conecte-se conosco


Mato Grosso

Para entender conteúdo de química, alunos produzem perfumes em sala de aula

Publicado

Alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Oscar Soares, localizada no município de Juara (a 709 quilômetros a médio-norte da Capital) estudam química aprendendo a alquimia das fragrâncias. São 65 alunos que participam do Fórmulas Químicas Aromáticas. Eles aprendem as fórmulas químicas fabricando perfumes e com um custo baixo. Alguns já pensam em se profissionalizar na produção de aromas com fragrâncias masculinas e femininas.

O responsável pelo projeto, o professor de química Luiz Eduardo de Brito Corrêa explica que o foco do trabalho é fazer a interação da teoria com a prática, facilitando a compreensão de algumas substâncias orgânicas.

“O objetivo é assimilar melhor fórmulas da química do carbono, tendo facilidade de aprender as fórmulas moleculares e estruturais. Para isso, desenvolvemos algumas fragrâncias artesanais a baixo custo e com muita qualidade”, comemora.

Os alunos utilizaram como ingredientes álcool cereal, fixador, fragância e água destilada. Cada um desembolsou 8 reais e ficaram satisfeitos com o resultado.

O estudante Caio Lucas não só ficou entusiasmado com o domínio do preparo de aromas como também soube o conteúdo na ponta da língua. “Perfumes são misturas complexas de compostos orgânicos extraídos de flores, plantas raízes que são as chamadas flagrâncias. As essências trazem um odor agradável e benéfico ao nosso organismo. O objetivo desse estudo é entender a composição dos ingredientes fracionados na fabricação dos perfumes”, detalha.

Leia mais:   Estado notifica Prefeitura de Cuiabá por ausência de prestação de contas na Saúde

No entendimento do estudante, além de aprender química, é possível encontrar todos os produtos em farmácia. “O mais interessante é que podemos criar fragrâncias”, ressalta.

O professor avalia como positivo o projeto, pois melhorou a compreensão das fórmulas químicas, porque aprenderam os nomes científicos e fizeram a relação com o cotidiano.

Durante as aulas, os alunos produziram três tipos de perfumes com flor de algodão e erva doce. Um dos alunos até patenteou uma fragrância de “black man” e já pensa em fabrica-la. “Sem falar que, ao criar uma fórmula de perfume e pensar na sua produção é um exemplo de protagonismo e empreendedorismo”.

Luiz Eduardo acrescenta que esses experimentos auxiliam na estrutura dos compostos e dos álcoois, visto que também são usados no processo de produção dos perfumes. A atividade prática também permite mostrar a contextualização da química e o seu papel no desenvolvimento tecnológico da sociedade, tendo em vista que essa é uma ciência muito usada na produção de diversos produtos, como na indústria de cosméticos.

Leia mais:   "Sarau Reencontro" reúne autoridades que marcaram a história política de Mato Grosso

No final do quarto bimestre, os alunos pretendem organizar uma mostra biofísicoquimica, para apresentar os experimentos realizados em sala.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Suspeito é preso por agredir namorada e quebrar braço de criança de 6 anos

Publicado

A Polícia Militar prendeu E.B.A. (35 anos) por ameaçar, agredir e manter em cárcere privado a namorada e o enteado de seis anos, na noite de quarta-feira (20.11), no bairro Alvorada, em Cuiabá. Mãe e filho pediram socorro à polícia após conseguirem fugir do apartamento onde estavam presos.

Moradora do município de Rondonópolis, a vítima disse aos policiais que estava há duas semanas com o filho na casa do namorado, na Capital. Durante esse período, segundo ela, já estavam sofrendo agressões físicas e recebendo ameaças de morte do suspeito, que dizia possuir uma arma de fogo.

Uma das agressões teria sido com água quente, que gerou queimaduras no abdômen da criança.

Nesta quarta-feira, a mulher contou ter ouvido o homem xingando o filho dela de “imprestável” e “viado” e ao verificar o choro no menino, notou que a criança havia sido agredida no olho esquerdo e estava com um dos braços quebrados.

O homem cumpre medida judicial com tornozeleira eletrônica e o caso será investigado pela Polícia Judiciária Civil.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Vila Bela da Santíssima Trindade preserva cultura herdada de quilombo
Continue lendo

Mato Grosso

Primeira-dama de Mato Grosso participa do 1º Encontro do Centro-Oeste para Adoção

Publicado

A primeira-dama de Mato Grosso e madrinha afetiva da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Virginia Mendes, participa nesta sexta-feira (22.11), da solenidade de abertura do 1º Encontro do Centro-Oeste de Apoio à Adoção (Encoapa), às 08h, no Auditório do Fórum de Cuiabá.

A convite de Virginia Mendes, a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, engajada em importantes causas sociais, também confirmou presença no evento voltado para o debate de temas relacionados ao processo de adoção.

O 1º Encoapa é uma realização da Ampara, sob a coordenação da presidente Lindacir Rocha Bernardon, em parceria da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Poder Judiciário de Mato Grosso, com o apoio da Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção.

Conteúdo Programático

– A ESPERANÇA DE TER ESPERANÇA.
Palestrante: Luiz Schettini Filho (GEAD – Recife/PE)

– REDE DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE E A CRIAÇÃO DE GAA’s.
Facilitadores: André Tuma (Promotor de Justiça MP/MG) e Francisco Claudio Medeiros Júnior (Vice-Presidente da Angaad– Acalanto – Natal/RN)

Leia mais:   Estado notifica Prefeitura de Cuiabá por ausência de prestação de contas na Saúde

– OS IMPACTOS DO TRAUMA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.
Palestrante: Suzana Schettini (GEAD – Recife/PE)

– O DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA E A BUSCA ATIVA.
Facilitadores: Dr. Élio Braz Mendes (Juiz de Direito TJ/PE)
Suzana Schettini (GEAD – Recife/PE)

– A PREPARAÇÃO DOS PRETENDENTES À ADOÇÃO E O ACOMPANHAMENTO PÓS GUARDA PARA ADOÇÃO.
Facilitadores: Soraya Pereira (Aconchego – Brasília/DF) e Vera Lucia Cardoso (Conviver – Aparecida de Goiânia/GO)
Depoimento: Júlio Resende (Ampara – Cuiabá/MT)

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana