conecte-se conosco


Política

“Não aceito culpar o homem e a mulher pantaneira pela tragédia das queimadas”, afirma Dr. Leonardo

Publicado

Membro da Comissão do Meio Ambiente da Câmara e diretor da Frente Parlamentar do Agronegócio, o deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) defendeu que culpar a mulher e o homem pantaneiro pela queimada no Pantanal é ignorar a omissão de responsabilidade do Poder Público em todas as esferas. A afirmação foi feita durante reunião da Comissão Externa para Enfrentamento das Queimadas (CEXQUEI) da Câmara Federal, nesta quinta-feira (24).

 

O deputado lembrou de estudos que apontavam a possibilidade de incêndios de grandes proporções no caso de uma seca prolongada ainda quando era deputado estadual, entre  2015 e 2019, e que, mesmo assim, nenhuma estrutura de combate ao fogo foi criada. “Não aceito culpar o homem e a mulher pantaneira de serem os causadores desse incêndio, desde o pequeno que faz o extrativismo aos outros que produzem em maior escala.  Essa foi uma tragédia que a gente anunciou ainda como deputado estadual. A última grande queimada nestas proporções aconteceu há 15 anos e nada foi feito desde então”, afirmou.

 

Para ele, é preciso lembrar que o bioma Pantanal é composto, há mais de 200 anos, pela presença humana e proteger essas pessoas também faz parte do dever da comissão. “Proteger o Pantanal é proteger o povo pantaneiro, as comunidades. Proteger o Pantanal é proteger o pecuarista, o produtor rural. Temos que ouvir quem nasceu e se criou no ciclo das águas, que tem sabedoria, conhece o Pantanal e seus causos”, disse Dr. Leonardo

 

A reunião, conduzida pela deputada federal Rosa Neide (PT-MT), autora do requerimento de criação da CEXQUEI, contou ainda com a participação dos deputados Professor Israel Batista (PV-DF), Paulo Teixeira (PT-SP), Nilton Tatto (PT-SP), Vander Loubet (PT-MS), Ivan Valente (PSOL-SP) e Alessandro Mollon (PSB-RJ). Ao mesmo tempo que ocorria a reunião, o ministro do Meio Ambiente, Rodrigo Salles, fazia uma sobrevoo sobre o Pantanal para avaliar a situação, sem ter comunicado a agenda aos parlamentares que estiveram na região a poucos dias.

 

Entre os encaminhamentos, foi definido de forma unânime que a da Comissao irá solicitar  a criação emergencial de um Comitê de Crise por parte do Governo Federal e reforçar um pedido da presença em massa das Forças Armadas para combater os incêndios no Pantanal, solicitação que inclusive já havia sido feita pelo deputado federal Dr. Leonardo. Atualmente, 172 pessoas atuam no fronte, entre militares, voluntários e brigadistas contratados. Estava previsto para esta quinta a chegada de 43 militares da Força Nacional de Segurança para auxiliar.

 

Também foi citada a necessidade de criação de uma legislação de proteção ao Pantanal, e o projeto de lei do Pantanal, 9950/2018, de autoria de Alessandro Mollon. Ao que o Dr. Leonardo se contrapôs na forma, afirmando que qualquer inovação legal precisa passar obrigatoriamente para avaliação da comunidade local. “Nós vamos discutir legislação com quem mora no Pantanal e conhece o dia-a-dia. O pantaneiro quer discutir o manejo, a limpeza das gramíneas, os aceiros, porque eles estão no Pantanal há 200 anos, protegendo a região.

 

Para o deputado, a academia tem uma contribuição muito relevante, que é levar tecnologia para combinar aos saberes dos moradores locais. “Os pesquisadores vão nos ajudar, mas faço esse compromisso com o pantaneiro, de que vamos ouvi-lo, ouvir as comunidades tradicionais, produtores de pequenas propriedades, as associações de pecuaristas, o trade do turismo”, disse o deputado.

 Assessoria

Comentários Facebook

Política

TCE-MT e TRE-MT realizam lives com orientações para as eleições 2020

Publicado

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) realizam, na próxima semana, três lives com orientações sobre condutas, legislações e prestação de contas em período eleitoral.

O público-alvo das lives são os candidatos nas eleições deste ano, assessores técnicos, contábeis e jurídicos.

Na segunda-feira (19), às 9h30, será realizada a live com o tema Propaganda Eleitoral e Condutas Vedadas, com palestra do juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT e coordenador dos Atos da Propaganda Eleitoral, Lídio Modesto. A abertura será feita pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf.

Já na terça-feira (20), às 14h30, será promovida a live com o tema Inovações da Legislação Eleitoral e Financiamento de Campanha, com palestra da servidora aposentada do TRE-MT, Marli Osorski, e abertura do procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Getulio Velasco Moreira Filho.

A última live será na quarta-feira (21), com início às 9h30. O tema será Prestação de Contas, SPCE e demais sistemas e terá como palestrante Rodrigo Martins, chefe da Seção de Análise e Auditoria de Contas Partidárias. A abertura será feita pelo conselheiro interino do TCE-MT, Luiz Carlos Pereira.

As inscrições para as lives podem ser feitas no site do TCE-MT (clique aqui). Haverá certificado de 2 horas para os participantes que se inscreverem. O evento por videoconferência será transmitido pelo canal do TCE-MT no Youtube e pelo perfil no Facebook.

Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

Paulo Donizete e Anelise participam de eventos alusivos ao aniversário de Cáceres

Publicado

Cáceres festeja hoje 242 anos de fundação. Uma solenidade simples, devido às restrições da pandemia da COVI-19, foi realizada na Praça Barão do Rio Branco para comemorar a data. Os candidatos da Coligação Garantir as Conquistas, Avançar nas Mudanças, Paulo Donizete (PSDB) prefeito e Anelise Silva (DEM) vice-prefeita, prestigiaram o evento que contou com autoridades civis e militares e a Banda de Música do 66º BIMTZ.

Paulo Donizete manifestou seu amor por viver em Cáceres e contribuir com seu trabalho para a cidade continuar se desenvolvendo.

“Parabéns, hoje aniversário da nossa querida Cáceres, sinto uma felicidade, imenso orgulho de morar aqui. Um município repleto de tantas belezas, um lugar de gente de bem e acolhedora. A cidade está em um ritmo acelerado de crescimento contínuo e precisa prosseguir avançando, e meu compromisso é trabalhar para que as conquistas sejam sempre crescentes para todos os cacerenses”, observou Paulo Donizete.

Anelise Silva candidata a vice-prefeita, disse que o aniversário do município é um marco na vida de cada cidadão cacerense, pois aqui neste lugar privilegiado por Deus podem conquistar sonhos, novas conquistas e realizações.

 “Eu e Paulo Donizete vamos semear ações e colher muito mais progresso. Vamos avançar, trabalhar com dedicação para o povo desta cidade que nasci, cresci, estudei, trabalhei e continuo trabalhando, constituí família e educo meus filhos, e agora registro uma nova página na biografia da cidade como uma vice-prefeita ativa, dando minha contribuição plena na administração de Paulo Donizete, porque eu amo Cáceres e minha gente”, declarou Anelise.

Após cumprirem esta agenda, Paulo Donizete e Anelise foram prestigiar a solenidade do 42º aniversário do Grupo de Escoteiro Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.

“Parabéns ao Grupo de Escoteiros pelos 42 anos de serviços sociais intensos no nosso município. Felicito, indistintamente, todos os integrantes que constituíram e fazem a história do escotismo em Cáceres, integrando pessoas alicerçadas em valores da solidariedade e da moral”, finalizou Paulo Donizete.

Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana