conecte-se conosco


Cáceres e Região

Padre que construiu casas para idosos sem famílias recebe prêmio

Publicado

Premiação homenageia e reconhece pessoas que lutam e promovem a defesa dos direitos das pessoas idosas em Mato Grosso.

Emocionado, Anselmo Vandrili, 78, padre da paróquia São Paulo, localizada em uma comunidade rural da cidade de Mirassol D’ Oeste (294,6 km a oeste de Cuiabá), recebeu nesta quarta-feira (31.10) o Prêmio Cândido Rondon, iniciativa do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi), vinculado à Secretaria de Estado Justiça e Direitos humanos (Sejudh). O prêmio homenageia e reconhece pessoas que lutam e promovem a defesa dos direitos das pessoas idosas em Mato Grosso.

Ao longo dos últimos 36 anos, padre Anselmo ajudou centenas de idosos: construiu casas individuais, fez encaminhamento para aposentadoria e deu orientações. Ele conta que tudo começou quando pessoas que foram trabalhadoras rurais e já estavam em idade avançada queriam aposentar, mas não sabiam como fazer. “Elas vinham até nós pedir ajuda”, lembra.

Depois disso, começaram a chegar idosos sem famílias e, seguindo a orientação do Papa João Paulo II, que diz que a comunidade cristã deve ser a família de que não tem, o padre abraçou a causa dos anciões, conseguiu um terreno e construiu cerca de 10 casas para idosos da comunidade.

“Nunca tivemos funcionários, a própria comunidade ajudava a cuidar dos idosos que precisavam. Fazíamos isso com muita simplicidade”, explica o Padre que ainda classifica seu feito como ações pequenas realizadas com alegria. “Os idosos devem ser valorizados. Eles são a memória da família e das comunidades. São fonte de sabedoria”, finaliza.

Leia mais:   Navios da “Operação Celeiro IV” promovem visitação pública em Cáceres

Padre Anselmo recebeu o prêmio na categoria personalidade em vida. Foi premiada na categoria in memorian Ilda Oliveira e Silva Matos. Para o secretário adjunto de Direitos Humanos, Zilbo Bertoli Junior, a homenagem é importante porque é um mecanismo de reconhecimento e incentivo para as pessoas olharem mais para os idosos. “O Conselho e a Sejudh não deixam de tralhar fortemente para realização de políticas públicas de médio e longo prazo em prol de melhores condições de vida para os idosos”, diz.

O evento

Esta foi a terceira edição da premiação que ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Mato Grosso. Ela fez parte de um calendário de atividades realizadas em outubro em comemoração ao mês do idoso. Diversos grupos de Centros de Convivência dos Idosos de Cuiabá e região encantaram um público de mais de 300 pessoas com cantos, dança e exercícios de coordenação motora. Teve também apresentação da banda da Polícia Militar, do saxofonista Heberton Michel de Jesus e do Coral Mestre Albertino.

Leia mais:   Unemat oferta assessoria à população para preenchimento da declaração do IR

O conselheiro e presidente da Comissão de Direito do Idoso da OAB, Isandir Rezende ministrou uma palestra sobre direito do idoso no transporte municipal. A defensora pública e presidente do Cededipi, Sandra Cristina Alves, falou sobre o direito do idoso no âmbito da defensoria pública.

Sandra entende que a sociedades está passando pela inversão da pirâmide etária, pois a expectativa é que nos próximos 20 anos os idosos sejam em maior número que adultos e crianças. E para que o Brasil consiga enfrentar essa nova realidade, a defensora diz que é necessário discutir a inclusão dos idosos. “Vamos mostrar para população de idosas que eles podem ser ativos, exigir seus direitos. Já os jovens precisam prestar atenção no que está acontecendo para preparar seu futuro”.

Durante o evento, também foi lançado o livro “Os Idosos são o Futuro” escrito por Sandra. A obra é uma compilação de 13 artigos de profissionais de várias áreas sobre saúde, educação, cultura, violência e problemas relacionados às pessoas acima de 60 anos.

Fernanda Nazário | Sejudh-MT

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Comissão de Educação, desporto,Cultura e Turismo convoca para Audiência publica nesta sexta feira

Publicado

A Comissão de Educação, Desportos, Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Cáceres tem a honra de convidar a população para uma audiência pública, com o intuito de contextualizar sobre os seguintes processos dos Projetos de Lei:

– Projeto de Lei nº 04 de 11/02/2019 – “Institui o Conselho de Turismo alterando a Lei Municipal sob o nº 1.250”;

– Projeto de Lei nº 25 de 18/03/2018 – “Preservação e Manutenção Procedimental para a Realização de Intervenções e Bens Edificados e Tombados nas Áreas de Entornos no Município de Cáceres”;

– Projeto de Lei nº 03 de 11/02/2019 – “Criação do Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR, revogando Lei anterior de 1994”.

A audiência será realizada no dia 22/03/2019 (sexta-feira) a partir das 18h na Câmara Municipal de Cáceres, localizada na Rua Coronel José Dulce s/nº. A Comissão afirma que a audiência é o momento ideal para o aperfeiçoamento da legislação em gênese, com a participação do público, de modo a torná-la efetiva e aplicável.

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa
Comentários Facebook
Leia mais:   Cadela da PM encontra 23 quilos de droga dentro de veículo em Conquista D´Oeste
Continue lendo

Cáceres e Região

Grupo Juba é parceiro da educação no projeto de climatização das escolas municipais

Publicado

O Grupo Juba, composto por empresas de responsabilidade social, de forma voluntária, adota posturas, comportamentos e ações que promovem  de alguma  forma o  bem-estar dos seus colaboradores, fornecedores, clientes e comunidades onde se instala.

Em Cáceres diversos projetos, programas e ações têm  aproximado cada vez mais o Juba da população da cidade. A  última foi o engajamento do Juba Supermercados e do Atacado Pantanal na campanha promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, e realização do Rotary Club, que visa  através de um Festival de Prêmios, climatizar as escolas da Rede Municipal.

O diretor financeiro do Grupo Juba, Marcelo Ribeiro, confidencia que quando foi procurado pelo prefeito Francis Maris e pela vice-prefeita e secretária municipal de educação, Eliene  Liberato Dias se sensibilizou com a causa e resolveu ser um parceiro desta ação.

Marcelo conta que patrocinou a confecção das cartelas que totalizaram  R$  6 mil  e ainda adquiriu 1500 cartelas ao valor de 10 reais cada uma, totalizando R$ 15 mil reais.

“Como empresa cidadã, estamos fazendo nossa  parte, são 21 mil reais investidos  na educação. Um município e as pessoas que vivem nele, só se desenvolvem se houver investimento na educação. Em um município tão quente climatizar as escolas é contribuir com um melhor aprendizado dos alunos”, avalia o Ribeiro.

Leia mais:   Grupo Juba é parceiro da educação no projeto de climatização das escolas municipais

Já o diretor administro do Grupo Juba, Mirko Ribeiro, observa que as cartelas adquiridas nesta parceria serão destinadas aos clientes que fizerem suas compras nas lojas do Juba Supermercados Centro, e da Padre Cassimiro (Jubão). Mirko informa que no Atacado Pantanal 500 cartelas já foram distribuídas.

Segundo ele foi estabelecido o critério de que em compras acima de cem reais o cliente tem direito a uma cartela para concorrer a duas motos Bis 125 CC, em sorteio que será realizado no dia 30 de março. “Foi uma forma que achamos de colaborar com a educação municipal e ainda brindar nossos clientes oportunizando a eles concorrerem a duas motos”, ressalta Mirko.

Para a secretária de Educação Eliene Liberato, a iniciativa do Grupo Juba é louvável e vai contribuir muito com o projeto de instalação de aparelhos de ar condicionado nas escolas municipais.

Ela destacou a participação do Juba Supermercados e do Atacado Pantanal e fez questão de agradecer  os diretores do Grupo. “Qualquer investimento na educação traz um retorno imensurável, muito obrigado Marcelo e Mirko por esta parceria e por apoiarem a educação municipal”, finalizou Eliene.

Leia mais:   SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - IFMT Campus Cáceres divulga horários e locais de provas

Assessoria – Esdras Crepaldi

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana