conecte-se conosco


Política

PEC determina que secretários devem prestar contas na ALMT a cada semestre

Publicado

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Dr. João de Matos (MDB) apresentou Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que convoca secretários e dirigentes públicos do primeiro escalão do Governo do Estado a comparecerem, a cada seis meses, perante as comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para prestarem informações aos parlamentares sobre os resultados das ações executadas, além da gestão e do planejamento das políticas públicas. 

“A emenda foi apresentada seguindo o exemplo de normas semelhantes sancionadas em estados como São Paulo, e mais recentemente em Minas Gerais. Entendemos a prestação de contas das ações realizadas pelas secretarias como um exercício democrático de transparência à sociedade. Isso irá aprimorar a relação do Poder Executivo com o Legislativo, subsidiando os deputados com informações para serem apresentadas aos municípios”, declarou o deputado Dr. João. 

Pela proposta, não somente os secretários de Estado, mas também dirigentes de entidades da administração direta e indireta e órgãos ligados ao Executivo deverão cumprir as convocações e comparecer às reuniões das comissões da Casa de Leis. Ainda segundo a emenda, o não comparecimento à Assembleia Legislativa poderá resultar na abertura de processo de responsabilidade administrativa. 

Leia mais:   Mandado de segurança requer suspensão da sessão que aprovou os novos critérios na concessão da RGA

“Os secretários, em sua maioria, já têm atendido aos deputados, mas sentimos a necessidade de tornar essa relação mais periódica e transparente. Essas informações vão sem dúvidas trazer benefício à população do Estado que poderá acompanhar os avanços da administração, promovendo um grande acompanhamento democrático das políticas públicas”, afirmou o deputado.

Comentários Facebook

Política

Dr. Eugênio e secretário de saúde visitam hospital regional de Água Boa nesta sexta

Publicado

“O hospital regional de Água Boa em 2018 fez mais de 76 mil atendimentos, segundo dados da prefeitura municipal”.

O deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), que é membro titular da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia, e o secretario de Estado de Saúde (SES) Gilberto Figueiredo vão visitar “in loco” o hospital regional Paulo Alemão de Água Boa, nesta sexta-feira (20.03).

“Eu conhece de perto as necessidades do hospital. Sei de cada necessidade devido os anos de trabalho prestados pelo hospital. Agora, com a visita do secretario ele vai ver de perto tudo que tenho levado de demanda até ele”, explicou Dr. Eugênio.

O hospital regional é referencia dentro e fora do Estado, em 2018 chegou a atender 76.265 mil atendimentos entre internações, sendo 210 atendimentos por dia, segundo informações da prefeitura municipal de Água Boa.

Sempre preocupado com a situação da saúde da região do Araguaia que DR. Eugênio tem se reuni com o secretario de saúde em busca de soluções e mais desenvolvimento na área. Por isso, indicou recentemente, ao Executivo a necessidade de instalação do serviço médico de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) com o credenciamento de cinco leitos no município de Querência e dez para Água Boa. Ainda para Água Boa, o parlamentar apresentou a necessidade de instalação do serviço de hemodiálise.

Leia mais:   Em Porto dos Gaúchos, deputada, vice-governador e secretário da Sinfra debatem asfaltamento

Uma cobrança que já obteve resultado positivo foi o repasse de R$ 600 mil reais ao hospital regional Paulo Alemão feito em fevereiro, após algumas reuniões na secretaria de saúde. Em um vídeo postado nas redes sociais do parlamentar o secretario de saúde Gilberto, fala do empenho prestado, “Dr. Eugênio tem feito um ótimo trabalho em prol da região. O deputado já esteve inúmeras vezes reunido comigo para tentar solucionar os problemas da região”, explicou o secretario.

Os horários exatos das visitas ainda não foram confirmados, devido os ajustes com as agendas dos prefeitos e secretaria

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Dr. Eugênio e secretario de saúde visitam hospital regional de Água Boa nesta sexta

Publicado

Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), que é membro titular da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia,  e o secretario de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, vão visitar o hospital regional Paulo Alemão de Água Boa, nesta sexta-feira (20).

“Eu conhece de perto as necessidades do hospital. Sei de cada necessidade devido os anos de trabalho prestados pelo hospital. Agora, com a visita do secretario, ele vai ver de perto tudo que tenho levado de demanda até ele”, explicou Dr. Eugênio. 

O hospital regional é referência dentro e fora do Estado, em 2018 chegou a 76.265 mil atendimentos, sendo 210 atendimentos por dia, segundo informações da prefeitura municipal de Água Boa.

Preocupado com a situação da saúde da região do Araguaia, Dr. Eugênio tem se reunido com o secretario de saúde em busca de soluções para o setor.  Por isso, indicou recentemente ao Executivo a necessidade de instalação do serviço médico de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) com o credenciamento de cinco leitos no município de Querência e dez para Água Boa. Ainda para Água Boa, o parlamentar apresentou  a necessidade de instalação do serviço de hemodiálise.

Leia mais:   Deputado quer ampliação de motopatrulhamento em Mato Grosso

Uma cobrança que já obteve resultado foi o repasse de R$ 600 mil reais ao hospital regional Paulo Alemão, feito em fevereiro, após algumas reuniões na secretaria de saúde. “Dr. Eugênio tem feito um ótimo trabalho em prol da região. O deputado já esteve inúmeras vezes reunido comigo para tentar solucionar os problemas da região”, afirmou o secretario de saúde.  Ainda não há um horário determinado para a visita, devido a ajustes com as agendas dos prefeitos e do secretário.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana