conecte-se conosco


Mato Grosso

MT Hemocentro completa 25 anos salvando vidas em Mato Grosso

Publicado

Fundado em 15 de março de 1994, o MT Hemocentro completa 25 anos de trabalho voltado para salvar vidas diariamente. O único banco de sangue público do Estado é responsável pela execução da Política Nacional de Sangue do Ministério da Saúde, que contempla diversos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e garante a cobertura hemoterápica e hematológica de qualidade à população de Mato Grosso.

Diretora da unidade especializada, Silvana Salomão destaca que a data é comemorada pelos servidores com a sensação de dever cumprido. De acordo com ela, os números são motivadores e revelam essa satisfação.

Por ano, a média de doações de sangue na sede e coleta externa realizada pelo Hemobus chega a 18 mil bolsas – sendo que cada bolsa pode salvar quatro vidas. No interior, são mais 12 mil bolsas coletadas em Hospitais Regionais administrados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), cujos bancos de coleta são coordenados pelo MT Hemocentro.

Além desses serviços, por mês, são tratados aproximadamente 700 pacientes no ambulatório do banco de sangue, que recebem transfusão de concentrado de hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado (para paciente com doença autoimune).

Doadores

O setor de Captação de Doadores de Sangue busca sensibilizar a população para o ato da doação de sangue, utilizando ferramentas de humanização e estratégias educativas, a fim de fidelizar os doadores e efetivar parcerias habituais com empresas e instituições representativas da sociedade em geral.

Leia mais:   Perícia em DNA de criminoso sexual de MT alcança reconhecimento internacional

“A doação de sangue deve ser voluntária, anônima e altruísta, não devendo o doador, de forma direta ou indireta, receber qualquer remuneração ou benefício em virtude de sua realização, o que torna a tarefa do MT Hemocentro ainda mais desafiadora. Dessa forma, é atribuição da Captação de Doadores de Sangue instigar e mobilizar a sociedade para ser doadora voluntária. Essa é uma tarefa diária e o acesso às informações seguras e verídicas sobre a doação de sangue, com objetivo de assegurar a segurança transfusional, são realizadas de maneira rotineira por meio de palestras externas, eventos públicos e reportagens”, enfatizou a diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão.

A missão de conquistar novos doadores é executada por uma equipe de multiprofissionais; as tarefas desenvolvidas são coordenadas por profissionais de Serviço Social, de Pedagogia, Enfermagem, Psicologia, Comunicação Social, com apoio de Técnicos Administrativos.

O trabalho não consiste apenas na coleta de doação. A captação desenvolve também a manutenção dos estoques sanguíneos e, para tal, torna-se imprescindível em todos os serviços de hemoterapia, cotidianamente, o incentivo às campanhas, parcerias de doação de sangue e a fidelização dos doadores, explica Salomão.

Durante a atuação dos profissionais da Captação de Doadores, percebe-se, ainda hoje, que o tema envolve mitos e tabus comuns em qualquer área do país, com relação ao medo do desconhecido, temor sobre a dor ou possibilidade de contaminação, tamanho da agulha, regularidade das doações, afinar ou engrossar as veias, por exemplo.

Leia mais:   Professor que tentou ‘tirar demônio’ de aluna em convulsão é exonerado

Por isso, a diretora conclui o assunto ao reforçar que, para desmitificar essas crenças, é importante educar a população sobre a importância da doação de sangue de forma responsável e consciente.

Serviço

O MT Hemocentro atende à demanda sanguínea dos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande, do Hospital Universitário Júlio Müller, do Hospital Municipal São Benedito e do Hospital Metropolitano de Várzea Grande. A unidade também é suporte para as 16 unidades de Coleta e Transfusão distribuídas na Hemorrede Estadual.

Para mais informações ou agendamento de campanha para a coleta de doação interna e externa (Hemobus), entre em contato pelo número: (65) 3623-0044.

Para agendar palestra, Hemotur, doação por aférese ou campanha, entre em contato:

Fone: 3623-0044. Ramal 221.

E-mail: comunicahemocentro@ses.mt.gov.br

Sugestão de Pauta

O quê: MT Hemocentro comemora 25 anos salvando vidas.

Dia: 15 de março de 2019 (sexta-feira)

Horário: 08h

Café da manhã com homenagem aos doadores fidelizados mais antigos.

Local: MT Hemocentro, Rua 13 de Junho, Centro-Sul, 1055.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Eleitos novos membros do Colégio de Procuradores

Publicado

Os quatro novos conselheiros titulares e os dois suplentes do Colégio de Procuradores da Procuradoria Geral do Estado (PGE) foram eleitos nesta quinta-feira (23). Eles vão exercer mandado de dois anos e, terão a missão de atuar em atribuições e deliberações da gestão da Procuradoria.

Vão compor o quadro os procuradores Carlos Antonio Perlin (51 votos), Diego de Maman Dorigatti (50 votos), Leonardo Vieira de Souza (50 votos), Paulino Garcia Pereira Cardoso (24 votos).  Como suplentes ficaram Romes Júlio Tomaz (24 votos) e Glaucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral (19 votos). O desempate entre os procuradores Diego e Leonardo foi por tempo de trabalho na instituição. A solenidade de posse será no dia 30 de maio.

“Tivemos um número expressivo de votos e a missão deles agora é estar presente nas reuniões para deliberar processos e emitir pareceres atinentes não só a carreira, mas a interesses do próprio Estado”, salientou o subprocurador-geral Fiscal e presidente da Comissão Eleitoral, Jenz Prochnow Junior.

 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:   Operação Salutem prende 15 autores de delitos criminais no Estado
Continue lendo

Mato Grosso

Sema realiza Semana do Meio Ambiente na região Sul de Mato Grosso

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) reúne, na região Sul de Mato Grosso, diversos atores da área ambiental para debater a importância da Gestão Compartilhada no setor. A Semana do Meio Ambiente na região ocorrerá no período de 01 a 05 de junho e a população poderá participar de palestras, oficinas e plantio de mudas.

Para o diretor da Unidade Desconcentrada da Sema em Rondonópolis, José Olavo Pio, a gestão ambiental compartilhada vem ao encontro das necessidades de um desenvolvimento com um olhar voltado para o que é sustentável. “Convidamos a população e demais órgãos para trabalharmos em prol de um meio melhor para se viver, mais sustentável e também mais progressista”, completa.

A programação se inicia em 01 de junho com plantio de mudas de ipês em áreas verdes de Rondonópolis (219 km ao Sul de Cuiabá). Na segunda (03), será realizado o plantio de mudas na Faculdade Eduvale, em Jaciara, seguida de palestra sobre “Os novos caminhos do direito ambiental e a importância da discussão sobre os rumos da biotecnologia” ministrada pelo advogado e analista de Meio Ambiente Leonardo Peixoto. A noite se encerra com bate papo para discussão das temáticas com a comunidade acadêmica.

Leia mais:   Procon-MT faz alerta sobre aumento das bandeiras tarifárias

Na terça-feira (04), a equipe da DUD Rondonópolis estará na Escola Estadual Major Otávio Pitaluga para palestra sobre os Biomas de Mato Grosso que será ministrada pelo engenheiro civil José Olavo Pio. Já a professora Marisa Cristina Lários fará duas intervenções ao longo do dia com o tema: “Gestão Ambiental Compartilhada, como eu posso ajudar?’’

O campus Universidade Federal de Rondonópolis recebe o evento no dia 05, data em que se celebra o Meio Ambiente mundialmente, no período vespertino. Os estudantes poderão ouvir a palestra do presidente da MUTUA- MT, Adjane Prado, sobre a caixa de assistência do engenheiro. Em seguida, a presidente da Associação Mato-grossense de Engenheiros Ambientais (AEM), Kamila Barros, conversa com a plateia sobre “Gestão Compartilhada Integrada”.

Data Mundial

A Semana do Meio Ambiente na região Sul de Mato Grosso é realizada em concomitância com a programação realizada na Capital do Estado. O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, foi criado pelas Nações Unidas em 1972 durante a conferência de Estocolmo. Todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar o público geral da necessidade de preservação do meio ambiente. Em Mato Grosso, a Semana do Meio Ambiente foi criada por meio da Lei 7937 de 2003 com a finalidade promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do Estado e é realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Leia mais:   Professor que tentou ‘tirar demônio’ de aluna em convulsão é exonerado

Na região Sul de Mato Grosso, a Semana do Meio Ambiente é realizada em parceria com Sindicato das Indústrias da Construção – Rondonópolis (Sinduscon), Sindicato da Indústria da Alimentação da Região Sul do Estado de Mato Grosso (SIAR SUL MT), Sindicato das Indústrias Metalmecânica e Elétrica do Estado de Mato Grosso (Sindimec-SUL), Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, Associação Rondonopolitana de Engenharia (AREA), Escola Estadual Major Otávio Pitaluga, Movimento Pró-Unemat, UFR, Ministério Público Estadual – Rondonópolis, Faculdade Eduvale, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA).

As atividades são gratuitas e a programação está disponível no documento abaixo.

 

Serviço

Semana do Meio Ambiente 2019 – Rondonópolis

Data: 01, 03, 04 e 05 de junho

Local: Jaciara e Rondonópolis

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana