conecte-se conosco


Mato Grosso

MTI apresenta tecnologia do Nota MT aos representantes do Shopping Estação

Publicado

A diretoria da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) apresentou à equipe de marketing do Shopping Estação, em Cuiabá, o sistema eletrônico do sorteio e o aplicativo para celulares desenvolvidos pela MTI, em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), para o programa Nota MT.

O objetivo foi mostrar as características gerais do programa, criado para estimular o cidadão a solicitar o CPF na nota fiscal, e toda a tecnologia envolvida, a fim de discutir uma eventual parceria para o desenvolvimento e utilização do sistema semelhante por parte do shopping.

De acordo com Rodrigo Souza, gerente de marketing do shopping, toda a parte de tecnologia voltada ao usuário do Nota MT é muito dinâmica e intuitiva, além de todo o sistema do sorteio ser muito transparente. Por essa razão, é um programa que não é questionado no que diz respeito a sua confiabilidade e é um exemplo para outras entidades.

“Viemos aqui visitar, pois é um produto que admiramos o funcionamento dele, do ponto de vista do consumidor final. Viemos fazer um elogio à ferramenta com a expectativa de conhecer seu funcionamento”, explicou.

Leia mais:   População diz que obra melhorou o trânsito e valorizou a região

Para esclarecer todas as dúvidas em torno do desenvolvimento do sistema, o superintendente de TI da Sefaz e analista da MTI, Ricardo Crudo, detalhou sobre o funcionamento do sistema – desde o cadastramento do cidadão até os sorteios – e explicou como os usuários têm acesso com facilidade e agilidade às informações sobre as notas fiscais emitidas e os bilhetes gerados para o sorteio.

Crudo reforçou ainda a existência dos quesitos de sigilo dos dados cadastrados e da transparência do sorteio, uma vez que este é feito com base nos números da Loteria Federal, que são usados como uma espécie de embaralhador, através de um algoritmo, no sistema de sorteio. Além disso, ele lembrou sobre a possiblidade do cidadão simular o sorteio de casa através de um programa também desenvolvido pela MTI.

“Sempre damos muita publicidade do processo do sorteio para que a própria população possa auditar isso e não gere questionamento. Então, disponibilizamos todos os bilhetes gerados e utilizamos os números da loteria federal para fazer o sorteio. Depois, de casa, o cidadão pode refazer o sorteio e confirmar os resultados“, esclareceu.

Leia mais:   Taxa de homicídios de Mato Grosso em 2019 é a menor da década

Após todas as dúvidas esclarecidas, o analista da Unidade de Gestão Estratégica de Negócios (Ugene) da MTI, Luciano Bigatão, avaliou que é possível a utilização do mesmo sistema do Nota MT, desde que seja parametrizado conforme as necessidades do shopping, se for de interesse do estabelecimento. 

“Não há tanta customização para fazer no aplicativo. Mas tudo dá para ser feito. Seriam alguns parâmetros que vocês precisariam e que ainda não estão no Nota MT, mas que não são complexos de serem feitos tecnicamente falando”, afirmou.

Para o diretor-presidente da MTI, Kleber Geraldino, o interesse do shopping em conhecer a tecnologia do Nota MT demonstra o reconhecimento da qualidade técnica do trabalho desenvolvido pelos analistas da MTI. “Nós estamos em uma reestruturação, nos reinventando e apresentar tecnologias que resolvam os problemas do Estado e do cidadão é nosso foco”, encerrou.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Circuito Empreendedor será em Porto Alegre do Norte em fevereiro

Publicado

A primeira edição do Circuito Empreendedor de 2020 será na região do consórcio Norte Araguaia, no município de Porto Alegre do Norte (a 1.159 km de Cuiabá) no dia 20 de fevereiro. Os interessados em investir no seu próprio negócio terão acesso a capacitações e orientações sobre o acesso ao crédito, além de informações sobre ações do governo e entidades parceiras para fomentar o próprio negócio e diminuir a informalidade.

O evento é gratuito e qualquer cidadão dos municípios Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São José do Xingu e Vila Rica poderá participar fazendo a inscrição neste link: http://bit.ly/2tzflAB.

O Circuito Empreendedor segue dados do PIB per capita de cada região e a estratégia de atendimento aos municípios seguirá a divisão regional dos Consórcios de Desenvolvimento Regional.

“Queremos chegar onde o Estado ainda não esteve tão presente. Sabemos que as cidades desenvolvidas já têm uma boa organização empresarial, então focamos nos municípios mais carentes para ajudar os empreendedores a gerar emprego e renda”, afirma Celso Banazeski, secretário adjunto de Indústria, Comércio e Empreendedorismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Leia mais:   Detran-MT inicia o ano orientando 525 pessoas com ação educativa em escola

SERVIÇO:

Circuito Empreendedor Norte Araguaia

Data: 20/02/2020

Horário: 8h às 18h

Local: Centro Comunitário Padre Josimo (Rua Açucena, s/nº – Setor São Geraldo)

Porto Alegre do Norte – MT

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Modernizar o registro mercantil tem papel essencial para o desenvolvimento, afirma Mauro Mendes

Publicado

Em reunião com presidentes das Juntas Comerciais, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, elogiou a busca das entidades pela eficiência, e pela modernização dos serviços de abertura de empresas. Ele recebeu as entidades na tarde desta quinta-feira (23.01) em seu gabinete, no Palácio Paiaguás.

“Nos honra muito a presença de todos vocês, e poder conhecer este trabalho que está colocando em evidência as boas práticas. Devemos aprender sempre com os caminhos e soluções que outros já conheceram, e entregar sempre um melhor serviço para o cidadão”, afirmou o governador durante o encontro.

Ele citou como bom exemplo o trabalho desenvolvido pela Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), que já está com os processos 100% digitais. “Damos a devida importância para o trabalho desenvolvido pela Jucemat, que tem apresentado avanços que melhoram a competitividade de Mato Grosso. Tenho orgulho disso que estamos ajudando a construir, modernizar o registro mercantil tem papel essencial para o desenvolvimento do Brasil”, afirma.

A presidente da Jucemat, entidade anfitriã da Assembleia Geral da Fenaju, Gercimira Rezende, considera que a união das entidades não só presencialmente, mas por uma comunicação frequente, tem feito a diferença no andamento dos projetos em comum. 

Leia mais:   População diz que obra melhorou o trânsito e valorizou a região

Ela cita a implantação do atendimento por “chat” no site da Jucemat, que após bons resultados do projeto pioneiro, teve outras juntas que aderiram à ferramenta. “Essa troca de experiências e procedimentos, sempre com segurança jurídica, é o objetivo em comum de todas as Juntas Comerciais”, conta a gestora.

De acordo com a presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Silene Sabino, a recepção do governador mostra o exemplo de um governo que incentiva a melhoria do registro mercantil. 

“Trocamos muito conhecimento. Com cada estado que fez um projeto que deu certo, ou que pode melhorar, nós buscamos esta troca de informação entre nós. Somo muito mais que um órgão de registro. Somos um órgão de fomento da economia de desenvolvimento de cada estado”, afirma.

A meta, conforme a presidente da Fenaju, é que a integração de dados chegue aos municípios com o objetivo central de desburocratizar os registros, por meio da Redesimples.

Prestigiou o encontro o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Paulo Cesar Santos Ruhling.

Leia mais:   Veículos novos serão utilizados na regularização fundiária do interior

Assembleia Geral

Os presidentes de Juntas Comerciais de 13 estados e do Distrito Federal (DF) estão em Cuiabá para a Assembleia Geral da Fenaju, que acontece nos dias 23 e 24 de janeiro, no Hotel Deville. Além de Mato Grosso, estiveram na reunião os presidentes das Juntas Comerciais de Alagoas, Mato Grosso do Sul, Piauí, Acre, Amazonas, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amapá, Belém do Pará e Distrito Federal. 

Entre as pautas, estão a prestação de contas da federação, o processo eleitoral para a próxima gestão, e ainda, projetos de Lei de interesse das Juntas que tramitam no Congresso Nacional.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana