conecte-se conosco


Estadual

MT é um dos estados com pior qualificação em atendimentos de saúde, segundo Cofen

Publicado

Fiscais do Conselho visitaram unidades de saúde em oito estados brasileiros. Somente no Pronto Socorro de Cuiabá foram encontradas mais de 10 irregularidades no atendimento aos pacientes.

Uma fiscalização realizada na semana passada, pelos Conselhos Federal (Cofen) e Regional de Enfermagem (Coren), aponta Mato Grosso como um dos piores estados em termos de precariedade nas unidades públicas de Saúde. Foram visitadas 17 hospitais em todo o estado.

Segundo a chefe de fiscalização do Cofen, Michely Filete, os fiscais ficaram assustados com a situação enfrentada pelos pacientes.

“Mato Grosso, com certeza, foi um dos estados que nos assustou muito, porque a gente identificou que embora o serviço esteja sendo prestado à população, existe um nível muito primário de organização em todos os setores. Isso reflete no descaso em relação à estrutura física e até em pagamentos de salário”, destacou.

Ainda segundo os profissionais que atual na unidade, a secretaria também foi comunicada de que havia pacientes há 36 horas sem trocar curativos por falta de insumos básicos.

Com relação à situação apontada pela fiscalização no pronto-socorro, o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho disse que não tinha conhecimento da falta de material, insumos e medicamentos na unidade. Ele afirmou que vai tomar atitudes para sanar os problemas citados.

Sobre as unidades de atenção básica e secundária, que são de responsabilidade do município, o secretário informou as irregularidades serão apuradas.

Soro fixado na parede de maneira irregular — Foto: Coren-MT/Assessoria

Soro fixado na parede de maneira irregular — Foto: Coren-MT/Assessoria

A vice-presidente e conselheiro do Coren, Lígia Arfeli, destacou que o número de pacientes é excessivo, enquanto a quantidade de profissionais para atender é insuficiente.

“Há pacientes em macas inadequadas, os medicamentos são insuficientes, equipamentos também são poucos. Além disso, a superlotação e a falta de dimensionamento da equipe de enfermagem, só prejudica a assistência e não garante uma boa qualidade nem pra quem está internado e nem pra quem vai chegar daqui a pouco”, ressaltou.

Com relação às informações disponibilizadas no levantamento, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse que algumas medidas para solucionar os problemas já estão sendo tomadas.

“Uma das medidas que já estamos tomado é a elaboração de edital de processo seletivo simplificado para contratação no hospital de Sinop”, informou o secretário.

Por Ianara Garcia, TV Centro América

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Delegacia Fluvial de Cuiabá será elevada à classificação de Capitania de 3ª Classe, com denominação de Capitania Fluvial de Mato Grosso

Publicado

Evento acontece nesta sexta-feira, às 10h30, na sede da Delegacia Fluvial de Cuiabá

O Comando do 6O Distrito Naval (Com6ODN) realiza, às 10h30 desta sexta-feira (26), na sede da Delegacia Fluvial de Cuiabá, cerimônia de elevação da Delegacia à Capitania Fluvial de Mato Grosso.

O evento será presidido pelo Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil (MB), Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, e contará com a presença do Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, e demais autoridades civis e militares do Estado de Mato Grosso.

A elevação da Delegacia, que completou 100 anos de criação em março deste ano, trará ao estado um incremento em sua capacidade, acompanhando o desenvolvimento e crescimento da atividade náutica da região mato-grossense.

Ainda em comemoração à elevação da Capitania, o Com6ODN, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, leva à população da região a Banda de Música da Marinha do Brasil. As apresentações serão gratuitas, abertas ao público e ocorrerão na sexta-feira (26), às 18h, e no sábado (27), às 11h, no Shopping Goiabeiras.

Leia mais:   Governadores formam pauta única para ser defendida no Congresso Nacional

Futuramente, também em parceria com a Prefeitura, serão inaugurados monumentos na cidade, como o busto do Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha, e a revitalização do busto do Almirante Augusto Leverger, que foi Governador da então Província de Mato Grosso.

Serviço:

Local: Avenida Oátomo Canavarros, n° 850, em Cuiabá-MT.

Data: 26 de abril de 2019

Horário: 10h30

Telefone: (67) 99989-8682

Contato:

Assessoria de Comunicação Social do Comando do 6º Distrito Naval

Comentários Facebook
Continue lendo

Estadual

599 CARROS E MOTOS – Preços baixos são atrativos para a oferta de lances aos veículos no leilão do Detran-MT

Publicado

A visitação ainda pode ser realizada até às 12 horas, desta quarta-feira (24.04), na sede da autarquia.

Os valores abaixo dos custos de mercado são o principal atrativo do leilão de 599 veículos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), segundo interessados em adquirir automóveis e motocicletas ofertados no certame e que puderam conferir as condições dos mesmos, durante visitação aos pátios da autarquia.

Entre segunda e terça-feira (22 e 23.04), cerca de 250 pessoas estiveram nos pátios do Detran-MT, tanto na sede, quanto na unidade do Distrito Industrial. A visitação ainda pode ser realizada até às 12h, desta quarta-feira (24.04), na sede da autarquia.

Para o enfermeiro Luciano Simão, 50, o leilão do Detran-MT é uma boa oportunidade para que o cidadão possa adquirir um veículo desejado com preço acessível. No primeiro certame, realizado pelo órgão em fevereiro, Luciano adquiriu motocicletas para uso próprio e para revender a familiares.

“Essa é a segunda vez que participo do leilão e vejo como uma forma de conseguirmos adquirir bens dentro de nossas possibilidades financeiras. Na outra ocasião, consegui arrematar alguns veículos, que revendi para parentes de forma parcelada e com preços abaixo de mercado”, contou o enfermeiro.

Leia mais:   MPT ajuíza ação para apurar irregularidades trabalhistas em Centro de Imagem

Durante a visitação, as 498 motocicletas estarão dispostas em fileiras para que os interessados façam a checagem das condições de cada veículo. Já nos 101 automóveis as portas e capô poderão ser abertos, para que as condições internas e do motor possam ser avaliadas.

A professora Rosiane Martins de Oliveira, 32, também esteve no pátio do Detran-MT conferindo os veículos disponíveis e tirando dúvidas a respeito da transferência dos bens para outras pessoas, após o arremate.

“Tenho parentes em outros Estados interessados. Então vim checar como estão os veículos e saber como é possível que eu busque aqui no Detran, já que estarão em nome deles, caso consigam, além de como fazer a transferência para outro Estado. Acho que os valores estão muito bons e os veículos saem com a documentação em dia”, comentou.

Conforme a leiloeira Poliana Mikejevs, todos os lotes receberam lances de interessados na aquisição dos veículos. Até a manhã de terça-feira, 583 pessoas haviam se habilitado a participar do certame e destas, 442 ofertaram lances. No total, haviam sido feitos 2.562 lances. A expectativa de arrecadação do Detran-MT com o leilão é de R$ 1,8 milhão.

Leia mais:   Feriado prolongado tem 32 feridos e 2 mortos nas rodovias federais em MT, diz balanço da PRF

Carol Sanford | Secom-MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Mais Lidas da Semana