Connect with us

 

Foto: Christina @ wocintechchat.com /Unsplash

Uma pesquisa mostra que, no mercado de trabalho, as mulheres foram as principais prejudicadas pela pandemia de Covid-19. Entre 2019 e 2020, do total de 825,3 mil postos perdidos, cerca de 71% eram ocupados por pessoas do gênero feminino. Os dados são do Cadastro Central de Empresas (Cempre), divulgado nesta quinta-feira (23), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Enquanto o número de homens ocupados assalariados caiu 0,9% de 2019 para 2020, o de mulheres diminuiu 2,9% no mesmo período. Essa redução na força de trabalho feminina é explicada, de acordo com o gerente da pesquisa, Thiego Ferreira, pelos setores impactados. Dos 20 analisados na pesquisa do Cempre, 13 tiveram queda de funcionárias. Três desses segmentos obtiveram redução de postos de trabalho de mulheres superior a 10%.

As atividades que historicamente empregam mais homens tiveram aumento de pessoal em 2020, enquanto aqueles que ocupam mais mulheres se retraíram. Foi o que aconteceu, por exemplo, na área de educação, composta majoritariamente por mulheres (66,9% do total), que perdeu 1,6% do pessoal.

Leia mais:   Cáceres no Mato-grossense Feminino: FMF divulga regulamento e tabela detalhada da competição

O comércio, setor que concentra a maior parte das mulheres assalariadas (19%), teve queda de 2,5% no total de pessoas ocupadas. Mas entre as mulheres deste segmento, a queda foi maior: 3,2% contra 1,9% dos homens. Já na construção, setor em que 90,6% dos ocupados são homens, houve aumento de 4,3% no número de assalariados.

“As mulheres participaram de setores que tiveram queda. Então, por exemplo, educação, alojamento e alimentação são setores que, tradicionalmente, as mulheres têm uma participação maior. Na educação, quase 67% da força de trabalho é composta por mão de obra feminina, na alimentação é quase 56%. São setores que a gente pode perceber que sofreram impactos muito grandes com a pandemia e fizeram com que houvesse essa diferença de queda”, explica Ferreira.

Com isso, houve pela primeira vez, desde 2009, redução na participação feminina no pessoal ocupado assalariado, de 44,8% em 2019 para 44,3% em 2020, o menor nível desde 2016.

“Quando começa a nossa série histórica, em 2009, as mulheres representavam 41,9% de toda a ocupação de pessoas assalariadas. A cada ano, esse percentual foi aumentando de forma clara e consistente, de pouquinho em pouquinho. Em 2019 chegou no maior valor: 44,8%. E quando veio a pandemia, essa participação caiu, a gente voltou três anos”, pontua Thiego Ferreira, gerente das Estatísticas do Cempre.

Leia mais:   Cáceres no Mato-grossense Feminino: FMF divulga regulamento e tabela detalhada da competição

 

Beatriz Puente da CNN no Rio de Janeiro

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/mulheres-foram-as-que-mais-perderam-postos-de-trabalho-na-pandemia-aponta-ibge/

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Cáceres no Mato-grossense Feminino: FMF divulga regulamento e tabela detalhada da competição

Published

on

Cáceres no Mato-grossense Feminino: FMF divulga regulamento e tabela detalhada da competição

Por: Olhar Esportivo

A Federação Matogrossense de Futebol divulgou nesta semana o regulamento e a tabela básica do Campeonato Mato-grossense de Futebol Feminino – Edição 2022.

Segundo a FMF, sete clubes estarão na disputa pelo título da temporada: Ação, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Mixto, Nova Mutum e Operário Várzea-grandense.

A 1ª fase da competição será disputada em turno único entre as sete equipes, classificando as duas primeiras colocadas para as finais (jogos de ida e volta).

A abertura será no próximo dia 20 de agosto. O Nova Mutum folgará na rodada.

O campeão será o representante de Mato Grosso no Brasileirão Feminino da Série A3, em 2023.

Confira a 1ª rodada:

Campo Novo x Ação – Sábado (20), às 16h / Estádio Ary Tomazelli

Cuiabá x Cáceres – Domingo (21), às 16h / CT Sesc Balneário

Mixto x Operário – Segunda-feira (22), às 19h / Estádio Presidente Dutra

Tabela completa do Campeonato Mato-grossense Feminino 2022

Fonte: https://olharesportivo.com.br/mato-grossense-feminino-2022-fmf-divulga-regulamento-e-tabela-detalhada-da-competicao/

Comentários Facebook
Leia mais:   Cáceres no Mato-grossense Feminino: FMF divulga regulamento e tabela detalhada da competição
Continue Reading

Cáceres e Região

Prefeitura lança a campanha Agosto Lilás “Cáceres por Elas”, que combate à violência contra mulher

Published

on

 

Assessoria

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS,  lançou a campanha “Agosto Lilás. Diversos parceiros integram as atividades. Com o tema “Cáceres por Elas”, a ação busca intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, que em 2022 completa 16 anos, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncias existentes.

A secretária de Assistência Social, Fabíola Campos, observou que o mês de agosto é nacionalmente marcado pela luta em alusão ao combate à violência contra a mulher. “ Precisamos combater à violência contra a mulher em todos os setores e locais. A  campanha irá acontecer durante todo mês com diferentes mobilizações, todas levando mensagens e reflexões desta luta que não cessa”, ressaltou Fabíola.

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, se juntou ao movimento e disse da importância desta campanha  de conscientização, que visa, sobretudo, educar a população cacerense sobre este tema abominável, que é a violência contra a mulher. “Precisamos dar um fim na violência contra a mulher. Durante todo o mês de agosto diversas atividades serão desenvolvidas em Cáceres, pela prefeitura e parceiros”, noticiou Eliene.

Leia mais:   Cáceres no Mato-grossense Feminino: FMF divulga regulamento e tabela detalhada da competição

Entre as principais atividades estão palestras, serviços sócioassistenciais, cidadania, assessoria jurídica, embelezamento, vitrine feminina, atividades físicas ao ar livre, jogos de beach tennis, cinema e um baile de encerramento com show da cantora Pamela Emanuelle.

A abertura da campanha acontece nesta quinta-feira (04/08) com o Projeto Mato Grosso tem Cor Lilás, na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, com o ônibus lilás, das 14 às 17h30, em uma parceria da prefeitura com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania.

Esdras Crepaldi / CCOM

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Mais Lidas da Semana