conecte-se conosco


Mato Grosso

MTI apresenta tecnologia do Nota MT aos representantes do Shopping Estação

Publicado

A diretoria da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) apresentou à equipe de marketing do Shopping Estação, em Cuiabá, o sistema eletrônico do sorteio e o aplicativo para celulares desenvolvidos pela MTI, em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), para o programa Nota MT.

O objetivo foi mostrar as características gerais do programa, criado para estimular o cidadão a solicitar o CPF na nota fiscal, e toda a tecnologia envolvida, a fim de discutir uma eventual parceria para o desenvolvimento e utilização do sistema semelhante por parte do shopping.

De acordo com Rodrigo Souza, gerente de marketing do shopping, toda a parte de tecnologia voltada ao usuário do Nota MT é muito dinâmica e intuitiva, além de todo o sistema do sorteio ser muito transparente. Por essa razão, é um programa que não é questionado no que diz respeito a sua confiabilidade e é um exemplo para outras entidades.

“Viemos aqui visitar, pois é um produto que admiramos o funcionamento dele, do ponto de vista do consumidor final. Viemos fazer um elogio à ferramenta com a expectativa de conhecer seu funcionamento”, explicou.

Leia mais:   Detran-MT reabre mais unidades no Estado a partir de segunda (03)

Para esclarecer todas as dúvidas em torno do desenvolvimento do sistema, o superintendente de TI da Sefaz e analista da MTI, Ricardo Crudo, detalhou sobre o funcionamento do sistema – desde o cadastramento do cidadão até os sorteios – e explicou como os usuários têm acesso com facilidade e agilidade às informações sobre as notas fiscais emitidas e os bilhetes gerados para o sorteio.

Crudo reforçou ainda a existência dos quesitos de sigilo dos dados cadastrados e da transparência do sorteio, uma vez que este é feito com base nos números da Loteria Federal, que são usados como uma espécie de embaralhador, através de um algoritmo, no sistema de sorteio. Além disso, ele lembrou sobre a possiblidade do cidadão simular o sorteio de casa através de um programa também desenvolvido pela MTI.

“Sempre damos muita publicidade do processo do sorteio para que a própria população possa auditar isso e não gere questionamento. Então, disponibilizamos todos os bilhetes gerados e utilizamos os números da loteria federal para fazer o sorteio. Depois, de casa, o cidadão pode refazer o sorteio e confirmar os resultados“, esclareceu.

Leia mais:   Corte de energia por falta de pagamento retorna em agosto

Após todas as dúvidas esclarecidas, o analista da Unidade de Gestão Estratégica de Negócios (Ugene) da MTI, Luciano Bigatão, avaliou que é possível a utilização do mesmo sistema do Nota MT, desde que seja parametrizado conforme as necessidades do shopping, se for de interesse do estabelecimento. 

“Não há tanta customização para fazer no aplicativo. Mas tudo dá para ser feito. Seriam alguns parâmetros que vocês precisariam e que ainda não estão no Nota MT, mas que não são complexos de serem feitos tecnicamente falando”, afirmou.

Para o diretor-presidente da MTI, Kleber Geraldino, o interesse do shopping em conhecer a tecnologia do Nota MT demonstra o reconhecimento da qualidade técnica do trabalho desenvolvido pelos analistas da MTI. “Nós estamos em uma reestruturação, nos reinventando e apresentar tecnologias que resolvam os problemas do Estado e do cidadão é nosso foco”, encerrou.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Bimotor com 450 kg de cocaína é interceptado pela FAB e pousa em MT

Publicado

Uma aeronave bimotor foi interceptada por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e escoltada até pousar em Rondonópolis (215 km ao Sul), neste domingo (2). O veículo transportava 450 km de cocaína. Dos pilotos foram presos em flagrante e a Polícia Federal investiga o caso.

Leia também – Dupla rouba chácara e sequestra família no interior de MT

Segundo informações da FAB, os aviões estavam em ação na Operação Ostium para identificar aeronaves suspeitas usadas para o tráfico de drogas nas fronteiras. Com informações da Polícia Federal, os pilotos conseguiram interceptar duas aeronaves suspeitas. Uma delas estava no espaço aéreo de Campo Grande (MS) e foi orientada a pousas em Rondonópolis.

Sargento Bianca/CECOMSAER e Polícia Federal

cocaina fab pf rondonopolis

Assim que houve o pouso, os pilotos foram presos e identificada quase meia tonelada de droga no veículo. Os presos e o bimotor foram entregues à Polícia Federal.

O outro avião foi interceptado em Campo Grande e o piloto orientado a descer em Três Lagoas (MS), mas ele tentou fugir e teve que fazer um pouco forçado em Invinhena (MS), com 700 kg de cocaína a bordo. O piloto também foi detido.

Leia mais:   Bimotor com 450 kg de cocaína é interceptado pela FAB e pousa em MT

GD

Comentários Facebook
Continue lendo

Estadual

Detran-MT reabre mais unidades no Estado a partir de segunda (03)

Publicado

Serão reabertas unidades de cidades que deixaram de constar no grupo de risco alto de contaminação por coronavírus

A partir da próxima segunda-feira (03.08), unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) em mais 12 municípios de Mato Grosso voltarão a atender ao público, com serviços presenciais por agendamento. Com isso, o Detran-MT soma 41 cidades com unidades em funcionamento de um total de 63 municípios que contam com unidades da Autarquia no Estado. CONFIRA AQUI AS UNIDADES QUE JÁ ESTÃO ABERTAS E AS QUE IRÃO REABRIR

Na primeira semana de reabertura, as 12 unidades irão atender somente os cidadãos que já estavam com atendimento agendado e tinham sido suspensos, em razão do fechamento temporário de tais unidades.

Novos horários para agendamentos pelo site do Detran-MT serão liberados apenas após as unidades atenderem todas as demandas dos cidadãos já agendados.

Os 12 municípios que irão retomar o atendimento ao público do Detran-MT são: Guiratinga, Poxoréo, Arenápolis, Poconé, Nortelândia, Rio Branco, Nova Olímpia, Sapezal, Vila Bela da Santíssima Trindade, Colniza, Nova Xavantina  e Pedra Preta.

Leia mais:   Com aulas remotas aumenta o estresse e ansiedade dos profissionais da educação

Esses municípios foram classificados com risco moderado e baixo de contágio do novo coronavírus, conforme o Boletim Informativo n° 144 da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), divulgado na quinta-feira (30.07), com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

Já as unidades do Detran-MT nos municípios de Paranatinga, Nova Mutum, Tapurah e Brasnorte estarão com o atendimento ao público suspensos, a partir de segunda-feira (03.08), por esses municípios terem sido classificados como alto risco de contágio do vírus.

Em Cuiabá e Várzea Grande, todas as unidades da Autarquia permanecem com o atendimento presencial suspenso temporariamente, por continuarem na classificação de risco alto de contágio do novo coronavírus, conforme o boletim informativo da SES-MT.

Continuam fechados a sede, em Cuiabá, os Núcleos de Atendimento do Shopping Estação, Goiabeiras Shopping e Galeria Itália. Também segue fechada a unidade do Detran localizada no Várzea Grande Shopping.

O prazo de suspensão do atendimento nas unidades será atualizado semanalmente, conforme a divulgação do Boletim Informativo da Secretaria de Estado de Saúde com a classificação de risco de contágio do novo coronavírus nos municípios mato-grossenses.

Leia mais:   Bimotor com 450 kg de cocaína é interceptado pela FAB e pousa em MT

Em razão disso o Detran-MT informa que não irá realizar novos agendamentos para atendimento nessas cidades, até a reabertura dessas unidades.

Agendamento

Nas unidades que estarão com o atendimento ao público retomado, o cidadão será atendido somente por agendamento, para evitar aglomeração. Para isso, deve acessar o site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) e clicar na mensagem de tela (pop up), que irá direcionar à página de agendamento.

Ao entrar na página, deve preencher o formulário com os seus dados pessoais, escolher qual das 41 unidades deseja ser atendido e agendar a data e o horário para o atendimento presencial.

Canal para informações

Durante o período de suspensão do atendimento presencial em unidades do Detran no Estado, o cidadão pode obter informações e esclarecer dúvidas sobre os procedimentos e serviços da Autarquia através do e-mail: disquedetran@detran.mt.gov.br

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana