conecte-se conosco


Política

Natal Cultural foi tema do último mutirão da Assembleia Social em 2019

Publicado

Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

O Natal está chegando e o clima é de solidariedade, afetividade e alegria! E, por este motivo, o último mutirão da Assembleia Social em 2019 foi todo especial: com o tema Natal Cultural levou atividades artísticas e lúdicas para os pequeninos da Creche Cisne Azul, na comunidade de ribeirinhos Lixá, em Santo Antônio do Leverger, na última sexta-feira (29).

A programação voltada para a creche da região periférica contou com músicas do Projeto Creonças (com Paulo Monarco e Henrique Santian), com leitura dramatizada de poesias, do Projeto Voz Pelo Cano (Coletivo Coma A Fronteira), cachorro quente, suco e brinquedos – que não podem faltar em nenhuma festinha para crianças de 2 a 5 anos, ainda mais com temática natalina!

O Projeto Creonças consiste em aproximar de forma lúdica as crianças dos animais, por meio da musicalização, de forma a despertar a consciência ambiental. O Projeto Voz Pelo Cano, por sua vez, apresenta poesia através de canos de PVC e “fones de ouvido” elaborados com desentupidor de pia, para inserir os pequenos no universo literário por meio da audição.

Leia mais:   Lei cria política de apoio ao cooperativismo na agricultura familiar

“[Esta ação de hoje] foi um dengo [nas crianças]. Os dois projetos são muito sensíveis, literários, voltados para cultura local… E a gente queria crianças que, de fato, acolhessem os projetos. E quando a gente viu que essas crianças dançam siriri, fazem teatro, eu pensei: são estas! Justamente aquelas que talvez não consigam chegar à Cuiabá para ver trabalhos como esses”, comemorou a diretora da Assembleia Social e do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, Daniella Paula Oliveira.

O professor Rafael da Silva Melo enalteceu a atividade, pois avalia serem necessárias atividades lúdicas para o desenvolvimento dos alunos, mas que tal demanda é aplicada com grande dificuldade, por falta de estrutura na unidade escolar. “Como produzir encanto apenas com cadeira e quadro negro?”, questiona, prevendo o resultado do Natal Cultural: “veio propiciar às crianças viver o encanto, algo que não é comum na rotina delas”.

A diretora da escola, Adilza Arruda, agradeceu a parceria com a Assembleia Social, ressalvando ser uma grande oportunidade, já que não teriam condições de oferecer uma confraternização de fim de ano para os alunos, em função dos poucos recursos financeiros. “Mas que maravilha que a Assembleia teve este olhar para engrandecer a nossa comunidade escolar”, completou.

Leia mais:   Reforma da Previdência deve ser votada nesta quarta-feira (3)

Essa foi a 11ª edição do Mutirão da Assembleia Social de 2019 – especial Natal Cultural – e última do ano. A proposta do braço social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso é aumentar a oferta de ações de cultura, de cidadania e de bem-estar em 2020.

Comentários Facebook

Política

Elizeu Nascimento quer que governo divulgue a quantidade de medicamentos disponíveis na farmácia pública

Publicado

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Com o objetivo de dar publicidade e facilitar o acesso da população às informações sobre o estoque de medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde do Estado de Mato Grosso, o deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) indicou na sessão virtual realizada pela Assembleia Legislativa na quarta-feira (03/06), ao governador Mauro Mendes, extenso ao secretário de Saúde Gilberto Figueiredo, a necessidade de divulgação, on-line, atualizada, do estoque de medicamentos. 

A proposição também visa evitar o desabastecimento e reduzir os impactos à população, por falta de medicamentos. Na justificativa, o parlamentar diz que a divulgação irá permitir que a população em geral, especialmente aquelas que dependem de medicamentos de uso contínuo, tenham acesso às informações via aplicativo de celular ou no site da Secretaria de Estado de saúde, sobre os estoques e a previsão de reabastecimento. Munidos dessas informações, os cidadãos mato-grossenses poderão fiscalizar e cobrar dos responsáveis, providências, antes que aconteça o desabastecimento dos medicamentos, uma vez que, os processos para aquisições de remédios são lentos e burocráticos. 

Leia mais:   Deputado Claudinei participa da entrega de viaturas para 2° Comando do Corpo de Bombeiros Militar de MT

“A falta de medicamento é sempre um problema sério, que afeta ainda mais a saúde da pessoa que já está doente, e, em alguns casos, coloca em risco a vida do paciente. Os remédios essenciais, por lei, têm que ser providos pelo Estado, e em hipótese alguma podem faltar, principalmente os remédios de alto custo”, justifica Nascimento.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Deputado Thiago comemora avanço nas obras da MT-344 na região sul do estado

Publicado

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Thiago Silva comemorou o avanço das obras realizadas pelo governo de Mato Grosso na MT-344, que liga os municípios de Campo Verde, Dom Aquino e Jaciara. Thiago fez as indicações 900/2019 e 1729/2019 para que o Estado pudesse priorizar as cidades da região sul e sudeste.

Segundo Thiago, as obras são de grande importância para a logística da região e o apoio as famílias da agricultura familiar. “Fizemos a indicação no primeiro ano do nosso mandato e é satisfatório ver o avanço da obra, que foi priorizada pela Sinfra [Secretaria de Infraestrutura e Logística]”, disse o parlamentar.

O deputado garante que irá acompanhar de perto para que a obra seja entregue no prazo devido e com a qualidade necessária para o atendimento à população local.

Comentários Facebook
Leia mais:   Ulysses Moraes realiza fiscalização no hospital de Campo Novo do Parecis
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana