conecte-se conosco


Mato Grosso

Papai Noel percorre Mato Grosso com a Caravana de Natal do Nossa Energia

Publicado

Doze municípios serão visitados nas próximas duas semanas, com troca de lâmpadas, brincadeiras e passeio iluminado

Atenção para um anúncio especial do Papai Noel: a partir de amanhã ele percorrerá Mato Grosso com a Caravana de Natal Nossa Energia. Doze municípios receberão a edição especial do projeto de eficiência energética da Energisa, e terão um dia cheio de atividades para adultos e crianças. No fim do dia, o bom velhinho percorrerá as principais ruas da cidade no caminhão do Nossa Energia, que estará todo iluminado para levar encantamento aos moradores de todas as idades.

A caravana ficará um dia em cada cidade por onde passar. Nos períodos da manhã e tarde serão realizados o cadastramento e recadastramento de clientes da Energisa na Tarifa Social Energia Elétrica, troca de lâmpadas e palestras sobre uso seguro e econômico de energia elétrica com experimentos físicos. Além das ações tradicionais do projeto, nessa passagem especial, também haverá a distribuição de presentes gratuitamente pelo Papai Noel, as criança da região. Brincadeiras com as crianças também estão previstas na ação. O Papai Noel estará lá para tirar fotos com a criançada.

Durante a noite, das 18 horas às 20 horas, o Nossa Energia iluminará as ruas da cidade com um passeio iluminado. As unidades móveis do projeto foram decoradas para levar o encantamento e magia por onde passar. Dentro da unidade estará um Papai Noel para celebrar com os moradores mais um ano levando economia para a população mato-grossense.

Leia mais:   Detran-MT amplia serviços de Veículos no Ganha Tempo do CPA

Seis municípios serão visitados por semana. Amanhã (10), as unidades estarão em Campo Verde, Alto Taquari e Barra do Bugres. Na quinta-feira (12), estarão em Primavera do Leste, Jaciara e Nossa Senhora do Livramento. Na terça-feira (17) serão visitados Pontal do Araguaia, Campo Novo do Parecis e Várzea Grande. Dia 19 de dezembro será o último da caravana, que estará em Poxoreo, Araputanga e Santo Antônio do Leverger.

Troca de Lâmpadas – Cada cliente poderá fazer a troca de até seis lâmpadas usadas (incandescente ou fluorescente) por novas de LED gratuitamente. Para isso o cliente deve ter em mãos documentos pessoais com foto, conta de energia atualizada e as lâmpadas usadas, que podem estar queimadas (só não podem estar quebradas).

Nossa Energia – O projeto conta com três caminhões climatizados e completamente adaptados para se transformarem em uma espécie de laboratório, equipados com tecnologia de ponta, incluindo projeções interativas e a realização de experiências. A lateral do baú do caminhão se expande e se transforma em uma sala de aula/laboratório, com um projetor multimídia, um comparador de lâmpadas incandescente, fluorescente compacta e LED.

O veículo também pode se transformar em um palco, que é usado para as apresentações teatrais. Nestes caminhões acontecem palestras sobre uso econômico e seguro de energia elétrica. Do lado de fora, a equipe do projeto faz a troca de lâmpadas.

Leia mais:   Fenaju apoia a regulamentação do descarte de documentos digitalizados

O projeto Nossa Energisa faz parte do Programa Energia Eficiente, da Energisa, seguindo as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE).

 

Confira o endereço e horário de atendimento da Caravana de Natal do Nossa Energisa nesta primeira semana:

Município

Data

Local da UME – Cadastro e Papai Noel

Horário

CAMPO VERDE

10/12/2019

Praça São Miguel – Av. Vereador Clóvis Cesar Lima, S/n, Bairro São Miguel

08h00 – 11h30 / 13h30 – 17h00

ALTO TAQUARI

10/12/2019

Ginásio de Esportes – Rua Itália, s/n bairro Morada do Sol.

08h00 – 11h30 / 13h30 – 17h00

BARRA DO BUGRES

10/12/2019

Rua da Alegria, s/n, Bairro Pronav – frente ao CRAS União.

08h00 – 11h30 / 13h30 – 17h00

PRIMAVERA DO LESTE

12/12/2019

CRAS Ivone Agne – Rua Arlindo Cornelli, 473 – Parque Eldorado

08h00 – 11h30 / 13h30 – 17h00

JACIARA

12/12/2019

Centro de Eventos em frente a Rodoviária – Av. Antônio Ferreira Sobrinho, s/n, Bairro Novo Santo Antônio

08h00 – 11h30 / 13h30 – 17h00

NOSSA SRA DO LIVRAMENTO

12/12/2019

Praça de Eventos Fernando de Barros – Av Julio Campos, s/n, Centro.

08h00 – 11h30 / 13h30 – 17h00

Comentários Facebook

Mato Grosso

Filhotes de tucano são destinados para soltura branda

Publicado

Cinco filhotes de tucano começam a se preparar para a vida livre. Os animais foram encaminhados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para guarda voluntária temporária. Quando os animais estiverem aclimatados à região e em condições ideais para viver na natureza, terá início o processo de soltura branda. Ou seja, aos poucos, as aves irão deixar os recintos para retornarem à vida livre.

Os tucanos foram resgatados ou recebidos voluntariamente em dezembro de 2019. Três deles apresentam sinais de maus-tratos, como o corte das asas. As aves ficaram em observação por quarenta dias no Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e após avaliação técnica foram declaradas aptas a serem destinadas ao lar temporário.

Guardiã voluntária há cinco anos, a professora Marluce Scaloppe irá cuidar dos tucanos até que estejam aptos para a soltura. Ela conta que a guarda dos animais silvestres traz muitas responsabilidades, especialmente quando os animais são ainda muito jovens e necessitam de cuidados mais intensos e diários, mas que por outro lado é extremamente gratificante ver os animais retornando para a vida livre.

Leia mais:   Governo nomeia 300 Apoios Administrativos Educacional do cadastro de reserva

“É indescritível a sensação de saber que estamos fazendo a nossa parte, ainda que pequena, para contribuir com a preservação da fauna e também da flora. Faz bem para os animais e faz bem para nós mesmos”, comemora a professora que, na última quinta-feira (23), recebeu os filhotes de tucanos e, juntamente com a equipe técnica da Sema, realizou a soltura de outros dois tucanos adultos que já estavam sob sua guarda.

De acordo com o coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Christiano Justino, a Sema realiza o acompanhamento dos animais juntamente com o guardião temporário. Quando o animal está apto a ser solto, inicia-se o processo de soltura branda que, no caso das aves, permanecem com os recintos abertos durante o dia e fechados no período noturno, caso voltem ao local, para a segurança do animal. O procedimento é realizado diariamente até que o animal decida passar não retornar ao recinto para permanecer em vida livre.

Durante essa semana, a Sema também encaminhou 21 jabutis para a Reserva de Particular de Patrimônio Natural de uma propriedade rural em Tangará da Serra. Conhecido por seu papel fundamental no processo de dispersão de sementes, os répteis foram destinados à reserva com o apoio da Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema no município a 242km da capital mato-grossense.  O processo de soltura do jabuti é mais rápido, passados os primeiros dias de aclimatação já podem ir para a natureza.

Leia mais:   Reunião debate a organização da cadeia produtiva da borracha em Mato Grosso

Guarda responsável

A guarda de animais silvestres é um instrumento previsto na Resolução CONAMA n° 457/2013, concedida por meio do Termo de Guarda de Animal Silvestre-TGAS. Este termo é de caráter provisório pelo qual o interessado, devidamente cadastrado na Sema, assume voluntariamente o dever de guarda de um animal resgatado, apreendido ou entregue espontaneamente, enquanto não houver destinação nos termos da lei.

O passo a passo, documentos requisitados e condições necessárias para se credenciar, estão disponíveis no site da Sema pelo link: http://www.sema.mt.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3222&Itemid=843 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Museu de História Natural Casa Dom Aquino dobrou número de visitantes em 2019

Publicado

Na era digital, ir ao museu até parece ser coisa do passado, mas será que é? O Museu de História Natural Casa Dom Aquino é um patrimônio histórico de 177 anos localizado em Cuiabá, que conta a pré-história de Mato Grosso por meio de fósseis e artefatos arqueológicos e vem mostrar que os museus ainda fazem parte do cotidiano da população. Em 2019, o equipamento cultural recebeu 5.607 visitantes de Mato Grosso, outros estados e países.  O número representa um aumento de 102% em relação ao ano de 2018, em que o Museu recebeu 2.778 visitantes.

Os museus têm um importante papel para a sociedade. Eles são capazes de informar e educar com exposições, oficinas, atividades recreativas e até mesmo usando os meios digitais como vídeos e outras opções interativas. São espaços ideais para despertar a curiosidade, estimular a reflexão e o debate, e criar uma conexão entre passado, presente e futuro.

Para a arqueóloga e presidente do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) – que faz o gerenciamento do museu, Suzana Hirooka, o Museu de História Natural Casa Dom Aquino tem conquistado a preferência das pessoas, em especial da comunidade escolar. Isso porque, ela explica, a visita é uma atividade extra classe que contribui muito para a fixação de conteúdos didáticos como dinossauros, evolução, biologia e meio ambiente, e os professores já colocam dentro das suas atividades anuais essa visita, auxiliando para a formação dos alunos.

Leia mais:   Seplag pede levantamento de bens móveis e imóveis a órgãos

Em 2019, o Museu de História Natural Casa Dom Aquino recebeu 3.654 estudantes vindos de 94 instituições de Ensino, de várias cidades de Mato Grosso. Entre elas estão Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Campo Novo dos Parecis, Araputanga, Diamantino e Rondonópolis, além de estudantes de outros estados.

O museu também recebeu a visita de 1.953 turistas de Cuiabá e municípios do interior de Mato Grosso, além de cidades de outros estados, como Maceió (AL), Porto Velho (RO), Recife (PE), Salvador (BA), Dourados (MS), João Pessoa (PB), São Paulo (SP), Goiânia (GO), Brasília (DF). Outro público são os visitantes norte-americanos e canadenses, totalizando 5.607 pessoas durante todo o ano.

Para 2020, o museu está preparando grandes eventos, como o Encontro Indígena, a Primavera dos Museus, oficinas e visitas escolares guiadas que podem ser agendadas pelos telefones (65) 3634-4858 e 3052-8062 ou pelo e-mail casadomaquinomuseu@gmail.com .

Serviço:

O Museu de História Natural Casa Dom Aquino é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está aberto ao público de quarta a domingo, das 8h às 18h, com ingressos a R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Endereço: Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana