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Ouvidoria do Estado atende mais de 25 mil demandas em 2020

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CGE – MT

A Rede de Ouvidorias do Governo de Mato Grosso atendeu 25.842 manifestações da população no ano de 2020. O quantitativo é 31% superior ao total de demandas recebidas em 2019, quando foram atendidas 19.683 mensagens.

Conforme balanço da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), órgão responsável pela coordenação da atividade de Ouvidoria no Poder Executivo Estadual, o crescimento foi puxado por solicitações relacionadas a andamentos de processos e esclarecimentos de dúvidas decorrentes da ampliação dos serviços digitais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da disponibilização da nova versão do aplicativo MT Cidadão, da pandemia do coronavírus e das aulas virtuais das escolas estaduais.

“O aumento na procura pela Ouvidoria demonstra que, cada vez mais, o canal tem sido um espaço de confiança, segurança e acesso facilitado à população. A credibilidade da Ouvidoria junto ao cidadão vem sendo construída pela busca dos ouvidores por atendimento qualificado. Para tanto, a CGE tem investido em capacitações e orientações aos ouvidores setoriais, no sentido de contribuir para que o atendimento seja rápido, resolutivo, com presteza e cortesia”, destaca o secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida.

Das 25.842 manifestações, 56,1% foram solicitações, 24,3% reclamações, 10,8% denúncias, 4,3% elogios, 3,2% pedidos de informação e 1,3% sugestões. Os órgãos mais demandados foram: Detran, Educação (Seduc), Saúde (SES), Fazenda (Sefaz), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Planejamento e Gestão (Seplag). Juntas, as seis instituições somaram 74% dos registros.

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Os temas mais recorrentes foram habilitação para dirigir veículos (exames, renovação, mudança de categoria etc); atendimento ao contribuinte; documentação de veículos (licenciamento, transferência, emplacamento, CRLV etc); dívida ativa; questionamentos sobre os boletins informativos emitidos pela SES; atendimento ambulatorial e hospitalar a pacientes com Covid; aulas à distância nas escolas estaduais; gestão da merenda escolar; direitos, obrigações e vantagens dos servidores públicos.

Prazo e meio de entrada

O aplicativo MT Cidadão é um dos meios mais utilizados de acesso à Rede de Ouvidorias
Créditos: Ligiani Silveira – CGE/MT

Em média, 86,2% das manifestações na Rede de Ouvidorias foram respondidas em até 15 dias corridos, sendo 72,3% respondidas em até cinco dias. O prazo regulamentar para resposta é de até 15 dias, prorrogáveis por mais 15.

O principal meio de acesso à Ouvidoria foi pelo link do sistema “Fale Cidadão“, disponibilizado no Portal do Estado e nos sites oficiais dos órgãos e das entidades estaduais. Este meio de entrada foi utilizado em 65,7% das demandas.

O aplicativo MT Cidadão foi o segundo mais utilizado, com 23,9% dos registros. O whatsapp (65 98476-6548) apareceu na sequência, com 3,9% das manifestações; o e-mail ([email protected]) com 3,6% e os telefones (162 e 0800 647 1520) com 1,5% das entradas.  As demais demandas foram direcionadas à Rede de Ouvidorias por carta ou presencialmente.

Cidadania

O secretário adjunto da Ouvidoria Geral e Transparência da CGE-MT, Vilson Nery, explica que a participação popular na gestão pública é um exercício de cidadania por duas perspectivas. Uma delas porque a Rede de Ouvidorias do Estado visa tratar as demandas individuais da população.

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A outra porque as estatísticas de reclamações e denúncias registradas na Ouvidoria são utilizadas pela CGE para o mapeamento de riscos e para a definição de ações de Controle Preventivo, Auditoria e Corregedoria, com o intuito de melhorar os controles internos e a conduta dos agentes públicos e, consequentemente, a prestação dos serviços públicos como um todo.

“Além disso, a CGE e os ouvidores produzem relatórios estatísticos, a partir das manifestações recebidas, para subsidiar os gestores das pastas nas decisões de fomento à transparência e ao controle social e na melhoria dos serviços públicos”, observa.

Nesse contexto, a CGE elaborou, em 2020, 135 produtos de Ouvidoria e Transparência, dos quais 39 foram pareceres, 57 relatórios, 22 manifestações, 8 relatórios estatísticos de cumprimento da Lei de Acesso à Informação, 5 recomendações técnicas e 4 orientações técnicas.

Identidade preservada

O adjunto da CGE salienta que o cidadão tem sua identidade preservada ao fazer uma reclamação ou denúncia na Rede de Ouvidorias.

“Há uma série de demandas que entraram via Ouvidoria e que geraram investigações internas e externas, em todos os campos do Direito. Em todas elas, a CGE preservou o denunciante, na perspectiva de que a Ouvidoria é um espaço no qual o cidadão se vê, se representa e modifica de fato a política pública”, argumenta.

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Funcionário de fazenda em MT morreu tentando se defender e teve mão arrancada por onça

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Perícia oficial detectou lesões nas costas, antebraço e tórax do trabalhador; ataque ocorreu em Tapurah – MT

A Polícia identificou como Dinalto Machado Lopes, 52 anos, o homem que morreu atacado por uma onça, na manhã de quarta-feira (24), na zona rural do municipio de Tapurah (359 km de Cuiabá). Segundo a perícia, o trabalhador rural perdeu a mão ao tentar se defender do animal.

A perícia foi realizada na noite de ontem por uma equipe da Pericia Oficial de Identificação Técnica (Politec) do município de Sorriso.

De acordo com os oficiais, além de ter a mão arrancada e outra parcialmente cortada, no corpo da vítima foram encontrados lesões na região das costas, lesões no antebraço e perfurações no tórax, oriundas de mordidas do animal.

Segundo a técnica em necropsia da Politec, Simone Edna, no corpo da vítima foram encontrados sinais que indicam que o homem passou por uma tentativa de defesa ao ataque.

“Ele tem lesões de defesa, a princípio houve alguma luta, porque há lesões no antebraço, mas isso tem que ser verificado com mais aprofundamento”, disse ela

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Ainda conforme a equipe responsável pelo caso, foram confirmados vestígios de sangue humano perto da cerca, onde o homem trabalhava, e a 300 metros do local, para onde o corpo foi arrastado.

A Politec, porém, disse que a perícia oficial foi prejudicada devido à grande fluxo de pessoas que passaram pelo local para ver o caso.

O corpo da vítima ainda passará por avaliações detalhadas para confirmar o caso.

O caso

O trabalhador rural saiu para consertar uma cerca na área rural de Tapurah por volta das 7 horas da manhã, ao não retornar os colegas saíram para procurá-lo e encontraram vestígios de sangue no local.

A polícia civil foi acionada e encontrou o corpo próximo ao Rio Borges. Durante perícia prévia, a equipe constatou que o corpo da vítima foi arrastado por cerca de 300m por uma possível onça-pintada com filhotes.

 

Por Primeira Hora

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Cáceres e Região

Mapa de Cáceres feito a mão é encontrado em cela de líder de facção em Cuiabá

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Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Cáceres (228 km a oeste de Cuiabá), deflagrou na tarde desta terça-feira (23.04), a Operação Alcatraz, para cumprimento de seis mandados de busca e apreensão na Penitenciária Central do Estado (PCE), tendo como alvos lideranças de uma facção criminosa.

A operação integra os trabalhos da Operação Erga Omnes, deflagrada pela Diretoria da Polícia Civil, com foco no combate à atuação de facções criminosas em todo estado de Mato Grosso.

A ação resultou na apreensão de 13 aparelhos celulares, diversos carregadores, porções de drogas, entre maconha e cocaína, faca, cadernos de anotações, entre outros objetos, inclusive um mapa da cidade.

Os investigados, que atualmente cumprem pena na penitenciária, são apontados como lideranças e autores intelectuais de diversos crimes como homicídios, além de fomentarem uma disputa pelo domínio do tráfico de drogas na cidade de Cáceres.

 

As investigações conduzidas na 1ª Delegacia de Polícia de Cáceres estão em andamento há aproximadamente seis meses, apontado que detentos utilizam de aparelhos celulares de dentro do presídio para determinar a prática dos crimes.

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Entre os crimes ordenados pelos investigados estão a execução de pessoas e atentados à bomba em um estabelecimento comercial de Cáceres. O cumprimento das buscas tem o objetivo de localizar aparelhos celulares, drogas, eletrônicos e outros objetos que possam ter ligação com os crimes praticados.

Fonte: Folha 5

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