de inovação tecnológica dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Federal em Mato Grosso.

“A seleção do IFMT no AIT-2019, demostra o grau de maturidade que nossos projetos de inovação tecnológica estão alcançando, uma vez que, os projetos selecionados foram apenas aqueles com grande potencial de gerar novos modelos de negócios com repercussão internacional”, destaca Santos.

Leia mais:   Meu filho estava na hora errada e no lugar errado, diz mãe de soldado que dirigia o veículo envolvido no acidente

Entre esses projetos, o pesquisador revela o processo de desenvolvimento no IFMT da primeira empresa de tecnologia baseada em propriedade intelectual gerada, a partir de pesquisas desenvolvidas em uma instituição acadêmica, no modelo chamado Spin-off. O docente destaca que os projetos em andamento ganham possibilidades com articulação das políticas desenvolvidas pela pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) em conjunto com a Agência de Inovação Tecnológica (AIT) do IFMT.

“Isso só foi possível pelo ecossistema proporcionado pelos editais de inovação da AIT e Propes do IFMT. Estamos bem perto de desenvolver com estudantes a primeira spin-off acadêmica para a instituição, com tecnologias voltadas para o setor florestal”, anuncia.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT, professor Wander Miguel de Barros, explicou que a Propes tem se esforçado para se adequar aos novos perfis e métricas da pesquisa, da inovação e da tecnologia que está sendo colocada nos dias de hoje.

“Nossos editais assim como os fomentos vinculados para garantir a capacitação dos servidores estão voltados para o empreendedorismo e inovação. A seleção do professor Alexandre a esta ação coroa e enaltece o trabalho desenvolvido pela instituição na capacitação e formação de profissionais do IFMT a trabalhar com inovação” pontua Wander.

Leia mais:   Farmacêutica fala sobre descarte correto de medicamentos – Dia Mundial do Meio Ambiente

Para ele, a experiência no programa de treinamento Brasil Suíça irá colaborar para que o IFMT planeje e execute novas ações futuras que contribuam para o desenvolvimento social e tecnológico do estado.

O programa de treinamento ocorrerá em dois períodos. O primeiro será no Brasil no mês de novembro deste ano. Em abril de 2020 será na Suíça. Em ambos os países, além de técnicas e estratégias de negócios e conhecimento de possibilidades do mercado brasileiro e suíço, os pesquisadores terão oportunidade de imersão em ambientes de empreendedorismo e inovação.

Edna Pedro e Meire Zanelato/Assessoria de Comunicação – IFMT

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Adriano sofre parada cardíaca e será transferido em UTI aérea para Cuiabá

Publicado

Sinézio Alcântara – Expressão Noticias.

O presidente da Fapemat, professor Adriano Silva, será transferido, em uma UTI área, nos próximos minutos para Cuiabá. Diagnosticado com coronavirus ele está internado no Hospital São Luiz, em Cáceres.

Ele sentiu os sintomas da doença na segunda-feira. E, no mesmo dia foi internado. Familiares informam que o problema se agravou nas últimas horas e ele teve que ser entubado.

E, a pouco tempo, teve uma parada cardíaca. Porém, os médicos conseguiram restabelecê-lo. Em Cuiabá, ele será internado na Clinica Femina. Mas informações em instantes.

Comentários Facebook
Leia mais:   PE, Força Tática e Sistema Penitenciário prendem grupo criminoso que “desviava” piche da prefeitura
Continue lendo

Cáceres e Região

REGIÃO OESTE Com aumento dos casos de coronavírus, deputado comemora novos investimentos do Governo

Publicado

Além de 30 novos leitos (10 em UTI), o Hospital Regional de Cáceres vai receber duas ambulâncias modernas e equipadas para o transporte adequado de pacientes

Após reivindicações do deputado estadual Dr. Gimenez (PV), o governo estadual anunciou vários investimentos na área da saúde para a Região Oeste de Mato Grosso. Emergencialmente, serão criados 30 leitos definitivos no Hospital Regional de Cáceres, dos quais 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A previsão de entrega é julho.

Também está em fase de estudo pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) a abertura de leitos de UTI no Hospital Vale do Guaporé, no município de Pontes e Lacerda, em atendimento à Indicação nº 1494/2020 do parlamentar, que é médico e membro da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa.

“Como médico, a saúde é uma bandeira do meu mandato, tenho feito muitas indicações pedindo investimentos, em relação aos leitos de UTI para Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos, solicitei a implantação no mês de abril, quando surgiram os primeiros casos do coronavírus na região”.

Leia mais:   Soldados do Exército destroem carro e casa durante perseguição policial

Dr. Gimenez explica que 70% dos municípios da região já estão com a doença, ou seja, 15 dos 22, em uma população de mais de 300 mil habitantes. O total de casos já chegou a 129, conforme o boletim da última segunda-feira (01), sendo que os 07 óbitos registrados representam 10% do total do estado.

O deputado também agradece o atendimento à Indicação nº 3171/2019 que solicitava duas novas ambulâncias para a Hospital Regional de Cáceres. Foram entregues pelo governador Mauro Mendes, nesta terça-feira (02), 20 ambulâncias equipadas e modernas aos seis hospitais regionais e dois hospitais estaduais (Santa Casa e Metropolitano de Várzea Grande). Cáceres é uma das cidades contempladas.

“Nós vamos implantar novos leitos no Hospital Regional de Cáceres, que é onde se concentrará o atendimento na região oeste, também enviaremos duas novas ambulâncias à unidade hospitalar. Faremos um estudo técnico para avaliar a implantação de UTIs em Pontes e Lacerda, mas este é um projeto de médio e longo prazo, não é para agora”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante a solenidade.

Leia mais:   Projeto Bichos do Pantanal apresenta sua agenda para a Semana do Meio Ambiente

Para Dr. Gimenez, a união de esforços neste momento entre bancada estadual, o que inclui o colega parlamentar de Pontes e Lacerda, Valmir Moretto (PRB), outros parlamentares da bancada estadual, federal, e os governos estadual, federal e municipal é fundamental para o fortalecimento da saúde. “Estarei investindo mais de R$ 2,2 milhões das minhas emendas parlamentares em ações da saúde, acredito que, em um esforço conjunto, os recursos à saúde serão priorizados”.

Curva de contágio – 15 municípios da região oeste estão afetados: Pontes e Lacerda (40), Cáceres (33), Mirassol D’Oeste (14), São José dos Quatro Marcos (07), Rio Branco (03), Vila Bela da Santíssima Trindade (07), Lambari D’Oeste (02), Conquista D’Oeste (05), Curvelândia (04), Rio Branco (03), Vale de São Domingos (02), Jauru (02), Nova Lacerda (04), Porto Espiridião (04) e Araputanga (02).

Da Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana